Demorou um pouco, mas a Ford conseguiu transformar uma superioridade no papel em resultado na prática. Lançado em 2008 com versões limitadas e sem a opção flex, o Focus patinou até que a marca corrigiu essas lacunas e transformou o hatch médio no 2º mais vendido do mercado – o sedã continua sendo apenas uma “curiosidade”. Mas o trabalho ainda não acabou e agora a Ford lança oficialmente o Focus Titanium, sucessor do Ghia, com alguns detalhes melhorados.
Como se vê, a tradição pesou menos e a marca resolveu abandonar o sobrenome Ghia, que está mais associado à veículos de luxo e não com o lado esportivo do Focus. O nome Titanium, nesse caso, faz mais sentido, mas a versão sedã poderia ter mantido o Ghia. Agora o Focus topo de linha custa R$ 71.660 na versão hatch e R$ 78.430 na versão sedã.
Não dá para reclamar do aspecto técnico do Focus: o carro traz vários itens de destaque como a direção eletroidráulica, a suspensão traseira multilink, o bom motor Duratec 2.0 e um câmbio manual eficiente. Falta realmente um câmbio automático com mais marchas. Rodas aro 17 também fariam bem, embora aumentassem o consumo e atrapalhassem o desempenho.
Agora, honestamente, o maior rival do Focus atual é a nova geração. Vamos dar um desconto para a grade “Darth Vader”, que é realmente exagerada, mas de resto o Focus III é soberbo, principalmente por dentro. Adoraria ter andado com ele, mas só de ter entrado no modelo no Salão de Paris já resolveu minha dúvida: se tiver que comprar um Focus um dia prefiro esperar pelo novo. Quem sabe em 2012.
Respeito a escolha de cada um mas,43000 dolares por este carro é piada de mau gosto.
Não entendi.
"Rodas aro 17 também fariam bem, embora aumentassem o consumo e atrapalhassem o desempenho."
Então NÃO faria bem.. hehe
Taudo bem, faria bem no visual. Mas prefiro um carro melhor ajustado.
Infelizmente acho que o novo Focus lá de fora vai demorar para vir para o Brasil. Esse Focus nosso atual foi desenvolvido na época ruim, em que as marcas economizavam ao máximo no interior. Logo depois viram que não deu certo.
A Ford lançou o Fiesta em 2003 com um visual medíocre, e foi melhorando aos poucos. Hoje o Novo Fiesta aidna tem a mesma estrutura de painel e tal, mas não há comparação com o Fiesta de 2003.
Não sei porque a imprensa inteira puxa um saco danado deste Focus argentino. Como assim não há o que reclamar sob o aspecto técnico? O carro chega aqui depenado, sem airbags laterais e de cortina, sem ESP e muitas outras coisinhas, custando quase o preço do Fusion, que é completíssimo, então acho que a relação custo-benefício é péssima.
Para o meu gosto, faltou Rodas 17 pol. e farol com lentes fumês.
Focus com preço de Fusion!
@Marques
SOMOS 2.
O Focus é, na verdade, um carro correto (com preço incorreto) enquanto a maioria dos concorrentes são dinossauros ou veículos orientais (que prefiro não chamar de carros).
Esse focus era pra custar 60 mil, mas a honda cobra isso no seu City EX pelado. (Com eixo de torção, motor 1.5, consumo alto, desempenho mediocre). Então até dá pra entender porque a ford cobra 72 paus nele.
Ainda considero a versão GLX de melhor custo benefício do mercado, bate fácil corola, civic, cerato, vectra…. Mas ainda insistimos em não reconhecer as virtudes do focus… Culpa nossa e da Ford que nao sabe vender seu peixe.;
<blockquote cite="#commentbody-34371">
rezende :
Respeito a escolha de cada um mas,43000 dolares por este carro é piada de mau gosto.
Realmente.
Esse carro lá fora custa na faixa dos US$ 15 a 18 mil.
Incompreensível essa política das montadoras "nacionais" de maximizar o lucro por unidade vendida quando poderia conseguir o mesmo lucro vendendo mais.
Ford, tá muito caro, baixa o preço !!!
Assim o Focus talvez se consolide no mercado.
ahuahuahuahuhauauh
gostei da piada
<blockquote cite="#commentbody-34371">
rezende :
Respeito a escolha de cada um mas,43000 dolares por este carro é piada de mau gosto.
O preço anunciado deve ser para recuperar o investimento para resolver o problema do peso do pedal da embreagem. Uauauauauauau
Ahh, voce também poderá optar por moderno cambio automatico (cobrado a parte) de 4 velocidades pra frente e 1 para tras.
FORD, por favor. O consumidor brasileiro exige mais respeito.
Nossa 70 mil haja imposto nos usa eu compro m civic por 30 mil, se o brasileiro fosse mais esperto boicotava esses carros imposto…
O Focus é um carro com muitas reclamações de suspensão , motor , elétrica , e isto pode ser verificado na internet inclusive . Custa caro frente aos bons concorrentes coreanos , e a Ford pouco se importa com isso, porque já aguarda o lançamento para 2012/13 o novo Focus , já çançado em outros países , por preços que lá , não passam de 25.000 dolares . O Focus é um grande mico . . .
Se for igual ao meu Ghia 2009, a qual foram mais de 25 visias a concessionaria e ainda tem problemas que ainda nao conseguem resolver principalmente na suspensao, acabamento e ruidos, alem do alto consumo, por este preco, com certeza vai encalhar ! Existem muitas outras melhores opcoes no mercado por este preco.