O novo Edge esteve no Salão do Automóvel, já está à venda há duas semanas, mas para a imprensa o lançamento ocorre nesta quarta-feira em São Paulo. Quem foi ao Anhembi viu como o crossover está mais cromado que nunca, com uma revisão de projeto que só reforçou seu visual futurista.
Apesar da grade exagerada, o resultado é bom, sobretudo pelos faróis de neblina de leds – à noite o efeito é muito legal. Mas o Edge melhorou mesmo pelo nível de equipamentos e pelo fato de agora ter um preço competitivo – até então, o modelo tinha uma participação discreta no segmento.
O interior, por exemplo, foi redesenhado e tem como destaque o My Ford Touch, um sistema multimídia sensível ao toque e com inúmeras possibilidades. O painel de instrumentos, vejam só, é diferente na versão SEL e na Limited.
Na parte mecânica, o motor 3.5 V6 é o mesmo, mas com duplo comando de válvulas variável com 20 cv a mais e 10% a menos de consumo. A transmissão é a mesma de 6 marchas automática, mas agora há opção sequencial instalada nas laterais da manopla de câmbio.
O consumo impressiona: 8,62 km/l na cidade e 12,73 km/l na estrada. Os preços são R$ 122.100 pelo SEL e R$ 13.910 pelo Limited – com o teto panorâmico o valor sobe para R$ 142.610.
Avaliação
Como prometido, eis nossa avaliação do novo Ford Edge. Aliás, curta avaliação porque o trajeto foi de apenas alguns quilômetros em meio ao trânsito pesado da Marginal Pinheiros, em São Paulo.
Estive no lançamento do Edge em 2008 no Canadá e dá para dizer que o crossover parece outro carro. O interior mudou da água para o vinho. O exterior está legal, os farois pequenos ficaram menos estranhos do que imaginava perto dos largos frisos cromados, mas é no cockpit que você vê novidades.
De um carro comum e confortável, o Edge 2011 virou uma espécie de “gadget sobre quatro rodas”. É como operar um smartphone misturado com desktop e aparelho de som moderno. De analógico e palpável, apenas o velocímetro no centro. Ao lado dele, dois paineis de LCD pequenos podem servir para mostrar várias funções, cada qual com uma cor. No console central, a parte de cima é dominada pelo Sync, o sistema multimídia fornecido pela Microsoft. Na parte debaixo, o sistema de som da Sony com superfície que imita a de um piano. Tela sensível ao toque nos dois e design de eletrônico. Ou seja, quem é fã de novidades tecnológicas ficará horas dentro do carro com o motor desligado.
Bem, andando o quadro já não é tão empolgante. O Edge continua silencioso, com um câmbio macio e motor potente. Mas o botão sequencial, o mesmo usado no Fusion, foi mal pensado. Para acionar manualmente as marchas é preciso colocar a alavanca na posição M que fica no final do curso. Aí vc troca por um pequeno botão lateral na manopla, mas seu braço tem que ficar recuado o tempo todo. Bastava um simples “paddle-shift”, mas a Ford quis inventar moda, uma pena.
Com tanta tecnologia embarcada, o Edge tem freio de estacionamento no pé, como o de uma picape diesel, além de não oferecer GPS integrado. Aliás, a falta não se justifica. Segundo a Ford, a Microsoft não traduziu o sistema e por isso nem GPS nem comandos por voz (a não ser que você fale inglês ou espanhol com o carro) estão disponíveis. Perguntamos quando isso ocorrerá e a montadora desconversou. Claro que um dia teremos, mas eles acharam melhor não criar expectativa.
Apesar desses deslizes, o Edge agora deve ter uma carreira verdadeira no Brasil já que o anterior mal vendeu. Com preços mais em conta e uma versão de entrada e outra top, o crossover deve vender na casa das 300 a 400 unidades – só em duas semanas o carro já emplacou 210 unidades.
Quando vejo esse carro… me lembro da maravilhosa morena que ao seu lado estava no Salão do Automóvel…
aiaiiii.
Ricardo, vou encomendar o Limited por R$ 13.910 . . . .
Francamente um dos carros mais bonitos do Brasil, mais não sei por qual motivo ele não é bem vendido, será preço alto? será falta de propaganda? ou mesmo qualidade?(creio que não seja)
Eu gostei da propaganda dele:
Seu celular tb é touch, mas quantos cavalos ele tem de potência?
O Edge SEL de 122 mil está no preço de um Santa fé completo com 7 lugares,O Edge oferece 7 lugares?Acho difícil não vendermais que a versão antiga,agora que o preço baixou.
Esse botão lateral na manopla para trocar de marcha ja era usado no Captiva já faz um tempo, alguem se lembra ?
http://www.blogauto.com.br/chevrolet-captiva-2010…
Este carro é maravilhoso, aliás ele e o Fusion são duas barcas lindas de emocionar qualquer um que goste de carro. A Ford está mesmo aprendendo rápido com a Hyundai e a Kia em termos de design. VW, GM e Fiat que se cuidem!
@Aldemir Gouveia É simples, a ford nunca mencionou que esse carro até a rainha da inglaterra e da suecia tem um, e lembrando que esse carro é apenas 7 mil mais caro do que o carissimo ix35 que a exploradora CAOA/hyundai insiste em cobrar.
@fernando meier. É por isso que eu não entendo como o ix35 é bem mais vendido, quem pode comprar um ix35 tem condicoes de comprar um carro bem mais luxuoso e confortavel por 7mil a mais! e por sinal nunca vi em concessionarias da minha empresa ela (Edge) a venda!