O icônico GT está de volta. A Ford apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2015 a nova geração do esportivo, ainda como conceito, com um dos mais de 12 novos modelos esportivos que a marca prometeu lançar até 2020 (o que inclui o novo Focus RS, além do F-150 Raptor, Shelby GT350 e Shelby GT350R, estes últimos também mostrados no salão). O novo Ford GT já foi confirmado para chegar as ruas no final do próximo ano.
De acordo com a marca, o Ford GT será comercializado em mercados globais selecionados para comemorar o 50º aniversário da histórica vitória do modelo original nas 24 Horas de Le Mans em 1966, quando conquistou os três primeiros lugares.
O visual do superesportivo lembra bastante o modelo original. Como destaque, há o capô de perfil estreito e as portas do tipo gaivota. Por dentro, o modelo conta com bancos integrados na célula de fibra de carbono, o que reduzi significativamente a estrutura e o peso dos bancos e permite uma conexão consistente com o chassi. O assento fixo é combinado com pedais e volante ajustáveis para acomodar diversos motoristas. Há ainda volante ao estilo F1 e painel digital que pode ser configurado para diferentes ambientes e modos de direção.
O novo GT vem equipado com um motor V6 de 3.5 litros da linha EcoBoost, com a mesma arquitetura do motor testado pela Ford em corridas de durabilidade da categoria IMSA Daytona Prototype. O propulsor conta com dupla injeção direta de combustível, trem de válvulas roletado de baixo atrito e duas turbinas. A potência máxima é de 600 cavalos. Junto a ele há um câmbio de sete marchas e dupla embreagem.
Na estrutura, além de célula de passageiros em fibra de carbono, o Ford GT traz subchassis dianteiro e traseiro de alumínio, encapsulados em painéis estruturais de fibra de carbono.
A aerodinâmica, por sua vez, é bastante eficiente, dita como o “coração do design” do modelo, reduzindo o arrasto de forma ativa, ao mesmo tempo em que favorece a “downforce” e a estabilidade. Cada forma e curva da carroceria foi projetada com esse objetivo, desde o formato otimizado de gota ao para-brisa curvo inspirado na fuselagem de aviões.
O Ford traz também componentes aerodinâmicos totalmente ativos para melhorar a frenagem, a condução e a estabilidade, como é o caso do spoiler traseiro ativo que se move de acordo com a aceleração e ações do motorista, ajustando a altura e o ângulo de inclinação.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
As rodas do Ford GT são de 20 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Super Sport Cup, com disco de freio de carbono-cerâmica.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.