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Ford Fusion tem chegada confirmada ao Brasil

Ford Fusion 2013

Durante o Workshop de Tecnologia em Eficiência Energética, que acontece nesta semana em São Paulo, a Ford confirmou a chegada da nova geração do Ford Fusion ao mercado brasileiro, com sua primeira exibição ao consumidor nativo no Salão do Automóvel de São Paulo, entre o final de outubro e o começo de novembro. Além disso, a marca anunciou que o modelo virá equipado com motor 2.0 da linha Ecoboost, dando ao Fusion uma pitada a mais de modernidade e eficiência.

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O propulsor 2.0 Ecoboost é dotado de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, e conta ainda com duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, bloco e cabeçote fabricados em alumínio, turbocompressor, corte de combustível inteligente e controle de detonação adaptativo. Com toda essa tecnologia, o 2.0 Ecoboost consegue entregar torque superior ao bloco V6 de 3.0 litros que equipa atual geração do Ford Fusion, que deverá ser extinto na gama do sedã com a chegada do Ecoboost.

Motor 2.0 Ecoboost

São 34,5 kgfm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, com pico a 3.000 rpm, resultando em maior agilidade na cidade, por exemplo. A potência, por outro lado, tem apenas 3 cavalos a menos que o 3.0 V6, com 240 cv, que aparece a 5.500 rotações. Pelo menos nos Estados Unidos, o Ford Fusion 2.0 Ecoboost traz uma transmissão automática de seis marchas, com “borboletas” atrás do volante para trocas manuais. De acordo com a Ford, o propulsor está validado para mais de 240 mil quilômetros e 10 anos de uso.

“O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial”, diz Volker Heumann, engenheiro de motores da Ford. “Você não precisa colocar em ponto morto antes de desligar o motor, não precisa observar intervalos especiais de troca de óleo nem usar óleos especiais”.

As versões de entrada do Ford Fusion, por outro lado, virão dotadas do 2.5 litros que já equipa o modelo atual, porém, com modificações para beber tanto gasolina como etanol. O 2.5 Duratec 16V flex já é usado na nova geração da Ranger, e dispõe de 168 cavalos de potência com gasolina e 173 cv com etanol, e torque de, respectivamente, 24,1 kgfm e 24,8 kgfm. Apesar de não estar disponível na picape, o câmbio será um também automático de seis marchas, já que um manual seria inviável para um carro desta categoria.

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