A linha 2017 do Ford Fusion, que será lançada nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano, trará uma novidade bastante interessante. A versão Sport, equipada com motor V6 EcoBoost, terá um avançado sistema de detecção de buracos em estradas controlado por computador.
O novo recurso, batizado de CCD (Continuously Controlled Damping), de controle contínuo dos amortecedores, visa ampliar as condições de dirigibilidade, evitando danos causados à suspensão por erosões na pista. O novo Ford Fusion Sport será o primeiro carro da empresa a vir equipado de série com o sistema.
O sistema é composto por 12 sensores de alta resolução, que fazem a leitura da pista para detectar buracos à frente. Esses dados são analisados pelo computador de bordo, que ajusta os amortecedores a cada 2 milissegundos para responder a cada situação. Assim, impede que a roda caia no fundo do buraco e reduz o seu impacto na outra borda. Ao mesmo tempo, o sistema envia um sinal à suspensão traseira, que assim consegue responder à mesma situação ainda mais rápido.
“Às vezes é impossível fugir dos buracos, uma causa comum de desconforto e danos na suspensão. O Fusion V6 Sport será o primeiro da categoria no mercado norte-americano a oferecer essa tecnologia avançada de suspensão, que impede a roda de cair de forma brusca nos buracos”, diz Jason Michener, especialista em amortecimento continuamente controlado da Ford.
Este novo recurso foi testado e aperfeiçoado no Campo de Provas de Romeo, no EUA, em um trabalho que envolveu incontáveis buracos para refinamento do software.
O Fusion Sport conta com um motor 2.7 litros de 330 cv, além de direção com ajuste mais esportivo e suspensão com modo “sport”, que aumenta o grau de amortecimento.