Depois das versões convencionais do Fusion, a Ford anunciou a chegada da linha 2017 da variante Hybrid do seu sedã topo de linha. O novo modelo estreia com visual retocado e uma série de novos equipamentos, sendo que diversos deles “não estão disponíveis nem em concorrentes de marcas premium”, segundo o divulgado da fabricante.
O Ford Fusion Hybrid 2017 está disponível exclusivamente na versão de acabamento Titanium, que é equipada de série com controle de cruzeiro adaptativo com “stop and go”; alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem; assistente autônomo de detecção de pedestres; assistente de estacionamento segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares; sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa; sensor de fadiga; monitoramento 360 graus; cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.
Há também oito airbags; alerta de tráfego cruzado; faróis full LED; sistema de conectividade SYNC 3 com tela de oito polegadas, Apple CarPlay e Android Auto; sistema de som da Sony com 12 alto-falantes; farol alto automático; sensor de chuva; ar-condicionado de duas zonas, chave com sensor de presença e acesso inteligente Ford Power; partida remota; teto solar e seletor de câmbio E-Shifter.
No conjunto mecânico do Fusion Hybrid 2017, há um propulsor 2.0 litros de ciclo Atkinson a gasolina e outro elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio (com garantia de fábrica de oito anos), que oferecem uma potência combinada de 190 cv. Junto a eles está uma transmissão automática continuamente variável e-CVT. A bateria pode ser recarregada também pelos freios regenerativos.
Segundo dados da fabricante, o Hybrid entrega consumo de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.
O preço do Ford Fusion Hybrid 2017 anunciado na ocasião de lançamento foi de R$ 159,9 mil. No entanto, como mostra o configurador da marca, o carro agora custa R$ 163,7 mil. Ou seja, R$ 3,8 mil a mais.
O carro tem três revisões anuais no período de garantia com custo total de R$ 952. Há ainda a opção dos planos Ford Protect, que incluem uma ou duas revisões adicionais e ampliam a garantia de fábrica para quatro ou cinco anos, respectivamente.
Outra opção de carro híbrido disponível nessa faixa no mercado brasileiro é o Toyota Prius, dotado de um motor 1.8 a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 123 cv. O modelo da montadora japonesa é expressivos R$ 37,1 mil mais em conta que o Fusion Hybrid 2017, com preço de R$ 126,6 mil, embora seja menos refinado e equipado.