A Ford comemorou recentemente os 10 anos de lançamento do Fusion no mercado brasileiro. O modelo se posiciona na liderança do segmento de sedãs médios/grandes também há uma década, com 70% de participação e 93.689 unidades vendidas desde sua estreia no País, em 2006.
“O Fusion combina requinte e inovação com o melhor custo-benefício do segmento, receita que tem servido de base para a sua liderança”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “É um carro que mostra uma grande evolução, tem o nível mais alto de segurança e se tornou uma vitrine de novas tecnologias da Ford, trazendo para o mercado o que existe de mais avançado na indústria”.
Lançado de forma praticamente simultânea com a América do Norte, o Ford Fusion estreou no Brasil com motor 2.3 Duratec e câmbio automático de cinco marchas, com direito a itens como seis airbags, ar-condicionado automático, som CD/MP3 com capacidade para seis CDs, faróis com acendimento automático, controle de cruzeiro, entre outros. Entre os diferenciais, o carro oferecia acelerador eletrônico, suspensão traseira independente multilink, freios a disco com ABS nas quatro rodas e porta-malas de 530 litros, o maior da categoria.
Em 2007, o Fusion passou a oferecer novas cores e itens como console de teto, luzes de leitura traseiras e entrada auxiliar para MP3. Um ano depois, o Ford incorporou sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, abertura das portas com acionamento por teclas e novas cores externas.
Já em 2009, o sedã foi reestilizado e ganhou novos motores: 2.5 litro de quatro cilindros e 3.0 V6 Duratec, com câmbio automático de seis marchas e tração integral. O sedã passou a oferecer ainda direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, suspensões dianteira e traseira revisadas, bancos elétricos, ar-condicionado de dupla zona, iluminação interna com sete cores e sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e tela de 8 polegadas.
Em 2010 foi a vez da estreia do Hybrid, o primeiro híbrido total do Brasil, com direito a motores elétricos e a gasolina. No ano de 2011, o Fusion 3.0 V6 passou a oferecer tração dianteira.
Em 2012 a Ford lançou a nova geração do Fusion, com visual inspirado no conceito Evos, motor 2.0 EcoBoost com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável, de 240 cv, e itens como e estacionamento automático, oito airbags, assistente de manutenção na faixa e assistente de partida em rampa.
Por fim, em 2013, o Fusion adotou o motor 2.5 Duratec Flex, de alumínio, desenvolvido exclusivamente para o Brasil. A nova versão Hybrid, entre outros avanços, incluiu uma bateria de íons de lítio.