A informação foi publicada hoje no jornal Diário do Grande ABC. A boa notícia é que a Ford não matou a versão GL, mais simples do modelo. Com isso, o bem mais moderno Focus poderá em tese enfrentar os velhinhos Astra e Stilo, embora com menos equipamentos – os dois custam cerca de R$ 5 mil a menos.
O GLX custará um pouco mais, segundo o jornal: R$ 51 400 e haverá um pacote atraente com freios ABS por mais R$ 1 mil. As vendas começam na 2ª quinzena de janeiro.
Com o motor Sigma 1.6 de 115,6 cv com álcool, o Focus consegue ir de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atingir 189 km/h. Já com gasolina, os valores são 13,3 segundos e 188 km/h, respectivamente. Em relação ao antigo Focus com motor 1.6 Rocam, o ganho de potência foi de 2,6 cv com álcool e 4,3 cv com gasolina.
O novo Focus acelera de 0 a 100 km/h 3 décimos mais rápido com etanol e 4 décimos com gasolina. A máxima é 5 km/ superior com álcool e 8 km/h com gasolina. Ou seja, o Sigma melhorou mais o desempenho usando gasolina. Como são carros diferentes, não dá para julgar apenas o motor – certamente o novo Focus é mais pesado que o antigo e deve ter um Cx melhor também.
O consumo é o seguinte: cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina – estrada – 10,3 km/l (álcool) e 15,5 km/l (gasolina). Nesse caso, o Focus piorou seus índices de consumo em relação ao velho Focus que fazia, por exemplo, 11,7 km/ na estrada com álcool.
Mas o carro parece estar melhor equipado. Ainda de acordo com o DGABC, o Focus vem de série desde a versão GL com airbags duplos, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, CD Player MP3, seis auto falantes, alarme, faróis com ajuste de altura, rodas de liga de 16 polegadas, vidros elétricos dianteiros e at´volante com revestimento de couro. Sem dúvida, muito mais que o GL anterior.
O GLX acrescenta vidros elétricos traseiros, detalhes pintados na cor do veículo, keyless e descansa braços central. Será isso mesmo? Vamos conferir nesta quinta-feira quando a Ford apresenta o carro para o resto da imprensa.