A informação foi publicada hoje no jornal Diário do Grande ABC. A boa notícia é que a Ford não matou a versão GL, mais simples do modelo. Com isso, o bem mais moderno Focus poderá em tese enfrentar os velhinhos Astra e Stilo, embora com menos equipamentos – os dois custam cerca de R$ 5 mil a menos.
O GLX custará um pouco mais, segundo o jornal: R$ 51 400 e haverá um pacote atraente com freios ABS por mais R$ 1 mil. As vendas começam na 2ª quinzena de janeiro.
Com o motor Sigma 1.6 de 115,6 cv com álcool, o Focus consegue ir de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atingir 189 km/h. Já com gasolina, os valores são 13,3 segundos e 188 km/h, respectivamente. Em relação ao antigo Focus com motor 1.6 Rocam, o ganho de potência foi de 2,6 cv com álcool e 4,3 cv com gasolina.
O novo Focus acelera de 0 a 100 km/h 3 décimos mais rápido com etanol e 4 décimos com gasolina. A máxima é 5 km/ superior com álcool e 8 km/h com gasolina. Ou seja, o Sigma melhorou mais o desempenho usando gasolina. Como são carros diferentes, não dá para julgar apenas o motor – certamente o novo Focus é mais pesado que o antigo e deve ter um Cx melhor também.
O consumo é o seguinte: cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina – estrada – 10,3 km/l (álcool) e 15,5 km/l (gasolina). Nesse caso, o Focus piorou seus índices de consumo em relação ao velho Focus que fazia, por exemplo, 11,7 km/ na estrada com álcool.
Mas o carro parece estar melhor equipado. Ainda de acordo com o DGABC, o Focus vem de série desde a versão GL com airbags duplos, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, CD Player MP3, seis auto falantes, alarme, faróis com ajuste de altura, rodas de liga de 16 polegadas, vidros elétricos dianteiros e at´volante com revestimento de couro. Sem dúvida, muito mais que o GL anterior.
O GLX acrescenta vidros elétricos traseiros, detalhes pintados na cor do veículo, keyless e descansa braços central. Será isso mesmo? Vamos conferir nesta quinta-feira quando a Ford apresenta o carro para o resto da imprensa.
Roda aro 26? Cacete, eh um Focus ou um Hummer?
rsrsrs brincadeira… arruma ai pessoal… parabéns pelo blog, vou virar visitante…rs
Quanto ao carro, preço justo, bom conteúdo, mas não sei se o motor dará conta do recado. Mas deve elevar as vendas deste tão injustiçado carro… Tive um Ghia 2004, o melhor carro entre todos que já tive!
Achei esses preços um pouco altos para quem almeja a liderança do segmento. De qualquer maneira é um produto muito mais moderno. Espero que venda bem!
Ricardo Meier, houve um erro de digitação na frase "rodas de liga de 26 polegadas". O correto seriam 16 polegadas.
Roda de 26 polegadas? Aro de bike?
Opa, Focus trator não! Pessoal, valeu pelo aviso. Já foi corrigido.
Abs,
Ricardo
O motor decepcionou, sem dúvida. Apenas 2,6 cv no álcool e 4,3 cv na gasolina é muito pouco acréscimo para um motor mais moderno e com 16 válvulas. Só para comparar, o 1.6 16v do Kia Cerato gera cerca de 124 cv com gasolina. Ah, e o consumo piorou também, mas esse item sofre a influência do peso maior do modelo novo. Mas fica a impressão de que a Ford poderia ter feito mais.
Vamos comparar alhos com bugalhos – Eua, mustang V6 = R$ 35.000 – Brasil – Focus 1.6 – R$ 50.000. Preço do Mustang importado, caso a Ford não fosse a empresa cretina que é (assim como as outras, e assim como nosso governo dos decretos secretos) = R$ 60.000. Nariz de palhaço é de série no modelo…
Motor fraco preço alto = vendas baixas.
A Ford ainda afirmou que seria agressiva nas vendas. Nesse valor se compra um 2.0 .isso se quiserem optar pelo focus
Mais uma vez ela vai afundar o focus. Mais um ano e ninguém vai considerá-lo mais como opção de compra assim como aconteceu com o anterior, que por sinal sempre foi um ótimo produto.
Esperei em vão. Vou ficar com o I30.
"Motor fraco preço alto = vendas baixas"
Fraco não é. Aliás é impressionante como os motores ganharam potência nos últimos anos. Só a título de comparação, o CHT 1.6 tem 78 cv.
Mas o que mais me impressiona (negativamente) são os números do consumo. Muito altos! Em tempos de mudanças climáticas e tanta tecnologia embarcada, os motores deveriam ser bem mais econômicos. Meu CHT carburado faz 10km/l de média, e o tão criticado Endura, faz até 17km/l. Por que a involução???
Fui ver o focus 2010 esta semana e adorei,visto q se tem bom acabamento,bom preço e ótimo motor se tratando de um 1.6….com mais de 100cv,Tb acho q tem gente c dor de cotovelo por n ter grana pra comprar um e fica metendo o pau,dor de cotovelo dói né…..(SIMOA)
Fiz pedido de um focus e acho q esse carro agora com motor 1.6 vai bombar pois o outro e muito feio e esse e dmais.
Correia dentada denovo??? Tem hr q a ford desanima ja num chega os motores Zetec 16V. q eram correa dentada agora o sigma tb? Q dureza… Viva o Rocan comando por corrente, 8V. e 0 de manutenção