Por aqui, os motores 1.0 litro equipam somente os hatches e sedãs de porte compacto. Porém, no exterior os blocos com apenas 1.000 cm³ sofreram uma grande evolução. Os blocos já equipam por lá vários modelos maiores, como os hatches médios. A Ford, por exemplo, inicia nesta quarta-feira (1) as vendas do novo Focus no Reino Unido com um motor 1.0 da nova linha Ecoboost.
O propulsor 1.0 Ecoboost, de apenas três cilindros, utiliza turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, que no caso é gasolina. Com ambas as tecnologias, o aparato mecânico rende 100 cv de potência e 17,3 kgfm de torque na configuração de entrada, e 125 cv e 20,4 kgfm no modelo mais caro. Essas potências se equivalem as de um motor 1.6 “brasileiro”.
Além disso, o Ford Focus 1.0 apresenta um baixo nível de consumo de combustível. De acordo com a Ford, o hatch médio com o novo motor percorre 24,9 quilômetros com um litro de combustível na versão com 100 cv, enquanto na configuração mais potente o modelo roda até 23,9 km/l.
O Focus vem equipado ainda com o sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas – como em semáforos, por exemplo –, indicador de trocas de marcha, freios regenerativos, que recarrega a bateria e grade móvel do radiador, que se fecha em altas velocidades para melhorar a aerodinâmica do veículo.
A versão de entrada do Focus será vendida no mercado britânico é de 13.995 libras (R$ 38.750), cerca de 250 libras (R$ 690) mais caro que o 1.6 de 125 cv. Este motor do Focus também chegará às minivans B-Max, C-Max e Grand C-Max ainda neste ano. O novo EcoSport indiano também terá o novo motor.