Por aqui, os motores 1.0 litro equipam somente os hatches e sedãs de porte compacto. Porém, no exterior os blocos com apenas 1.000 cm³ sofreram uma grande evolução. Os blocos já equipam por lá vários modelos maiores, como os hatches médios. A Ford, por exemplo, inicia nesta quarta-feira (1) as vendas do novo Focus no Reino Unido com um motor 1.0 da nova linha Ecoboost.
O propulsor 1.0 Ecoboost, de apenas três cilindros, utiliza turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, que no caso é gasolina. Com ambas as tecnologias, o aparato mecânico rende 100 cv de potência e 17,3 kgfm de torque na configuração de entrada, e 125 cv e 20,4 kgfm no modelo mais caro. Essas potências se equivalem as de um motor 1.6 “brasileiro”.
Além disso, o Ford Focus 1.0 apresenta um baixo nível de consumo de combustível. De acordo com a Ford, o hatch médio com o novo motor percorre 24,9 quilômetros com um litro de combustível na versão com 100 cv, enquanto na configuração mais potente o modelo roda até 23,9 km/l.
O Focus vem equipado ainda com o sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas – como em semáforos, por exemplo –, indicador de trocas de marcha, freios regenerativos, que recarrega a bateria e grade móvel do radiador, que se fecha em altas velocidades para melhorar a aerodinâmica do veículo.
A versão de entrada do Focus será vendida no mercado britânico é de 13.995 libras (R$ 38.750), cerca de 250 libras (R$ 690) mais caro que o 1.6 de 125 cv. Este motor do Focus também chegará às minivans B-Max, C-Max e Grand C-Max ainda neste ano. O novo EcoSport indiano também terá o novo motor.
Eu bem que gostaria de ver um desses por aqui. Mas, pela fama que o motor 1.0 tem por aqui, seria um tiro no pé?
Este carro esta lindo, o carro voce vai ver somente o motor ecoboost que não.
Belissimo carro, mas por 38k compraria um Fiesta RoCam Hatch. Aquele das 800 mil unidades vendidas, muito celebrado.
Seria tiro no pé dos mal informados brasileiros que estao acostumados com tecnologias defasadas a preço de ouro. Mas esse motor nunca chegará aqui, podem apostar.
O brasileiro comum vai poder dirigir uma maravilha destas só no dia que mudar para a Inglaterra, infelizmente.
infelizmente no Brasil soh daqui mtos e mtos anos, e se vier!!!
Este propulsor será produzido em Camaçari na Bahia. Acredito que muito breve, teremos produtos no mercado nacional, ostentando essa maravilhosa tecnologia. Cruzemos os dedos.
Brasil nunca verá esse motor.kkk
Sinceramente, é um carro muito pesado para esse motor. Mesmo sendo um motor moderno.