A Ford lança nesta segunda-feira, 1, em Itupeva, interior de São Paulo, o Focus 2.0 Flex, com motor Duratec bicombustível. O modelo mantém as versões anteriores e custa a partir de R$ 58 570 na versão GLX com câmbio manual.
Com o motor usando álcool a potência pulou de 145 cv para 148 cv a 6 250 rpm e o torque, para cerca de 19,5 kgfm. A velocidade máxima é de 205 km/h com o etanol e câmbio manual de 194 km/h com transmissão automática.
O consumo é de 11,2 km/l com gasolina e 7 km/l com álcool, ambos em condições urbanas. Segundo a Ford, a mudança do motor o tornou mais ágil em trechos urbanos – o torque subiu cerca de 10% em rotações mais baixas, entre 1 ooo e 2 500 rpm.
O Focus manual também recebeu uma evolução da transmissão IB5, batizada de IB5 Plus. Ela susbstitui a tranmissão MTX usada até aqui e que era importada. Apenas para lembrar, o Focus 1.6 usa a versão IB5, que é bem mais agradável de conduzir.
A Ford diz que o carro ficou 3% mais barato por causa da nacionalização de alguns componentes. Um deles é o sistema de som, que era da Sony e agora é o mesmo do Focus 1.6.
Se o câmbio manual mudou, o automático é o mesmo, porém, foi recalibrado para ter velocidade de resposta maior e mais suavidade em baixos giros.
Na prática, o Focus 2.0 ficou um décimo de segundo mais veloz em aceleração e 1 km/h na velocidade final com câmbio manual e 2 km/h mais veloz com transmissão automática.
Novos equipamentos
A Ford também melhorou alguns equipamentos na versão GLX. Entram os faróis de neblina, volante com acabamento em couro e uma tampa no console que também estão no Ghia.
Os preços de todas as versões são os seguintes:
Focus hatch GLX manual – R$ 56 570
Focus hatch GLX automático – R$ 61 100
Focus hatch Ghia manual – R$ 65 450
Focus hatch Ghia automático – R$ 69 900
Focus Sedan GLX manual – R$ 58 570
Focus Sedan GLX automático- R$ 63 100
Focus Sedan Ghia manual- R$ 67 450
Focus Sedan Ghia automático- R$ 71 900