A Ford lança nesta segunda-feira, 1, em Itupeva, interior de São Paulo, o Focus 2.0 Flex, com motor Duratec bicombustível. O modelo mantém as versões anteriores e custa a partir de R$ 58 570 na versão GLX com câmbio manual.
Com o motor usando álcool a potência pulou de 145 cv para 148 cv a 6 250 rpm e o torque, para cerca de 19,5 kgfm. A velocidade máxima é de 205 km/h com o etanol e câmbio manual de 194 km/h com transmissão automática.
O consumo é de 11,2 km/l com gasolina e 7 km/l com álcool, ambos em condições urbanas. Segundo a Ford, a mudança do motor o tornou mais ágil em trechos urbanos – o torque subiu cerca de 10% em rotações mais baixas, entre 1 ooo e 2 500 rpm.
O Focus manual também recebeu uma evolução da transmissão IB5, batizada de IB5 Plus. Ela susbstitui a tranmissão MTX usada até aqui e que era importada. Apenas para lembrar, o Focus 1.6 usa a versão IB5, que é bem mais agradável de conduzir.
A Ford diz que o carro ficou 3% mais barato por causa da nacionalização de alguns componentes. Um deles é o sistema de som, que era da Sony e agora é o mesmo do Focus 1.6.
Se o câmbio manual mudou, o automático é o mesmo, porém, foi recalibrado para ter velocidade de resposta maior e mais suavidade em baixos giros.
Na prática, o Focus 2.0 ficou um décimo de segundo mais veloz em aceleração e 1 km/h na velocidade final com câmbio manual e 2 km/h mais veloz com transmissão automática.
Novos equipamentos
A Ford também melhorou alguns equipamentos na versão GLX. Entram os faróis de neblina, volante com acabamento em couro e uma tampa no console que também estão no Ghia.
Os preços de todas as versões são os seguintes:
Focus hatch GLX manual – R$ 56 570
Focus hatch GLX automático – R$ 61 100
Focus hatch Ghia manual – R$ 65 450
Focus hatch Ghia automático – R$ 69 900
Focus Sedan GLX manual – R$ 58 570
Focus Sedan GLX automático- R$ 63 100
Focus Sedan Ghia manual- R$ 67 450
Focus Sedan Ghia automático- R$ 71 900
O focus é um ótimo carro,mas olha só que ironia,mau ficamos com o carro alinhado com a Europa e ele já mudou lá fora!mas ele é muito mais carro que muitos médios,ganha do vectra com vantagem,e deveria fazer cocégas nos lideres Civic e Corolla,mas é contra linea,cerato e até city que ele vem sendo comparado,o sedan não me atrai muito,mas o hatch é show,espero que a ford não esqueça do modelo como na geração anterior em que a ford deu mais atenção pra Ka,Fiesta e Ecosport e esqueceu do médio.
poxa! Tinham que ter tirado o som hi-fi da Sony?!
Melhoram uma coisa e pioram outra….típico da Ford Brasil
Engraçado. Quando entrei no Focus achei seu interior tão pobre e tão sem graça que o tirei da minha lista de compras. Mas como ninguém menciona isso acho que preciso olhar novamente. Vai ver que eu estava de mau humor no dia.
Não estav de mal humor não amigo , o Focus esta pior que a linha Fiesta em acabamento um Lixo , entre em um C4 ou I30 e verá a diferença, Ford? não obrigado, tanta babação de ovo da imprensa pra um carro que custa uma grana, sem graça , acabamento porco , peças caríssimas, rede de concessionários aque atendem mal e não sabem vender ou seja erro atrás de erro!
O focus sofre do mesmo problema do fusion… A marca FORD! Aqui no Brasil a ford não se preocupa com coisas como bom atendimento, pós-vendas e também com marketing, que só não é pior do que o da Renault! Realmente o focus parece ser um bom carro, mas por R$ 54 mil compra-se um I30 manual, com melhor acabamento, mais itens de série e garantia maior!
É Rafael, vc que entende de marketing. Deve saber tudo o que se passa na Ford.
Vai comprar o I30 e ficar sem peças e na mão da CAOA, que é bem melhor que a Ford.
Gostei , mandou bem
Não estou falando em relação a peças de reposição, até porque é lógico que a ford com muitos anos de Brasil tem que ser melhor em relação a peças de reposição do que a Hyundai… Quando falei do marketing me referi a falta de divulgação do focus, que aliás várias pessoas aqui do blog já comentaram e que todo mundo sabe que foi um dos motivos das baixas vendas do focus! Só depois é que a ford "acordou"!
Para mim, não ligo da falta de divulgação do Focus. A vejo como vantagem,´pois quanto menos pessoas o descobrem, mais vantagens tenho na hora de adquirir um.
Divulgação? Marketing?? Desde quando isso lá é critério na hora de comprar um carro??? O que é sei é que a Ford, apesar da sua rede ineficiente, tem mais tradição e está mais estruturada no Mercosul. Já a Caoa…bem, a julgar pelas mentiras deslavadas que ela usa na hora de promover os carros da Hyundai, faço idéia de como deve tratar o cliente quando surge algum problema em seus carros coreanos…
o Focus é um excelente carro. Mas nem a Ford respeita seu melhor produto.
Tive um Focus por 3 anos. Agora estou de New Civic, sei que tem menos mimos que o Focus Novo. Mas pelo menos as concessionarias te respeitam.
Concordo com o Rafael Q! O descaso da ford com o carro foi muito grande no início! Além do mais, independente da CAOA ser picareta ou não, o fato é que eles sabem promover um carro muito bem! Além do mais, qual é a montadora que não faz algumas propagandas enganosas? Isso infelizmente é normal no Brasil! Agora o que os colegas tem que lembrar é que a marca cujo o I30 pertence não é a CAOA, e sim a HYUNDAI! Concordo que a CAOA exagera as vezes nas propagandas, mas isso não muda o fato de o I30 ser um carro excelente comparado aos que temos aqui!
poxa, tanto alarde só porque o motor do carro agora funciona numa gambiarra de combustíveis? nem um airbagzinho a mais?
Ai, ai, ai… ler comentários sobre veículos é tão engraçado quanto ler comentários sobre futebol, política ou religião… As opções são tantas que sempre haverá discordância. O Focus é excelente. O I30 deve ser bom (não conheço mais detalhadamente – nunca andei nem entrei), mas não teria coragem de comprar um. O C4 é ótimo, mas peca na reposição e assistência, até pelos poucos anos de Brasil. Uma coisa eu sei que é certa, compre um importado e o veja desmanchar pelas ruas de São Paulo (apenar das garantias super estendidas), ainda mais com esse monte de buracos que apareceram após nossa super temporada de chuva.
sinceramente, entrei no focus hatch e achei show de bola…inclusive estou pensando em comprar um ate o final de maio. O problema eh o preço do carro que eu entendo que nao deveria passar dos R$ 40k o top de linha…
para voces terem uma ideia a IX 35 (nova tucson) é vendida a R$ 40k no Peru e aqui chegara por R$ 85k, logo, nos brasileiros deveriamos apenas exigir mais das montadoras, do nosso governo e, principalmente, de nos mesmos, que ficamos aceitando das montadoras carros como uno, corsa, palio, c3 com preço de carros de verdade como os de la de fora…sem nocao!
Comprei o Focus Sedan 2.0 GLX /FLEX. Na primeira viagem que fiz o consumo me surpreendeu, fez 8.31 no álcool, motor novo/média 110/120. Carro ótimo, seguro, em alta velocidade não percebe a rotação do motor.