Bonitinho ele até ficou, mas não se engane. O hatch compacto, batizado de Figo (não o ex-jogador da seleção de Portugal), acima não passa de um Fiesta com visual reestilizado. E com o DNA Kinetic, que estreou no Mondeo e hoje está nos principais modelos da Ford. A montadora lançou o modelo na Índia para o mercado interno de lá. Até aí tudo bem, primeiro porque ele não é concorrente do Tata Nano, menor e bem mais barato, e é um produto interessante para um país carente de carros. Agora, a presença do presidente mundial da montadora, Allan Mullaly, acendeu a luz amarela nas intenções da empresa.
Por que um modelo local sem grandes aspirações leva o CEO da Ford até lá para lançá-lo? O mais provável é que o Figo vire o “Logan” dos norte-americanos e se espalhe por países em desenvolvimento. Aí é que a situação fica obscura.
No momento, a Ford mantém os planos de fabricar no Brasil uma versão mais pobre do novo Fiesta europeu enquanto o México ficará com o Fiesta melhor acabado para vendê-lo nos Estados Unidos. Mas quem garante que a montadora não pode inverter o jogo, continuar com o atual Fiesta, dar esse tapa no visual e importar do México o novo Fiesta?
A situação financeira da empresa não é das melhores, apesar de ela não ter entrado em concordata. Será que faz sentido na cabeça dos executivos dela montar duas linhas na América Latina para o mesmo carro? Enfim, é muita especulação, claro, mas não custa ficarmos alertas.
Eis o "novo" Fiesta Brasileiro!!!
O novo de verdade virá do Mexico para "competir" com o Punto.
@rr09
Ricardo, acho que vc está certíssimo: o "novo" Fiesta a ser fabricado no Brasil deverá ser esse aí. O novo de verdade, deverá vir do México, fonte dos carros modernos que podemos comprar aqui…
Gostei do carro! Se não vier ao Brasil como (FIGO ou FIESTA) a ford terá que tirar o seu atual Fiesta de linha. Este desenho sim, mto mais bem resolvido que o face light do nosso fiesta…
Concordo, essa "reestilização" será com certeza aproveitada no Brasil para o nosso Fiesta. Estão seguindo a politica de redução de custos e de fabricação de veiculos para o 3º mundo (como o Logan, City, Gol, Agile, etc.) que as montadoras no Brasil estão adotando.
Realmente concordo com todos vocês. Só me permitam um a parte.
Estando vivendo já há quase 3 meses aqui no México pude observar algumas diferenças entre este país e o Brasil.
Primeiro: o Mexicano trabalha muito e ganha pouco. Ou seja, enquanto um funcionário de montadora custa no Brasil mensalmente (sei lá, tô chutando) US$ 1.000 mensais, aqui com este valor se tem 2, e com a mesma capacitaçao técnica. Os custos trabalhistas aqui sao inferiores (exemplo: ñ há multa rescisória, férias remuneradas e hora extra proporcional a sábado, domingo e feriado). Impostos sobre bens e serviços sao bem mais baixos, o que puxa também pra baixo o custo de produçao. E obviamente a proximidade com EUA e Canadá. Logo, a escolha em produzir um carro “mais moderno” na América Latina obviamente vai acabar recaindo sobre o México.
Na minha modesta visao, a culpa desse cenário é tripla: primeiro os sindicatos das montadoras brasileiras que ñ arredam o pé em acordos e negociaçoes para com as montadoras. Segundo, as próprias montadoras que se aproveitam dessa situaçao para elevar mais do que devem o valor de seus veículos. E em terceiro o governo, que por um lado ñ faz uma reforma trabalhista que beneficie a criaçao de novas frentes de trabalho e investimentos e por outro a reduçao da (absurda) carga de impostos.
Bom ñ quero ser polêmico, mas pra mim está claro que se o Brasil quiser ter novamente a primazia na produçao dos modelos vendidos no exterior, terá que quebrar alguns (muitos) paradigmas para atrair estes investimentos. Se nao, vai continuar montando carroça maquiada.
Parece carro barato chinês. O fiesta de 2003 ainda tem melhor aparência do que isso.
Gostei de ler este Blog e ver os magníficos automóveis. Parabéns!
Cumprimentos,
Carlos Alberto Borges
PAÍS – PORTUGAL
Esse carro é um lixo. Um recado às fábricas: PAREM de lançar esses face-lift nojentos tipo esse Ford Figo e tipo o Peugeot 207 brasileiro que é outro nojo. Façam modelos totalmente novos. Como a Renault fez com o Sandero e a Volks com o novo Gol. Ou então melhor ainda: TRAGAM OS MODELOS EUROPEUS!!!!!!!!!! O Ford Fiesta baseado no conceito Verve é anos-luz à frente desse lixo de Figo.
Gente, se liguem, Ford não fará o mesmo que fez com o Focus. Quem dera se a Ford trouxesse o novo Fiesta europeu.
@Jackson – CTBA – PR concordo, isso é uma palhaçada e comprar veiculos desse gênero é atrasar a ecônomia do nosso país, rapaz. Se a gente comprar toda lixaiada de Dacias, Tatas e Cherys não vai mais ter volta, temos de exigir modelos novos e em compasso com o mercado automobilistíco global. Até a Peugeot, que só comercializava aqui carros em sintonia com o mercado europeu, decidiu enfiar um 206 'facelifted' pela nossa goela como 207, isso é uma falta de respeito com o povo, lá fora existem veículos baratos e dignos para serem comercializados aqui!
Que carro ridiculo!!! Não sei se é pior dizer que isso aí será onovo Fiesta ou continuar com a atual carroça!!
Parabens Ford pela cagada !!! Os coreanos estão batendo palmas para voçês !!! ôôô montadora burra !!!! se fosse o fiesta europeu que viesse para o Brasil não tinha pra ninguem !!! O Verve então !!!! carro belíssimo !!!! Ford fadada a falência…..e o pior de tudo é que tem gente que acha bonito !!!se brasileiro tivesse vergonha na cara não comprava esse lixo.
Ridiculo, se fosse o modelo europeu la o FIGO com certeza iria tomar a liderança nas vendas no brasil…
isso sim que é carro cada vez evoluindo mais e que Deus abençÔe vcs e seus belos planos