É a prova que concorrência sempre beneficia o consumidor. A atual fase de lançamentos de compactos mostra que basta um concorrente se sobressair para que outros se mexam. Veja o caso da Ford. A marca trouxe a linha de montagem do New Fiesta para o Brasil e com novidades até então impensáveis para esse segmento: motor com comando variável de válvulas e câmbio de dupla embreagem.
A Ford apresentou neste domingo o modelo em show em São Bernardo do Campo, sede da empresa e local escolhido para produzir a versão hatch do modelo. Nesta segunda, a linha de montagem começou a funcionar com direito a presença do governador Geraldo Alckmin.
O motor Sigma TiVCT, em questão, é vendido nas versões mexicanas e americanas, mas tem 122 cv de potência com gasolina. Resta saber se numa versão flex ele renderá muito mais – o Sigma com comando fixo tem 115 cv com etanol. A transmissão Powershit estreou no EcoSport e já era esperada no Fiesta. Ela possui dupla embreagem, o que configura trocas mais rápidas e eficientes – o consumo é menor que o de um câmbio automático comum.
Com isso, o New Fiesta nacional será o mais moderno hatch compacto do país, ao menos no quesito mecânico. O carro já é um dos dois modelos mais seguros do país em matéria de crash-test, confirmado pelo Latin NCAP.
As vendas do modelo começarão em maio, segundo divulgado hoje no evento.