Eis o modelo com o motor “mil” mais potente do mundo. O Ford Fiesta ganhou recentemente no mercado europeu duas novas edições especiais, batizadas de Red e Black Edition, que além do visual diferenciado e do acabamento especial no interior, traz uma nova versão do motor 1.0 da linha EcoBoost, capaz de desenvolver 140 cavalos de potência, potência por litro superior à de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458 Speciale.
O novo Ford Fiesta Red and Black Edition traz calibrações no controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de ignição, que elevaram a potência do bloco 1.0 EcoBoost e também seu torque, que passou para 18,3 kgfm, disponível entre 1.400 e 5.00 rpm. O Fiesta especial apresenta ainda direção elétrica mais direta e suspensão mais firme.
De acordo com a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 201 km/h. O consumo médio também surpreende, com 22,2 quilômetros por litro no ciclo combinado, assim como as emissões de CO2, de 104 gramas por quilômetro rodado.
“Ele é um dos carros de rua mais rápidos e mostra o enorme avanço que ele representa para o desenvolvimento de motores, combinando a experiência de direção empolgante com a economia de combustível que os consumidores esperam”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.
O Ford Fiesta Red and Black Edition traz pintura em vermelho com detalhes em preto e pintura em preto com detalhes em vermelho, respectivamente. Há ainda novos para-choques, saias laterais, spoiler traseiro, asa aerodinâmica nos para-choques, rodas de 16 ou 17 polegadas, entre outros.
Na parte de dentro, o hatch compacto se diferencia das demais versões do catálogo pelos bancos com revestimento em dois tons, volante e manopla de câmbio com desenho esportivo, entre outros.
A novidade será lançada no mercado europeu em setembro, mas a Ford ainda não revelou os preços.