Um dos carros de maior sucesso da Ford no mercado mundial, o Fiesta acaba de estrear sua sétima geração. O novo hatch compacto se assemelha um pouco com o modelo atual no quesito estético e também uma a mesma plataforma B Global; mas conta com formas mais modernas, espaço interno mais amplo e uma lista de equipamentos mais generosa.
A começar pelo visual, o Ford Fiesta 2018 exibe novos faróis espichados e com formato tanto quanto abaulado; além de grade hexagonal com filetes cromados e para-choque destacando os faróis de neblina verticais nas extremidades. Nas laterais, o novo modelo lembra bastante o atual, sobretudo pelo conjunto de quatro janelas e o forte vinco nas extremidades das maçanetas. Por outro lado, na traseira o hatch abandonou as lanternas verticais por novas peças que invadem a tampa do porta-malas.
O interior também é totalmente novo e conta com elementos que lembram os usados no EcoSport 2018. O painel do novo Ford Fiesta conta com acabamento emborrado e em plástico, além de detalhes em preto brilhante e cromado. Há ainda como destaque o sistema multimídia SYNC com tela central “flutuante” sensível ao toque de oito polegadas; afora o quadro de instrumentos com tela LCD maior e o volante herdado do irmão maior Focus.
A gama de versões do novo Ford inclui o modelo topo de linha Vignale, o mais “recheado”, com itens como teto solar panorâmico; sistema de som Bang & Olufsen; farol alto automático; alerta de colisão frontal; controle de cruzeiro adaptativo; alerta de saída de faixa; detector de pedestres; reconhecimento de placas de trânsito; detector de pontos cegos; assistente de estacionamento, entre outros.
Há ainda o Active, com adereços aventureiros, como rodas exclusivas; apliques plásticos nos para-choques, caixas de roda e parte inferior das portas; suspensão elevada; rack de teto em alumínio; aplique preto na região da placa traseira e faróis e lanternas escurecidos. O interior traz detalhes na cor laranja e bancos com revestimento exclusivo. Outro modelo é o ST-Line, com rodas diferenciadas e suspensão mais baixa, além de volante com base achatada e detalhes vermelhos no painel.
Na motorização, o destaque fica por conta do 1.0 EcoBoost de três cilindros, disponível com 100, 125 e 140 cavalos de potência. Agora, este propulsor permite a desativação de um cilindro em situações em que não há necessidade de o motor entregar toda a sua força (o processo de ligar ou desligar um cilindro dura apenas 14 milissegundos). Haverá ainda um 1.2 litro aspirado de quatro cilindros, de 75 ou 95 cv, e 1.5 EcoBlue de 65 ou 95 cv.
Novo Fiesta distante do Brasil
Se animou com o novo Fiesta? Pois bem. Temos uma notícia ruim: a Ford não tem intenção de vender a nova geração do carro por aqui, devido aos bons resultados registrados pelo modelo menor Ka e pelo péssimo desempenho do Fiesta Sedan (e em partes também o hatch).
Pelo menos por enquanto, a marca quer concentrar suas operações na quarta geração do Focus, que já está sendo preparada e chegará por aqui maior e mais caro que o modelo atual.
Todavia, para se manter atual no mercado, o atual Ford Fiesta deverá passar por uma segunda reestilização, com melhorias e provavelmente a adoção de um câmbio automático, devido aos problemas decorrentes com o automatizado PowerShift de dupla embreagem. Além disso, o Ka poderá ganhar novas versões para ocupar parte da faixa atual do Fiesta.
Ou seja, não teremos o novo Fiesta, mas sim um Focus de nova geração mais caro e novas versões topo de linha do Ka. Esta é a estratégia da Ford para continuar não perdendo mercado no Brasil.