A Ford apresentou no Salão de Detroit a nova geração da F-150 na versão especial Raptor, que assim como o modelo anterior, oferece alto desempenho off-road. A nova picape esportiva, assim como as versões convencionais da linha, está mais leve, e agora oferece um conjunto mecânico mais potente. Sua chegada ao mercado norte-americano está marcada para o final de 2016. O Brasil, como de costume, deve ficar de fora na lista de países do novo modelo.
“Quando criamos a primeira Raptor, quisemos provar que o desempenho de um veículo não se mede apenas nas ruas ou na estrada – o off-road pode ser muito mais divertido,” diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “A Raptor original, junto com os avanços da nova F-150, definiram a base para tornarmos a nova Raptor melhor em todos os sentidos”.
A nova Ford F-150 Raptor vem equipada com o motor 3.5 litros EcoBoost de segunda geração, que desenvolve 417 cavalos de potência e 60 kgfm de torque (a geração anterior era equipada com um 6.2 V8). Junto a ele está uma transmissão automática de dez velocidades, que distribui a potência entre as rodas dianteiras e traseiras.
A condução off-road da Raptor agora dispõe de um novo sistema de gerenciamento, o “Terrain Management System”, que permite selecionar diferentes modos e otimizar a dinâmica do veículo de acordo com as condições do terreno, como neve, lama e areia.
Há ainda nova calibração no motor, do controle de tração, freio antibloqueantes (ABS) e controle de estabilidade. O conjunto oferece seis modos predefinidos: Normal, para condução diária; “Street”, para direção na cidade; “Wheater”, para rodar na chuva, neve ou gelo; “Mud and sand”, para trilhas de lama e areia; “Baja”, para rodagem no deserto em alta velocidade; e “Rock”, para andar em baixa velocidade nas pedras.
Como opcional, a Ford F-150 Raptor 2016 oferece o diferencial dianteiro Torsen, que aumenta a aderência dianteira e permite atravessar obstáculos e rampas íngremes. Outro item são os amortecedores “Fox Racing Shox” com tecnologia que amortece e endurece o curso da suspensão em terrenos acidentados para aumentar a estabilidade.
O chassi da picape também passou por mudanças e está mais forte que o restante da linha, com maior aplicação de aço de alta resistência, como liga de alumínio de nível militar, capaz de reduzir seu peso em quase 230 kg. A Raptor é mais de 15 centímetros mais larga que a F-150 padrão, para aumentar a estabilidade off-road.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Os pneus que calçam as rodas de 17 polegadas são os BFGoodrich All-Terrain KO2, especialmente desenvolvidos para o off-road.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.