Já dava para imaginar como seria o Explorer 2011. Além de a nova identidade visual da marca ser facilmente identificável, a Ford soltou inúmeros teasers mostrando partes da nova geração do jipe. Agora, ele foi revelado por inteiro – e, honestamente, a expectativa foi recompensada com um belo desenho.
A Ford diz que o novo Explorer é a “reinvenção dos SUVs para o século XXI”. E parece não ser apenas uma frase marketeira. O novo modelo conta com dois motores: um 3.5 litros V6, de 290 cv, e outro 2.0 de 237 cv, da família EcoBoost. Ao contrário do que imaginamos, o bloco V6 não é topo da gama, mas sim a opção mais barata, de série. O bloco menor é que é o opcional. Com isso, a Ford quer incentivar os consumidores a optarem por um motor menos convencional para um SUV, mas tão potente quanto um tradicional seis cilindros e mais econômico.
Os dois motores estão acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades, enquanto a tração é integral, com distribuição entre os eixos sob demanda. Internamente, destaque para o sistema SYNC, que fora atualizado e conta com mais funções; terceira fileira de bancos e cintos de segurança com airbag embutido.
Em 20 anos, o Explorer vendeu mais de 6 milhões de unidades, ficando atrás somente das picapes F-Series.