Quase dez anos após ter encantado os olhos dos consumidores brasileiros, até então desacostumados com jipinhos de porte compacto voltados ao uso urbano, o EcoSport chega ao mercado nacional em nova geração, que do modelo anterior, só restou o nome. Ameaçado pelo francês Renault Duster, ou melhor, o romeno Duster, já que é um modelo da Dacia, o novo EcoSport ficou mais bonito, mais tecnológico, mais seguro, melhor acabado e, obviamente, mais caro. A Ford apresentou o modelo neste final de semana e é um evento de apresentação oficial mesmo, nada de pré-lançamento. Ou seja, o novo Eco está pronto para chegar às lojas, algo que deve acontecer já em setembro.
No visual, o Ford EcoSport encanta – apesar de alguns não terem gostado do novo design do carro. Os destaques da dianteira são os faróis, que podem receber filete em LED, dependendo da versão, e a grande grade, com desenho octogonal e ângulos proeminentes. Segundo a Ford, as linhas do novo EcoSport foram desenvolvidas em túnel de vento. A linha de cintura avança de forma ascendente em direção à traseira. Na parte inferior, de formas esculpidas, predomina o jogo de luz e sombra.
Principal característica do automóvel, o estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido. Agora, a abertura do porta-malas é realizada através de uma maçaneta cromada embutida na lanterna traseira, deixando o visual do EcoSport mais limpo. Por falar em lanternas, elas acompanham a linha curva do vidro, se prolongando na tampa do porta-bagagens. A terceira luz de freio é integrada no aerofólio. A carroceria oferece oito opções de cores: Branco Ártico, Preto Ebony, Vermelho Arpoador, Prata Enseada, Cinza Camburi, Prata Riviera, Azul Maraú e a nova Laranja Savana.
Por dentro, novamente nenhuma semelhança com o antigo EcoSport, derivado do Fiesta RoCam. A cabine do novo EcoSport, que usa plataforma e outros componentes do New Fiesta, traz visual moderno, mas peca no acabamento quando comparado ao irmão menor, que também é vendido em todo o mundo (o Eco é um projeto global). O painel, por exemplo, perdeu a textura emborracha, mas preserva o desenho futurístico, com dois mostradores redondos de fácil visualização e entradas de ar verticais. No centro, destaca-se a tela de LCD de 3,5 polegadas do sistema multimídia SYNC, equipamento de série desde a versão mais básica. Ele permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante.
A iluminação dos instrumentos é na cor azul “Ice Blue”, o mesmo nome da cor dos instrumentos dos carros da GM. Os bancos dianteiros têm formato envolvente, com ajustes milimétricos que permitem encontrar a melhor posição para dirigir, e conta com apoio de braço. Na parte de trás, há encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Como novidade, eles permitem a inclinação do encosto em quatro estágios, aumentando o conforto principalmente em viagens.
O planejamento inteligente do espaço é percebido também nos 20 porta-objetos da cabine que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos. Um exemplo é o compartimento embaixo do banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta, ideal para transportar uma bolsa ou um laptop. Os porta-objetos das portas dianteiras têm capacidade para comportar uma garrafa de 1,5 litro. O porta-luvas possui dupla função: pode ser usado como compartimento climatizado com espaço para seis latas, conforme a conveniência, em todas as versões do veículo.
Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, servem para a conexão de equipamentos tipo iPod. Uma tomada de 12 volts no console central permite ligar aparelhos ou carregar a bateria do celular.
O porta-malas do SUV tem 362 litros de capacidade, espaço que pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano. Esse rebatimento pode ser total ou parcial, na proporção dois terços ou um terço. Ou seja, tem flexibilidade para transportar objetos grandes como uma prancha de surf, por exemplo, e ainda levar passageiros no banco traseiro.
No quesito motorização, o Ford EcoSport 2013 estreia na linha o motor Sigma 1.6 Flex, já usado nos modelos New Fiesta e Focus. Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, ele entrega uma potência de 115 cv e torque de 15,9 kgfm com etanol e 110 cv e 15,7 kgfm com gasolina. Com esse motor, associado a um câmbio manual de cinco velocidades, ele faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, números à frente de todos os competidores, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente.
Ao mesmo tempo, alcança os melhores índices de economia de combustível. Ele chega com a classificação A em economia e emissões de CO2, conforme a nova classificação do Inmetro, órgão brasileiro que determina os padrões de eficiência energética dos produtos. A outra opção de motor do novo EcoSport é o Duratec 2.0 Flex, já presente na linha Focus. Ele será oferecido como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium. Com etanol, o propulsor desenvolve a potência de 147 cv e torque de 19,6 kgfm, e com gasolina gera respectivamente 141 cv e 18,9 kgfm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. É também um motor sustentável, com o melhor índice de economia e baixíssima emissão de CO2 na sua categoria.
A transmissão disponível do novo EcoSport é a IB5 Plus manual. Ela é aplicada com os dois motores, com escalonamento de marchas calibrado para cada uma das versões. A Ford produz no interior de São Paulo mais de 500.000 transmissões IB5 por ano, que equipam diversos veículos da marca no mundo.
Segundo divulgou a marca em nota, o coeficiente de arrasto aerodinâmico do novo EcoSport é 11% melhor que o modelo anterior e em média 6% melhor que os concorrentes, resultado do trabalho apurado de desenvolvimento do modelo, feito em túnel de vento com o auxílio das técnicas mais avançadas de simulação e design.
O objetivo foi diminuir ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento, respeitando os parâmetros de estética e segurança do projeto. Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira.
O novo EcoSport também é o único da categoria equipado com direção elétrica, que além de dar ao veículo uma dirigibilidade diferenciada contribui para reduzir em 3% o consumo de combustível. Os pneus com resistência reduzida ao rolamento dissipam menos energia e trazem uma economia adicional de 2% no consumo.
O utilitário-esportivo mede 4.241 mm de comprimento, 2.057 mm de largura com os espelhos, tem 2.521 mm de distância entre-eixos e sua altura é de 1.696 mm. Ele é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre-eixos, mas mantém praticamente o mesmo comprimento.
A gama do Ford EcoSport será composta por cinco versões: S, SE, FreeStyle, com motor 1.6 16V, e FreeStyle e Titanium com motor 2.0 16V. A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.
A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.
Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$66.190.
O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.
A vantagem competitiva da linha é medida não só na comparação com os preços dos veículos concorrentes, mas também nos valores de manutenção e seguro. O preço das revisões do novo EcoSport está 7,5% mais em conta que o da geração anterior – como pode ser comprovado nas tabelas fixas.
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