Acabou o sonho do Premier Automotive Group, o PAG. Surgido em 1999, o grupo era responsável pelas marcas premium da Ford e reunia Aston Martin, Land Rover, Jaguar e Volvo. Com a venda ontem da marca sueca, o projeto da Ford fracassou.
E pior: a montadora americana acumulou um imenso prejuízo ao adquirir por altos valores essas marcas – só a Volvo custou US$ 6,4 bilhões e foi vendida por R$ 1,8 bilhão.
Como se sabe, a chinesa Geely é a nova proprietária da Volvo. A empresa prometeu manter a marca sueca independente e baseada no seu país de origem, o que é meio óbvio, afinal a Volvo tem uma imagem a zelar. Mas os custo mais baixos da China serão uma tentação enorme para a Geely e, certamente, com o passar do tempo, alguma coisa vai acabar sendo produzida na Ásia.
A Ford disse que não ficará com nenhuma participação na Volvo, mas manterá o fornecimento de componentes, motores e outras tecnologias. A ideia é tornar a transição o mais suave possível.
Com isso, todas as marcas adquiridas pela Ford dão adeus ao grupo. A primeira foi a Aston Martin, que foi comprada pela Prodrive, e depois a Land Rover e Jaguar, que continuaram juntas nas mãos da Tata. A Volvo, apesar do negócio fechado, só mudará de mãos no final do ano, conforme anunciou a montadora.