Se o seu desejo é ver carros que são vendidos lá fora, o estande da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 no São Paulo Expo, é um bom lugar. A montadora norte-americana está exibindo no evento as novas picapes Ranger Wildtrak e F-150 Raptor, além do superesportivo GT e a nova geração do muscle-car Mustang, que chegará por aqui no último trimestre de 2017. O Ka Trail, versão “aventureira” hatch compacto, também está sendo mostrado no evento.
No caso da nova Ford Ranger Wildtrak, trata-se da versão topo de linha da picape média em mercados da Ásia, Oceania e Europa. O modelo se diferencia pelos para-choques e grade com acabamento exclusivo, rodas de alumínio de 18 polegadas, maçanetas, retrovisores e rack de teto com pintura especial e o nome da versão estampado nas laterais. Há ainda bancos, painel, portas e volante revestidos em couro com apliques ou costura na cor laranja.
O motor é o mesmo 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, que rende até 200 cavalos de potência, com câmbio automático de seis marchas e tração integral
Já a Ford F-150 Raptor, um dos modelos mais desejados pelos “picapeiros”, usa um propulsor 3.5 EcoBoost, dotado de dois turbocompressores, que consegue entregar 456 cv e 70,5 kgfm, com transmissão automática de 10 marchas e tração nas quatro rodas, com funcionamento sob demanda para rodagem diária e bloqueio mecânico para fora de estrada severo.
Há ainda seis modos de gerenciamento para diferentes tipos de terreno: normal, esporte, tempo, lama/areia, rocha e baja, sendo que este último otimiza a resposta do acelerador, do câmbio e do turbo para aumentar a capacidade off-road. A picape esportiva oferece também visual exclusivo, carroceria de alumínio de nível militar e chassi de aço de alta resistência, sendo cerca de 220 kg mais leve que a geração anterior.
E a atração mais chamativa (sobretudo pela carroceria pintada em amarelo) fica por conta do Ford GT, superesportivo da marca, que foi lançado com produção limitada a 500 unidades durante dois anos, mas que superou as expectativas da empresa e terá um volume maior a ser fabricado.
O novo bólido conta com carroceria e rodas de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão ajustável, freios de carbono cerâmica e um motor V6 EcoBoost biturbo que rende mais de 600 cavalos de potência, associado a uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem e tração traseira.
Há ainda painel totalmente digital e configurável e mais de 50 diferentes sensores que coletam informações sobre o seu desempenho, a posição do motorista e o ambiente externo, analisadas por mais de 25 sistemas computadorizados ou microprocessadores.
Outra atração é a nova geração do Mustang, que está marcando presença no estande da Ford na versão GT conversível e na GT350R. O muscle-car já está confirmado para o mercado brasileiro e deverá ser comercializado por aqui na versão GT, que conta um motor V8 de 5.0 litros, que rende até 441 cavalos de potência e 55,3 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração traseira.
No caso do Ford Mustang GT350R, o motor é um 5.2 V8, de 533 cv e 59,3 kgfm, com transmissão câmbio de seis velocidades. Todavia, ainda não há outros detalhes a respeito do modelo que será vendido por aqui, mas quanto aos preços, é de se esperar por algo em torno de R$ 300 mil.
Por fim, o novo Ka Trail será a aposta da Ford para meados de 2017 para brigar com Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X. Entre os diferenciais, há rodas de liga-leve de 15 polegadas (as mesmas do antigo New Fiesta mexicano) com pintura escurecida, rack de teto, capa dos retrovisores e maçanetas na cor cinza London Grey, moldura dos faróis de neblina exclusiva, adesivos nas laterais e na traseira com grafismo na cor laranja e suspensão elevada. O interior oferece bancos revestidos parcialmente em couro com costura contrastante em verde e laranja, pedaleira e soleira com o nome da versão.
Os carros da atual linha da Ford, como o Fusion reestilizado, a nova geração do Edge e o Fiesta com motor 1.0 EcoBoost, também marcam presença no evento.