A Ford anunciou nesta segunda-feira (20) um novo investimento de R$ 400 milhões, que serão destinados para a construção de sua fábrica de motores nordestina em Camaçari, na Bahia, ao lado das instalações onde a empresa monta o Fiesta RoCam, hatch e sedã, e o atual EcoSport. A cerimônia de inauguração da pedra fundamental da obra contou com a presença de Jaques Wagner, governador da Bahia, além de diversos executivos da Ford.
Segundo o presidente da Ford do Brasil e do Mercosul, Marcos de Oliveira, “a nova fábrica incorpora o que existe de mais avançado em termos de manufatura, qualidade e flexibilidade operacional para produzir uma família de motores inédita no mundo, com ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade”.
Este investimento se integrará aos R$ 4,5 bilhões anunciados pela fabricante anteriormente que serão aplicados no Brasil até 2015, para a adequação do portfólio da Ford será global, ou seja, o Brasil terá os mesmos carros vendidos em outros países.
A nova fábrica da Ford, que ocupará um prédio de 24 mil m² com capacidade para produzir 210 mil motores por ano, produzirá um novo propulsor, supostamente um três cilindros da Família Fox, criado na Inglaterra, e que provavelmente utilizará bloco de ferro fornecido pela empresa catarinense Tupy. O projeto do motor deverá ser algo mais simples do que o 1.0 litro Ecoboost, que utiliza bloco de alumínio, turbo e injeção direta de combustível.
Este motor Fox equipará o sucessor do Ka, que será feito na Bahia. Atualmente, o Ka é produzido em São Bernardo do Campo (SP), porém, o “novo Ka baiano” será uma estratégia da Ford para produzir o novo Fiesta, vindo do México, no início de 2012.