A Ford reconheceu oficialmente que trabalha na nova linha de motores Sigma, que equipará o novo Focus flex a partir de dezembro. Num comunicado para dizer que contratará 278 funcionários para a unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, a marca revelou que esse quadro fará parte da linha de produção dos motores avançados.
Os motores da linha Sigma possuem comando variável de válvulas, bloco de alumínio e injeção direta de combustível, além de serem bicombustíveis. A primeira versão será o 1.6 que entra no lugar do Zetec Rocam. Apesar disso, a Ford garantiu que o rocam continuará em produção para suprir outros modelos e versões.
O novo Focus flex será lançado entre os dias 14 e 16 de dezembro, conforme antecipamos.
Uma dúvida técnica: li certa vez (ñ sei onde) que os motores a gasolina de injeçao direta de combustível originalmente trazidos importado (exemplo novo Passat e Audis) teriam um problema na parte de emissao de poluentes e economia de combustível derivado dá má qualidade da gasolina brasileira (algo relacionado com alta concentraçao de enxofre presente neste combustível).
Será que a Ford conseguiu corrigir isso? Pq a grande vantagem da injeçao direta é ganho de potencia com reduçao de consumo e, consequentemente, poluentes.
Não temos como precisar o quanto desta história é verdadeira Rodrigo, ou é farsa para "justificarem" a comercialização de autos com motores há muito defasados, gastões e poluidores!!!
Assim como a maioria das bagageiras que nós temos (defasadas…).
@rr09
Sou da mesma opinião. Uma vez disseram que motores turbo (Fiat) e câmbio CVT (Honda) não "combinavam" com motores flex…meses depois tivemos o lançamento de Bentley Turbo com motor flex (E85) e o Sentra automático flex…
Fala-se muita mentira no meio pra justificar omissões.
Olha, Rodrigo, existe sim uma questão relacionada com o alto teeor de enxofre e a injeção direta. A prova disso é que a VW retirou um segundo catalisador -em série com o 1º, para o carro rodar com a "gasosa" comum. Agora, se a Ford teve que lidar com isso -e fazer vários outros acertos, ninguém sabe pois a Ford nada diz. Aliás como erra essa Ford em termos de Mktg e em termos de "timing": em dez 2009 já estaremos com o IPI "quase cheio" -ela deveria ter lançado o Focus 2010 e o 1.6 entre agosto e outubro de 2009… Quanto ao CVT vs Flex, a questão é que o CVT não se baseia em RPMs e sim em "qual o torque naquele instante". Como os flex tem torques nominais diferentes para alcool vs gasola, o que a Nissan fez foi achar uma taxa de compressão relativamente baixa -que permita o mesmo torque (ou quase o mesmo) para alcool ou gasosa -ou a mistura de ambas -daí conseguindo compatibilizar todas essas tecnologias ! Abraços.
Duvido que esse motor venha com injeção direta.
Quanto ao problema do marketing podemos concordar, mas a questão da injeção direta, acredito que venha, a ford sempre lança tendencias no mercado nacional e com ótimo desempenho, o próprio Zetec Rocam, depois de praticamente 10 anos ainda é um motor de ótimo rendimento comparado aos concorrentes, e a VW só chegou perto agora com o VHT quase 9 anos depois, a injeção direta será a mesma coisa, daqui 10 anos veremos um gol com injeção direta e o povo falando " nossa essa vw é boa mesmo, sempre com uma novidade boa!"
ai AP….
bem vamos começar tenho um novo focus 2.0 e eu garanto esse carro nao chega aos pes do focus 1.8, fora que o denvolvimento do carro 2.0 e muito lento com o ar condicionado ligado primeira e segunda não tem. se o ar tiver ligado! ai eu pergunto como andar no rio de janeiro com um calor danado se ar. o 1.8 aaaaaaaa esse faz a diferença com ar ligado anda muito.fora que a ford lança um carro que no seu interior na parte da frente painel, porta e apoio de braço em couro estilo europeu e na parte de traz ,bem brasileiro economico ou pão duro e tudo de plastico . o carro se vcs verem ficou muito nada ve .principalmente pelo valor do carro. e detale todos da linha são assim het ,sedan ,guia ou xlx.agora vão lançar um 1.6 felx ,não adianta ser bonito tem que andar por que não lança um 1.8 8v isso que e motor que nem o stilo ou focus antigo ,ai ssim a ford iria quebra a banca!!!
Ivan, veja a matéria que saiu no O GLOBO hoje:
http://oglobo.globo.com/diariosp/pos…ord-244188…
"Mas o que impressiona é sua eficiência: com álcool, rende 145cv — o que ameaça seriamente a existência do mexicano Duratec 2.0, que tem a mesma potência. Até em torque máximo, o Sigma 1.6 vence o Duratec 2.0: são 19,4kgfm contra 18,9kgfm."
Em 1988 falávamos em motor AP VW de 88cv. Se as montadoras ficassem paradas no tempo, como estaríamos hein?
Já tem carro aspirado no Brasil da KIA que rende 164cv com motor 2.0 (Magentis)
OI pessoal. essa fabrica ford , no meu ponto de vista nao estar com nada ,eu tenho um ford fiesta ,mais esta empresa nao funciona,ela nao ver o lado do consumidor; pois o motor do meu carro foi trocado algum tempo atraz .agora meu dut foi roubado e fiz um pedido de outro , mais o departamento de transito fez um pedido com oficil para o fabricante ford .ja faz 2 meses. e a fabrica nao resolver nada .por isso pence duas vezes antes de compra seu ford . nem com pedido oficial esta empresa nao atende o consumidor ;meu veiculo e um fiesta sedam 2002 .placa gyr8356 mg