No dia 27 de julho de 1917, a Ford lançava a TT, a primeira picape de sua linha. Após 100 anos, a marca oferece as linhas Ranger e Série F, incluindo a F-150; que se posiciona como a picape mais vendida do mundo. A primeira picape da marca utilizava o mesmo motor e cabine do Modelo T; mas com chassi exclusivo para levar até uma tonelada de carga útil.
A Ford TT teve 1,3 milhão de unidades vendidas até 1928; quando foi substituída pelo Modelo AA, com chassi para 1,5 tonelada. “As picapes Modelo AA, em particular, foram muito bem aceitas por clientes em áreas rurais; que podiam usá-las tanto na fazenda como para ir à igreja no domingo”, destaca Bob Kreipke, historiador da Ford. Este modelo era ofertado apenas como chassi-cabine, em dois comprimentos.
Em 1932 foi a vez do Ford BB, usado em aplicações como veículo de entrega; transporte de animais e ambulância. Dois anos depois, a marca introduziu o Modelo 50, com o motor V8 Flathead. Em 1941, a marca alcançou o volume de mais de 4 milhões de picapes vendidas.
O destaque, porém, fica por conta da linha Série F, que chegou em 1948 com modelo que ia da F-1 de meia tonelada à picape F-8 mais “grandalhona”. Cinco anos depois a marca lançou a segunda geração da gama, com motor mais potente e maior capacidade. A empresa passou a oferecer ainda a opção de câmbio automático; sistemas de climatização; rádio e pintura em dois tons.
Em 1961, a marca lançou a quarta geração da Série F; com suspensão dianteira “twin-I-beam” como destaque. Seis anos depois a empresa passou a oferecer o pacote Ranger de luxo, com chassi de perfil menor e direção e freios hidráulicos; enquanto em 1974 a fabricante lançou a versão SuperCab com cabine estendida e bancos mais confortáveis.
Com a chegada da sexta geração, em 1967, a Ford substituiu a F-100 pela F-150, com maior capacidade para enfrentar as picapes C/K da General Motors. Em 1977, a Série F assumiu a liderança de vendas; posto que assume até hoje.
No ano de 1982, a Ford lançou a Ranger, uma picape de porte médio que era mais versátil e eficiente. O modelo conseguiu fazer sucesso em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Agora, depois de um período de sete anos, a Ranger será relançada na América do Norte em 2019.
A Ford lançou em 1998 a Série F Super Duty, para serviço pesado. A linha foi expandida com novos pacotes de acabamento e tecnologia; como King Ranch, Platinum e Limited, trazendo bancos premium de couro; multimídia SYNC com navegação; teto solar; bancos aquecidos e maior capacidade de carga.
A gama de motores também sofreu alterações, com o V6 EcoBoost em 2011. No ano de 2015, a F-150 ganhou carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, estendida depois às picapes Super Duty 2017.
Atualmente, se sobressai a F-150 Raptor com o motor V6 EcoBoost de mais de 450 cv; câmbio automático de 10 marchas e sistema de gerenciamento de terreno, com diferencial e caixa de transferência e eletrônica.