Quando em setembro do ano passado o BlogAuto trouxe em primeira mão o segredo do motor turbo do up! (Veja aqui), muita gente duvidou. Agora trazemos as primeiras fotos da versão definitiva, flagrada pelo nosso leitor Alexandre Souzas, que pegou o modelo sendo descarregado na capital de São Paulo.
A primeira vista, trata-se de uma versão Black up! normal de linha, mas a cobertura na tampa esconde a inscrição TSi na lateral direita da tampa. Infelizmente, não é a tão esperada versão GT up!, que não está descartada ainda. Segundo os nossos amigos da Car&Driver, a versão poderá ganhar o nome de Speedy up!
Os nossos amigos do AutosSegredos foram atrás também e descobriram que o motor EA-211 de três cilindros turbo terá potência de 101 cv com gasolina e 106 cv quando abastecido com etanol no tanque.
O Volkswagen up TSi deverá chegar ao mercado nacional no segundo semestre, segundo nossas fontes. Já consultada a assessoria disse desconhecer o modelo.
A nova motorização deverá dar um novo ânimo para as vendas do Volkswagen up! que, apesar de ser um dos melhores do segmento, ainda não decolaram, pelo menos da forma que a marca desejava.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O passo seguinte seria adotar este motor no restante da linha, partindo pelo Volkswagen Fox, onde já é utilizada a versão aspirada no BlueMotion e na nova geração do VW Gol que deve chegar ao mercado no ano que vem.
Agora um pedido pessoal para a Volkswagen: façam uma versão esportiva inspirada no modelo GT up! abaixo, se você também concorda, faça seus comentários abaixo.
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Gostaria muito de comprar um GT UP, pois pelas configurações que seriam colocadas na mecânica, como também no visual, seria o carro que gostaria de ter no meu dia- dia. Vendi um carro do uso recentemente e vou aguardar com esperanças a chegada desse foguinho de bolso….
Caros, o vw up é moderno sim senhor e uma referência no segmento dos subcompactos, porém foi “abrasileirado” pelos gênios de design da vw brasileira e o resultado foi esta coisa horrorosa por dentro e também tiraram a tampa traseira de vidro que é um charme na Europa. Pegaram um carro urbano e quiseram transformar em carro de família no Brasil, estão pagando pelo erro de estratégia.
Nem eu que não sou do ramo falaria uma bobagem dessa!! Teve que “abrasileirar” porque esse tipo de carro é para uma família brasileira que em sua grande maioria consegue ter apenas um carro. Haja visto que o Ka teve que crescer para atender esse publico. E a GM cansou de vender o Classic nessa faixa de preço para atender essa demanda.
Eu li na primeira linha:
“Quando em setembro do ano passado o BlogAuto trouxe em primeira mão o segredo do motor turbo do up! (Veja aqui), muita gente duvidou.”
Muita gente quem?
Porque eu pergunto isso?
É que fui lá na matéria, (revi até o meu comentário) e não vi comentário algum duvidando.
Tem 11 comentários e nenhum duvidando. Desculpe, mas achei estranho essa afirmação pois se lá não tem gente duvidando, ficou estranho.
Caro Valdek,
Obrigado pelo comentário, quando dissemos muita gente duvidou, foram os jornalistas do segmento, não o nosso público, esses sim são parceiros!!!
abraços,
Mazzeo
Confesso estar decepcionado com os números da cavalaria deste novo motor mas minha curiosidade vai mesmo para o torque que ainda não foi declarado.
Se este motor estiver disponível desde as versões de entrada (Take e Move), pode virar sucesso de vendas sim. A VW não pode deixar esse motor restrito ao topo (Red/White/Black)!!!
Na semana passada cruzei por um Up e um Golf na Fernão Dias, entre Extrema – MG e Cambuí – MG, ambos com placas de carro de teste, e comecei a observar o comportamento na estrada de ambos, com relação ao Up, fiquei abismado com a retomada e saídas rápidas de curva, já com relação ao Golf foi uma decepção, pois imaginava que seria a versão 1.4 Turbo, eu estava em um Punto 1.6 16V e todos nos estávamos andando juntos, depois desta matéria entendi o que o Up tinha para dar aperto em um Golf, e o que o Golf tinha (provavelmente com versão motor 1.6) para eu poder dar um aperto.
Cléber,
Eu particularmente não ouvi nenhum comentário sobre Golf 1.6, mas deveria ser alguma outra motorização que não a TSI 1.4
Te falo porque Eu tenho um Golf TSI e nem o Bravo T-JET chega perto. Posso te afirmar isso porque eu já acelerei com um T-jet na estrada…. Posso afirmar tbm pq tenho um Bravo Sporting (1.8 aspirado) e não dá nem para pensar em comparar o desempenho….
Antes do Bravo eu tive uma A200 Turbo com 156CV e o golf andava colado nela….
tbem será lancada um novo golf com motor 1.6… como era placa de teste talvez seja esse golf que ele deve ter visto… realmente esse novo golf 1.4 tsi da VW ande bem mais que bravo t-jet e que o punto t-jet… mais esse up com certeza nao vai valer a pena pq como aqui e brasil esse up turbo não vai sair por menos de 50 mil… e por 50 mil tem muitos 1.6 ai top …
Respeitando sua simpatia pela VW, gostaria de ponderar que colocar um turbocompressor em um motor de 85Hp e conseguir com tal complicada instalação que o mesmo ganhasse apenas 21 cavalos não chega a ser uma grande façanha, afinal, estou certo que boa parte dos preparadores de motor paulistanos faria coisa melhor. Outro aspecto é que o veículo com tal motorização conseguirá andar acima de 180Km\h e tanto a aerodinâmica quanto freios e suspensão do modelo não parecem adequados a tais velocidades. Posso estar sendo pessimista, porem acredito que tal carro será um bom matador de motoristas.
Qualquer veículo é matador de motoristas. Basta que seja irresponsável….
Sergio Afonso, se não tens nada melhor a dizer fique calado.
Obrigado!
Discordo de você.
Preparadores de motor independentes podem até conseguir extrair maior potência MAS não tem o compromisso com a durabilidade e confiabilidade que os engenheiros da empresa possuem, também não tem 10% do rigor técnico que uma empresa como a Volkswagen possui.
Sugestão: Pegue qualquer carro modificado em preparadoras e coloque ele para o uso contínuo e revisões a cada 10.000 km e sem mexer em regulagem de turbo, pressão, balanceamento de virabrequim… somente os itens de carros aspirados. Duvido durar 20.000 km. Por outro lado a vida útil deste turbinado de fábrica passa de 400.000 km.
Não se ultrapassou os 21cv justamente para não trocar os itens que você alega e nenhuma montadora vai colocar freios e suspensões sub-dimensionados para o carro.
21cv não significa que a curva do motor sofreu ajuste para final mas pode simplesmente ter sido para dar torque, que é o que falta neste tipo de veículo.
É por essas e outras que não se faz o que ‘prepradores’ fazem e sim utiliza-se uma equipe de powertrain, controls, teste e outras para se obter o ajuste do motor.
Eu sei que tem muita barbaridade sendo cometida por aí por gente que diz entender do negócio, mas acho que podemos dar um voto de confiança na engenharia da VW. Acho até que a fábrica poderia ir além dos 106cv. A potência ficou restrita para não ofuscar o 1.6 MSI 16V.
Quanto à durabilidade, depende da manutenção que o dono vai dispensar.
Um vizinho meu tem uma Parati 1.0 turbo e ainda está em forma e da calor em muito 2.0 aspirado…
VW Up é sem dúvida um ótimo carro, porem caro. O mundo mudou, e os consumidores também mudaram e não compram apenas pela marca, que em algum tempo fora sinônimo de qualidade, não que não seja – pelo contrário VW Up é ótimo. Mas pagar acima de R$ 30 mil/ por um carro “popular” e ainda básico. Motor turbo, será ainda melhor mas espere por preço próximo da estratosfera. Em minha modesta opinião, mais importante que versão GT é alcançar consumo com etanol acima de 20km por litro.
Volkswagen deixou de ser referencia, ela retrocedeu no tempo, perdeu qualidade, vendeu milhares de motores com defeitos, Quem quiser comprar um carro de referencia vai compra um HB 20 1,6 ,com 5 anos de garantia
Pagar 5 anos de revisões caras na concessionária sendo que a “garantia” não cobre todos os itens do carro?
Exemplo: Tive um i30 que teve uma mancha na pintura e ele não fica no sol. Alegaram que foi cocô de pomba e não resolveram.
Gostaria de elogia-lo mas o corro feio com cara feia demais interior sem criatividade painel de carro de brinquedo, uma tela touche destacável a moda antiga dos toca fitas que vc tinha levar sigo quando estacionava nas ruas para não ser roubado e por cima bancos inteiros com o apoio de cabeça a moda RECARI anos 70 antiquados. Um motor de 101 cv que qualquer marca chinesa vem com esta potência, pois anunciar potência em Etanol puro engodo pois todos sabem que não vale apena pelo preco. Ainda tem quem compre a versão automática desses carrinhos e acha que estar em carrão (motores de 75,78,80,98 cv uma tartaruga nas ruas) VW bem poderia fazer-lo mais simpático.
Então compre o Palio Fire ou Uno Vivace por 30/32 Kpaus com projeto e motor dos anos 90 e sem segurança passiva, muito melhor negócio que um Up! com motor europeu de três cilindros 12V todo de alumínio, quem nem tanquinho de partida à frio tem, com a “antiquada” direção elétrica e com estrutura de elevada resistência à torção e com soldas a laser. Mimos e firulas coloridas valem mais que alta tecnologia, né? Depois o brasileiro reclama que é tratado como otário.
Antonio, vc falou tudo!!! por mil ou 2 mil a menos os brasileiros compram palio, uno e cia cheio de adesivos alusivos a isso ou aquilo e acham que fizeram mais negocio do que quem compra um carro moderno como o Up…faço minhas as suas palavras…é por isso que brasileiro é tratado como otário
Possuo um UP White. Simplesmente fantástico este carro. Já conhecia ele na Alemanha, antes de ser lancado no Brasil. Na categoria, é imbativel para quem a qualidade é um item determinante na escolha
Pelo visto será um Up! comum com uma “turbininha de plástico” e só, sem nem um mísero freio a disco nas quatro, nem a frente mudaram, mas o preço, ah o preço.. deverá custar uns 10 mil a mais que o top, que já é caríssimo. Up! é um ótimo projeto mas as vendas continuarão baixa, por conta da absurda ganância da VWBR.
Feito para mulheres formais. Não tem pegada esportiva, estilo para os vovôs e nem utilidade logística.
Achei que a identidade é mais corporativa e universitária do que social.
O Up! é um carro lançado na Alemanha e o seu desenvolvimento levou em conta o nível de exigência europeu. Desnecessário aqui dizer o que eles lá sabem e tem a seu dispor em termos de tecnologia automobilística. Eles nao sao chegados em “perfumaria” estética e sim em conteúdo tecnológico. Volkswagem novo nao se compra em “promoção de balaios”.
Só esqueceu que o Up nacional é uma versão piorada do Alemão.
Piorada em relação a que?
Dá para fazer uma lista comparativa?
Sou proprietário de up! White, com 6 meses de uso. Economia de combustível, seja na gasolina ou etanol, excelente !! Desempenho em curvas ( uso constantemente a Rod. Oswaldo Cruz ) Excepcional !! Com a versão com 20 oo25 Cv’s amais , com certeza resultado espetacular !!
Cada cultura com sua realidade e experiência automotiva. Há aqueles que se deixam “impressionar” com a embalagem e os “adornos” tecnológicos baratos , afinal, no Brasil aparência é “tudo”.
Se vier com uma roda bonita como a do UP! GT e o motor gerar torque de 16 kgfm a partir dos 1500 rpm e for linear até 4500 como é linear a curva de torque dos EA211 1.4 e 2.0, vai ser uma delícia de dirigi-lo.
O carro é pequeno e leve… 106 cv (etanol) devem garantir uma boa diversão ao volante.
“Ah, mas qualquer preparador consegue mais que isso”… concordo, mas estamos falando de um modelo original de fábrica, com todos os ônus e bônus que isso acarreta.
Eu já simpatizava há algum tempo com o UP, pois seu design me agrada. Mesmo com a configuração atual penso ser o sucessor do fusca.
Se vier mesmo tal UPgrade acredito que as vendas devam decolar de vez. Sou candidato a ter um. Abraço a todos.
Interessante como o povo aqui apenas disputam qual a melhor ou pior montadora. Pelo que parece muita gente não entende nada de carro.
Vamos la: Esse carrinho com um motor turbo, mesmo com pouca adição de cv com certeza vai ajudar muito carro, ainda mais se falando em relação cv/kg. Mas sinceramente quanto vai custar esse carro? E pagar tão caro em um carro para 4pessoas?
Se voce não entende de carros JULIO, então fique de fora dos comentários, e pare de tentar adivinhar o conhecimento dos outros, pois voce não sabe nada mesmo pelo visto.
Agradecemos seu silêncio.
Pq agredir o cara? Fala que ele não manja mas também não argumento pq os outros ‘manjam’.
Eu me apaixonei pelo UP GT duas portas das fotos iniciais do site. Se a VW o fizer ou trouxer , um é meu! Não me importa o preço ! Com todo o respeito pelas opiniões em contrário. Pergunto a VW : se o meu uso é de um veículo de 2 portas , então porque não tenho a opção de te_lo? ( nada a ver com OTAKE de 2 portas.)
Gente me perdoe a franqueza mas estes comentários é realmente pobre estamos na era Toyota,Honda,Hyundai e vocês discutindo UP Volkswagen é por isso que o PT ganhou de novo.
ok, vamos falar do incrivel etios então? só um aviso, ser paga pau de marca não a faz boa…até pq se for para falar de marca tem coisa infinitamente melhor que todas as que você citou, eu mesmo trabalho em um montadora melhor que estas.
Limite-se a analisar cada carro no devido segmento, ai não sai comentário sem argumento.
Infelizmente tenho a informa-los que quando estes “super” motores quebrarem ,primeiro não haverá peças, segundo dado a carga de impostos deste país, sim pois não estamos na França ou Inglaterra, ninguém terá condições de arcar com as caras revisões, manutenções e daí , voltamos ao marco zero. Carro para Brasileiro é Pé de Boi ! ! Vai tentar vender um carro turbo usado com mais de 60000 km………….Tem super carros a venda por R$ 30.000,00. OKM foram vendidos a 90.000,00. sabem quais não ? Outra coisa para os colegas saberem , não há mão de obra qualificada nas revendas. podem dar 100 anos de GA que não adianta é fria. É tudo GA paga por longos anos………….
Quanto ignorância em tão poucas linhas… Volta pro curral!!
Acho engraçado esse motor e a VW, estava lendo alguns comentários e vi que ficaram surpresos com esse motor só tem 101 a 106cv, eu também fiquei surpreso visto que ja teve o GOL III 1.0 turbo com 112cv a gasolina que era um motor mais fraco e antigo e ainda sim conseguiram tirar toda essa cavalaria. Por ser um carro esportivo deveria render uns 115cv do Golf VII 1.0 ja que sao o mesmo motor.
Caro Fabiano,
Voce menciona o novo Gol em 2016, será um facelift sobre o atual, correto?
E o GTI virá agora ou na novíssima geração em 2018?
Se vier nesta versão GT e com essa carroceria mais arredondadae moderna, não igual a atual que parece ter ficado sem terminar e parado no tempo………é certo que a Volkswagem venderia mais… chega de empurrar carros caros com desenhos antiquados….. tá na hora de encarar a crise com modelos mais bonitos e menos espartanos….. São ótimos carros, mas com design muito ultrapassado……..
Infelizmente a maioria compra carro sem pensar na segurança , qualidade e outros itens tecnológicos. Basta olhar os videos abaixo…..
up- https://www.youtube.com/watch?v=GtfxSm8018c
Uno – https://www.youtube.com/watch?v=hqNVpawK8Z0
HB20- https://www.youtube.com/watch?v=QHlyQwDV6T4
ONIX – https://www.youtube.com/watch?v=2eCfYuZvt2g
O problema do UP é o preço. Até agora não vi um CROSS rodando nas ruas, que completo passa dos R$ 50.000. Imagina o valor que vai custar esse TSI. Vai encalhar nas lojas.
Ontem saiu o Golf com motor 1.0 turbo de 3 cilindros.
A potência ficou em 125 cv e o torque 16mkgf
Só acho que 125 cv no pequeno up o tornaria até perigoso. kkkkk
Pelo preço que será só um retardado mental comprará.
Mesmo existindo muitos acéfalos no Brasil, com as condições do país, nunca venderá o que a sanguessuga VW planeja.
Desde que venha 2 portas tá valendo! Tenho uma carta de crédito contemplada esperando o lançamento só pra arrematar um desses! E a VW na vanguarda dos lançamentos: 3 cil, turbo, flex, estilo europeu, seguro, ideal para os grandes centros e jovial!
Na era dos smartphones as fábricas poderiam adaptar carregadores nos carros e mesclarem apps auxiliares nos carros como bloqueadores, funções de rádio, abertura de portões, localizador, etc.
Um dia chegaremos lá!
GT Up! daria um carro urbano de respeito, numa versão quatro portas então…
Sublime aos meus olhos.
Ok meu amigo Paulo se você conhece marca infinitamente melhor que Toyota pelo amor de Deus então eu estou fora desta bate papo…ate breve.
Ok meu amigo Paulo se você conhece marca infinitamente melhor que Toyota pelo amor de Deus então eu estou fora deste bate papo…ate breve.
Acho interessante a idéia de inovação… mas quem sem lembra do gol turbo? Não durou 2 anos…. galera vamos dar valor ao dinheiro… Tenho um March 2014 1.6 SV que tem 111 cv , faz 8,5 km/l na cidade (com etanol) e revisões honestas a cada 10 mil km ou 1 ano. Excelente carro para a cidade, potente rápido e leve. Na época aAté pensei neste UP mas a razão foi mais forte que a emoção…
O motor 1.0 turbo do Gol sofria basicamente dos mesmos problemas do motor turbo do Audi A3 da mesma geração. Não era um motor ruim, mas com a gasolina que nós temos (era pior na época) e a política da VW de troca de óleo para este motor, o mesmo só acumulava borra e fundia.
Tive a oportunidade de dirigir um Audi A3 com motor 1.4 turbo. Motor de 122 cv, em um carro de 1200 kg. Olhando estes dados, você pensa que um Corolla Altis 2.0 com 153 cv e 1350 kg deveria basicamente humilhar um Audi A3. Mas não é o que acontece. O motor do Audi parece tranquilo mesmo nas investidas mais intensas do acelerador, quando o Corolla parece mais esgoelado. Portanto este Up TSi com 106 cv não me diz nada. O Gol Turbo 1.0 tinha 112 cv e um torque de 15,8 Kgmf aos 2000 rpm. Se a curva de torque deste motor foi igual ao do Audi 1.4 (iniciando aos 1400 rpm), aí estamos falando de um motor 1.0 capaz de substituir os atuais 1.6, sem deixar a desejar, e com um consumo de combustível muito superior.
Gostaria de saber por que não o GT UP no Brasil,la na Europa ou onde seja tem frente esportiva com led,aerofolio duas saidas de escapamento…?????????EU QUERO UM GT UP…