Entrevistamos a pouco o gerente de marketing da Volkswagen, Fabrício Biondo. O bate-papo foi interessante para entender algumas soluções apresentadas na Saveiro e esclarecer outras dúvidas que surgiram ao conhecer a picape. Veja a seguir os principais pontos da conversa:
Utilização de picapes compactas
“Lazer, sem dúvida”, nos disse Biondo. Mesmo quem usa uma picape para trabalho carrega em média apenas 200 kg segundo pesquisas da VW. No caso de uso severo, cerca de 2% dos clientes, mal passa de 600 kg.
Mix de vendas
“Ainda não sabemos com certeza como será dividido. Dependerá do retorno das concessionárias, que fazem pedidos direto para a fábrica”. O executivo, no entanto, acredita que a divisão será de cerca de 37,5% para Trooper e Trend, e 25% para a básica.
Trooper cabine simples
“E se o cliente tem duas motos e quer uma picape mais equipada?” Foi para isso que a Volks decidiu oferecer a cabine simples também com o padrão da Trooper, hoje uma opção inédita no segmento.
Cabe moto?
Fabricio garantiu: “a cabine simples leva motos de até 450 cc tranquilamente e a estendida também, mas aí a moto terá de ir na diagonal”. A pergunta é do leitor Marcos Vinicius.
Visual da Saveiro
“Criamos uma picape sem modismos”, explicou Biondo. “Nada de plásticos em excesso, ao contrário, as linhas são elegantes e limpas”. A alfinetada na Fiat estava presente em quase todos os diálogos com os executivos da VW. Explica-se: a montadora sabe que a Saveiro pode ser o fiel da balança no ranking de vendas geral. Em automóveis, a Volks já vende mais que a Fiat, mas a Strada vira o jogo hoje. Embora tenham dito que a meta é de 5 mil unidades/mês, a marca alemã já fala nas entrelinhas em passar a Strada.
Preço
Um dos temores é o de que a Saveiro custasse caro. A versão Trooper, por exemplo, sai por R$ 38 990, mas vem sem vários equipamentos que a Strada Adventure tem de série. Biondo observou que com o pacote de opcionais que alinham as duas picapes, “a Saveiro é ainda mais de R$ 2 mil mais barata que a rival”.
Clínicas
“Ouvimos atentamente os clientes para definir o que eles queriam ver numa picape. Por isso está lá o step-side igual ao da Montana e os ganchos deslizantes da caçamba.”, disse Fabricio. “Aliás, o step-side nem foi criação da GM, a Ford já tinha isso antes.”, completou.
Roda de aço estilizada
Um dos pontos curiosos da Saveiro Trooper é a roda de aço “estilizada”. Mais uma vez, Biondo citou as clínicas com clientes: “as pessoas nos explicavam que queriam ter uma roda bonita, mas que não riscasse ou amassasse se elas estivessem passando em algum trecho ruim de estrada. Aí pegamos a roda do CrossFox e a redesenhamos para usar na Trooper”. Fabricio nos lembrou que o CrossoFox oferece essa opção na versão básica, mas quase ninguém opta por ela.
Cabine dupla
“Nós oferecemos essa opção, mas na Amarok, que chega no final do ano. Ela será nossa picape cabine dupla”, completou o gerente da VW.
Outra curiosidade já que tocamos no assunto da Amarok é que a traseira da Saveiro foi inspirada nessa picape. Na verdade, no conceito SAR, que esteve no Salão do Automóvel no ano passado.
Achei muito bonita a saveiro! Realmente tem o visual mais limpo. A strada, na minha opinião, apesar de ter a frente e o interior melhores que os da saveiro, tá com uma traseira feia, muito cheia de plásticos. Sinceramente não sei qual das duas eu compraria. Agora teve 2 coisas que não gostei nessa saveiro: O acabemento, muito pobre como em quase todo VW; e essa roda preta horrível!!! Se fosse pra colocar uma roda preta, pelo menos que fosse uma bonita!
Achei show de bola a Saveiro. A traseira e lateral são bem mais inspiradas que a dianteira e o interior, mas blz.
Ok, tinha o preço a ser sabido, mas vão ser repetidos os problemas Gol e Voyage tiveram?
VW, vê se cria um modelo com aquela outra lanterna foi dada ao Voyage!!!
Amigos do Blogauto, primeiramente obrigado por efetuarem minha pergunta ao Fabricio Bionbo e se a resposta dele for verdadeira mesmo de que a cabine estendida cabe uma moto na diagonal "motos abaixo de 450cc" claro.
Com certeza esse carro vai vender muito pq o grande problema para quem leva motos é ficar preso à uma picape com cabine simples, à 2 meses atrás eu tinha uma Ford Pampa só pra levar minhas motos. Infelizmente furtaram a mesma. Se couber vai ser A PICAPE !
ABS!!! e obrigado pelo ótimo trabalho.
MVinicius
Se a VW for esperta e ágil, ganhará uma grana com acessórios.
Imaginem spoilers (rodas, saias etc…) para a Saveiro (Voyage/Gol nf.), pois parece faltar algo na sua frente abaixo do para-choques.
Meio óbvio, certo? Qual é a montadora que faz um carro sem pensar no consumidor? E atualmente, a regra das montadoras é pensar "no bolso" do consumidor (em esvaziá-lo). Empresa (nem precisa ser montadora, falo de qualquer empresa) que fizer algo para vender sem ouvir a opinião dos consumidores e considerar inclusive o posicionamento da concorrência está no caminho da falência. Parabéns para a VW, que deu uma bela atualizada na querida SAVEIRO, sem exageros estilísticos, em que pesou muito mais a opinião do setor de engenharia (bom conjunto mecânico + suspensão + carroceria adequada à proposta) do que a opinião do setor de marketing (que pensa em "enfeitar" o produto em nome das vendas). Desta forma, a nova saveiro chega ao mercado no sentido oposto das picapes da FIAT (onde o marketing, na tentativa de maquiar o produto e criar versões tipo "adventure", entope a carroceria do veículo de plásticos pretos e acessórios inúteis que só tem finalidade visual).
Mais uma vez a VW inovando.É incrivél,a montadora sempre em o colelho na cartola.a versão trooper é um dos modelos mais lindos de pick ups que ja vi!!É um carro que não precisa de mais nada.
CAROS AMIGOS:
COMPREI UMA SAVEIRO TROOPER AGORA NO DIA 18/01/2010 E DEI ENTRADA NA VW DIA 22/01/2010 JÁ COM DEFEITOS COMO:INFILTRAÇÕES, DIREÇÃO COM PEQUENOS ESTRALOS E LANTERNA TRASEIRA FOLGADA, ATÉ VENHO PENSAR QUE ESTE VEÍCULO FOI USADO PELA VW.
QUEM ESTIVER PENSANDO EM COMPRAR DEVERIA PENSAR MELHOR…
Comprei uma saveiro tropper, muito boa, muito espaço, mas a volkswagem deveria cuidar mais do controle de qualidade de todos os modelos. Recomendo custo x benefício e olha que já fui dono de uma strada da fiat.
eu tenho uma nova saveiro 2010 cabine estendida e gostaria de comprar o rack de teto com longarinas original mas nao estou encontrando no mercado onde consigo comprar nao encontro nem na internet
COMPREI UMA SAVEIRO TROOPER E ESTOU SATISFEITO, EXCETO, PELA CAPOTA QUE APESAR DE TER SIDO COLOCADA NA FÁBRICA QUANDO CHOVE INFILTRA PARA A CARROCERIA. FUI NA VW E ME DISSERAM QUE É NORMAL. A VANTAGEM É QUE TEM UM GARANTIA DE 5 ANOS CONTRA FERRUGEM.AQUELA RODA NA COR PRETA TAMBÉM NÃO ESTÁ LEGAL. NO MAIS ÉLA É ESPETACULAR.
amigo vc q ta com a saveiro sem o rack,sinto muito mas vc se deu mau,pois eu tbm to com a saveiro minha sem rack e é como vc msm diz.ñ encontra nem pela internet e o fabricante só enrola e ñ fornece o rack ao consumidor.um abraço a todos ,gostei da saveiro nova mas vw ta ruim eim.se ñ fornecer então ñ lance o veiculo.
Sou proprietario de 2 saveiros uma cs e outra ce que uso so nos finais de semana e viagens.Oq mais me admira e o bx consumo, mantendo media proximo ao 18km/l chagando at 20km/l,em condiçoes normais de uso numa velocidade media de 75 a 90 km/h, de 2000 a 2300 rpm, registrados no computador de bordo,.estou muito satisfeito, mas VW poderia melhorar a suspensao dianteira evitando a batida de final de curso,(como a antiga montana)e tambem diminuir a cx. de roda traseira q. e muito espaçosa , podendo melhora capacidade da caçamba, sem mudança de projeto, e ainda mudar a mola traseiro em forma de barril p torna-l a m ais macia.