O Brasil é mesmo o “país dos coitados”. Depois da choradeira das montadoras pedindo para ganhar mais mesmo vendendo cada vez mais, agora são os usineiros, produtores de etanol, que fazem terror. Segundo eles, se o governo (sempre ele) não fizer algo, o carro flex vai acabar.
No raciocínio deles, como o etanol tem demanda muito alta e os preços não baixam, o consumidor deixará de usá-lo em favor da gasolina, que não tem aumento desde 2009. Aí eles vão abandonar a produção aos poucos em favor do etanol anidro que vai na composição da gasolina e pronto: voltamos ao fim do programa pró-álcool.
Que existe um problema, não há como negar, mas alguns setores da economia teimam em reclamar para o governo como se eles não fossem parte da solução. Em setores competitivos, as empresas investem em modernização para baixar custos e enfrentar a concorrência. Nesse caso, é mais fácil culpar a Petrobras, que mantém a gasolina com preço estável. Pode até ser que o governo esteja segurando aumentos, mas a estatal não tem dado prejuízos, ou seja, para o consumidor está bom – embora ainda paguemos caro por um combustível ruim se comparado a outros países.
E o que querem os usineiros? Que o governo aumente o preço da gasolina e que divulgue um “planejamento estratégico” para o setor. Em outras palavras, que crie algum tipo de benefício para essas empresas investirem na ampliação da produção, que está estagnada desde 2008.
Curioso que na época do boom do carro flex, muita gente quis comprar usinas, investir no Brasil e agora virou um mico produzir álcool combustível. O mercado de carros bicombustíveis é imenso, o consumidor prefere o etanol por ser mais limpo e a tendência é que mais e mais carros com esse tipo de motor sejam fabricados. Sobra demanda e ninguém interessado em dar conta dela. Será incompetência ou outra coisa?
Esse tipo de noticia me tira do sério..
Essas coisas só acontecem no Brasil mesmo… nos temos a pior Gasolina do mundo. Nós temos os piores carros do mundo, em termos de preços e de eficiencia motora tbm…
e ainda tem mais gente querendo coloca no c* dos brasileiros…
Parece que nao tem fim.. só querem ganhar mais e mais e ninguem faz nada.. incrivel..
Governo: tira essa porcentagem de alcool da gasolina e pronto acabam os problemas, vai sobrar alcool no mercado, vai abaixar o preço e nossa gasolina será muito menor, favorecerá a economia de combustivel dos carros..
tem coisa que nao da pra entender, alias, da sim, mas todos parecem que tapam o sol com peneira.
Gasolina sera muito melhor*
CARNICEIROS DESGRACADOS!
SOLUÇÃO: deixem as usinas nas mãos dos operários. Todas as usinas abandonadas pelos sinhozinhos e tocadas por cooperativas dão lucro produzindo álcool hidratado, anidro, açucar e até componentes para adubo. Quem é do ramo sabe que as usinas mais produtivas são as cooperadas. Nada contra o capitalismo, nada contra a livre-iniciativa. Enxerguem que os sinhozinhos usineiros botam a mão em vossos bolsos enquanto nos ocupam nas criticas os trabalhadores e seus direitos. Não sejamos atentos ao processo e míope aos resultados.
Parem de comprar carros 0km…
O futuro não são os carros flex e sim os elétricos. Será que vale a pena subsidiar um negócio sem futuro?
sabe o qué fo… é pagar um preço abusivo por um produto de péssima qualidade alcoól aqui não ascende nem churrasqueira só tem água.
Ah ea gasolina só serve pra criar borra no motor alrgria das retificas.
Não é incompetência não, pois se existe um setor no Brasil que é considerado totalmente eficiente e com condições mercadológicas e tecnológicas para competir com qualquer país do globo terrestre, esse setor é o agrícola brasileiro.
Usina que é indústria, está atrelada a agricultura, tendo em vista que álcool é resultado da matéria prima produzida no campo, e os principais fatores determinantes nessa história são o aumento do custo de produção no campo e na indústria de álcool, além da crise vivida em 2008 cujo passivo dessas Usinas ainda estão sendo sanados.
A impressão que fica é de maravilha e que vão mamar no governo, realmente é essa a impressão que nós temos, mas para quem procura estar atento lendo matérias relacionadas do setor, e entendendo um pouco de economia de mercado, produção e etc, percebe que os custos de insumos, produção no campo e indústria, maquinário, encargos, salários tiveram aumento com os repasses acima da inflação por causa do Lucro Brasil, e o resultado está à vista, com um mercado imenso querendo comprar mais álcool, mas com um setor industrial e agrícola com condições financeiras de investimento limitada por vários fatores e que possui um teto de preço. Assim, nenhum empresário do planeta terá interesse em entrar num negócio de alto risco, onde existe tabelamento indireto de preços, ou seja, o empresário sabe que tem demanda, mas vê o negócio com alto risco, pois se seus custos subirem ele tem um teto para subir seu produto "álcool" e a partir desse teto ele não pode mais subir e seus custos podem acabar com seu capital investido.
Seria a mesma coisa que se eu comprasse uma Sorveteria Comum e assumisse a dívida do antigo dono ou até mesmo sem dívida, mas precisando eu investir na compra dessa sorveteria ou na melhora da produção de sorvetes, mas tendo ciência que o salário do balconista, do caixa, do leite, do guarda-napos, da colher e etc terão aumento anual e eu não poderei repassar esse aumento para meu sorvete, pois esse sorvete por ser comum existe um teto em competição com o sorvete premium que ficasse tabelado cuja sorveteria fosse vendida ao lado "para não dizer no mesmo posto/estabelicimento/sorveteria". Quem compraria essa sorveteria comum se os custos aumentam e o meu concorrente não sobe os preços a anos de MANEIRA TOTALMENTE ARTIFICIAL, pois o petróleo possui oscilação na maioria dos momentos para cima e os repasses seja para mais ou para menos não são repassados.
É importante que se diga que a Petrobrás somente funciona porque é ESTATAL, senão já estaria quebrada, pois sua dívida é acima de 100 bilhões de reais e a vários anos com aumento do petróleo e da inflação, a gasolina continua com preço manipulado.
É um fato semelhante ao tabelamento do dólar que o Brasil adotava, com reduzidíssima banda de flutuação, que quebrou muitas empresas que precisavam trabalhar seja na indústria, financeiras… com dólar.
Tabelamento não é coisa de economia independente, de país estabilizado, pois onde há estabilidade ocorre liberdade. A questão da gasolina e diesel tabelado no Brasil, não se resume simplesmente a questões econômicas, mas sim a estilo de governo populista querendo agradar seus eleitores ou conquistar novos.
Eu que procuro acompanhar as matérias relacionadas a esse tema, petrobrás, combustíveis, álcool, usinas…tenho observado que o setor usineiro não pleiteia de maneira aberta o tema do aumento de preços, mas sim o fim do tabelamento do combustível pela petrobrás, sujeitando os combustíveis refinados as suas oscilações de mercado, seja para cima ou para baixo, porém é óbvio que se para cima, permite margem para subir também o álcool e inclusive com abusos, mas para isso existe percentual de mistura do anidro em até 18% e carros flex para abastecer com gasolina para evitar abusos.
Esses vermes tem é que tomar vergonha na cara e parar de fabricar açucar (pq o preço lá fora está altissimo) que ai resolvemos o problema.
Mas não, essa raça quer ganhar, ganhar, ganhar……
A solução seria reduzir ainda mais o teor de alcool na gasolina, mas dado o gargalo do refino no Brasil, os usineiros estão com a faca e o queijo na mão. Se os usuários dos Flex correrem pra gasolina, o país terá que importar cada vez mais o combustível, se ficarem no alcool, os preços sobem ainda mais…… Solução então? A Petrobras Bio tem que entrar de cabeça no negócio do alcool, com preços competitivos, de maneiera a intervir nesse setor da economia, forçando os usineiros a baixar os preços. Somos auto-suficientes em óleo pesado, mas não temos capaciadade de refiná-lo.
A dívida da Petrossauro é de quase R$ 130 bilhões (R$ 128,5 bi). É difícil entender como é possível tanta ineficiência: balança de petróleo praticamente sustentável, um dos combustíveis mais caros do mundo, adição de etanol na gasolina… Claro que a manutenção dos preços dos combustíveis teve um efeito positivo na economia, o fato é que o cidadão sempre acaba pagando para que que os demais não percam nunca: estatais, multinacionais, usineiros e políticos. Afinal, com números também se ganha eleições, mesmo que os tais números não sejam toda a verdade. Resta saber se o ralo fica no Planalto…
"..agora é o são os usineiros.."
tem que ser
"..agora sâo os usineiros.."
Vamos todos comprar e andar de bicicletas.
É mais limpo, mais saudável, mais barato e não forma trânsito.
Acho que esse será o futuro do Brasil. O país das bicicletas… Porque chegará um momento que as pessoas não vão mais conseguir manter um carro.
É uma tragédia anunciada,vamos partir para os carros elétricos.
Tem gente peguntando: E quando o petróleo acabar?
Quando o isso acontecer, não haverá diesel pra colher e transportar a cana e seu produto final. Já pensaram nisso?
Ou seja: Atualmente, alcool só para veículos pequenos.
@Ricardo RJ,
Não dá para partirmos para carros elétricos!
Quem produz parte da eletricidade são os Usineiros.
Também tem um fator importante nesta história que muitos não observam.
Admitamos que todo mundo passe a usar carro elétrico no Brasil, admitamos ainda que a Califórnia use sua frota que é maior que toda a frota brasileira passe a usar somente elétrico, o resultado é pane geral do sistema elétrico mundial e para poder suprir toda essa demanda por mais energia elétrica, será necessário Usina Atômica, pois energia hidrelétrica além do impacto ambiental, social… uma hora acaba por falta de queda d'água suficiente para atender essa demanda. Usina Termoelétrica precisa de petróleo para funcionar, o que dá na mesma, ou até carvão que é desmate puro.
O final disso é a Usina Atômica, e não preciso dizer nada sobre Usina Atômica depois de Chernobil e Fukushima. Eu tinha vontade de viajar para Tóquio que não está tão perto de Fukushima, já agora quero visitar Tóquio só na fotografia. Imagine um mundo rodeado por Usinas Atômicas, só no Japão são 54 ativas aproximadamente, isso tudo para atender indústria, lares e uma mísera frota de carros elétricos, imagine uma grande frota de elétricos espalhados por todo o globo.
Acabaria sendo comum sempre termos uma Usina Atômica perto do quintal de nossas casas.
Assim, enquanto não desenvolvem totalmente o carro elétrico movido por energia solar, fico com os combustíveis líquidos mesmo, ou então para não quebrar com os preços dos combustíveis no Brasil, sigo a sugestão do nosso colega RODRIGO, que sugeriu andarmos de bicicleta, desde que não seja elétrica, haja eletricidade para um planeta de bicicleta elétrica, ou na últimas das hipóteses UTILIZAMOS O OSCAR, QUE É O OSCARCANHAR PARA CAMINHADA, RSRS.
Prezado Comanche, os motores a combustão interna tem os dias contados. E não existe sistema elétrico mundial – cada país ou região tem o seu, não são interligados, ou seja: não existe apagão global. Seja usando célula de combustível, aumentando a flexibilidade das redes (isso já acontece na Europa) e usando energia solar é eólica, ou mesmo termoelétricas limpas, o fato é que até mesmo as leis ambientais nos países do Hemisfério Norte já são elaboradas prevendo o gradual abandono dos motores de combustão interna. Não tem volta. Há vários projetos grandes de uso de energia solar no mundo hoje, um deles irá abastecer boa parte do consumo na Europa, principalmente Alemanha e Itália, e as autoridades já tem calendário para fechar usinas nucleares conforme aumenta a disponibilidade de outras fontes. Tome por exemplo um veículo moderno, como um Prius ou Leaf: com algumas horas ligado em uma tomada residencial comum, as baterias fornecem autonomia de quase 200km, o que para muita gente é o suficiente para vários dias senão para a semana toda. Há algo que em geral é desconsiderado quando o assunto é carro elétrico: a eficiência do motor de combustão interna para gerar força é baixa: aproximadamente 26% para gasolina. Os motores elétricos são muito mais eficientes, eis a mágica dos híbridos. Se considerar que nos países de primeiro mundo já é possivel gerar energia nas próprias casas, com células solares de alta eficiência ou mesmo geradores eólicos, e algumas vezes até conectando o sistema na rede pública/concessionária, o uso do carro elétrico vai sair de graça: acabou a dependência do petróleo e mesmo do etanol para o uso do automóvel. Outra tecnologia em vista é a fusão – há expectativa de se ter o primeiro reator em funcionamento estável dentro de mais alguns anos: o ITER, um reator tokamak, está previsto para entrar em operação em 2014, e o DEMO, com fornecimento comercial, alguns anos mais tarde. Saudações.
Comanche, só mudaremos esse país quando o brasileiro souber votar, pq quando o lulla esteve no comando, uma de suas perolas foi vomitar que teriamos autosuficiencia no petroleo, e hj nós temos que importar gasolina graças à pura enganação e desprezo com o coitado do brasileiro que não lê jornal, portanto, usineiros, montadoras, politicos,e o proprio governo, nunca antes nesse país ganharam bilhoes de reais à custa do trabalhador que paga 5 meses do seu trabalho p/ pagar a conta dos petistas safados e multimilionarios.
Sobre os carros elétricos, ninguém diz de onde virá toda essa energia necessária. E sobre o volume de carros que se soma aos já existentes todos os dias, vale lembrar que a estrutura viária não está acompanhando na mesma velocidade.
@John
Prezado amigo, sei que não existe sistema elétrico interligado e que cada país possui o seu sistema energético, mas a maioria dos países estão com suas fontes produtoras em seus limites de produção e um produto com a demanda de consumo de um automóvel e ainda multiplicado por milhões, é sim um fator preocupante para geração de energia. Novas fontes produtoras estão sendo pesquisados, como as que você citou, mas nenhuma com eficiência e custo comercial propício para substituir as arcaicas e modernas geradoras atuais. Enquanto países da Europa discutem o fechamento de Usinas Atômicas é preciso discutir quais fontes alternativas substituirão as Atômicas na Europa, pois a Alemanha e Espanha tem suprido com a Eólica, mas ainda estão incipientes frente a demanda desses países, haja vista que nem toda a parte de qualquer território é propício para sua instalação pela baixa incidência de ventos próprios para produção de energia elétrica em larga escala. (Importante dizer que alguns fechamentos são de usinas atômicas já em situação obsoleta e com grau de risco alto por ser projetos antigos, mas não tem se observado fechamento de U.A com idade mediana. O que ocorre é fechamento de Usinas que já deveriam estar fora de produção a tempos e que foram acelerados seus processos de encerramento de produção pelos exemplos de Fukushima e Chernobil).
Eu concordo sobre a eficiência energética baixa dos motores de ciclo Otto "motor a explosão", mas as próprias celulas solares que não somente alimentam lares no primeiro mundo como você menciona, mas sim até mesmo no Brasil, pois existem lares populares onde a energia elétrica não chega por redes de cabeamento e algumas residências populares sem muito consumo elétrico já adotaram em partes até mesmo do sertão nordestino, mas o fato principal, mesmo que determinadas células importadas sejam mais eficientes para os europeus, seja que os projetos israelenses de painéis solares com lentes de aumento poderosas produzindo focos concentrados de energia solar em cima de cada célula fotovoltaicas ou até as mirabolantes e interessantes células dispostas contra o sol recebendo seus raios projetados em enormes espelhos…enfim, todas essas tecnologias são o nosso futuro, mas o fato é que para o presente, existem uma enorme crítica científica sobre como suprir a demanda de carros elétricos sem provocar uma ou várias grandes catástrofes ambientais e humanas, além de se evitar racionamento de energia e aumento de custos finais dessa energia até para a produção industrial de todos os setores fazendo um planeta muito mais caro, pois toda produção industrial obviamente consome energia elétrica.
Enquanto não se projeta um sistema eficiente e competitivo financeiramente dizendo, os líquidos terão seu império preservado. Abraços.
Cada povo tem o governo que merece. Brasileiro não tem nada do que reclamar. Terra de samba, carnaval e praia.
POE ESSA MERDA DE CARROS A DIESEL ENTAO "BRASIL UM PAIS DE OTARIOS" EU INCLUSIVE SOU UM DELES
já vai tarde o motor flex. Porcaria que só faz o carro ficar gastão com gasolina e ainda mais gastão com o alcool.
isto eh um absurdo!!!!!!!!!!!!!! acham que nos consumidores eh q temos q pagar as contas-lucros deles!
Se o Brasil fosse um país sério, com políticos honestos, com uma justiça que funcionasse, com uma população bem instruída, não teria 10% dos problemas que enfrenta e dos que ainda estão por vir.
Se os nossos políticos fossem preocupados com o futuro do país e do seu povo, e boa parte empresariado que atua no país (seja local ou estrangeiro) fosse sério e não estivesse acostumado a receber favores do governo, a fazer chantagens baratas, a esfolar o consumidor… tudo seria diferente. O governo desoneraria produtos inerentes ao desenvolvimento do país (combustíveis, veículos de carga, material de construção, equipamentos de tecnologia…) e inerentes ao bem estar do cidadão (alimentação, vestuário, taxa de juros para aquisição da casa própria, para abertura de empresas…).
Infelizmente, a maioria daqueles que estão no poder (independente de partidos e independente se atuam na esfera municipal, estadual ou federal) não estão nem aí para o povo ou para o país, só querem enriquecer. Utilizam-se das mesmas práticas que seus bisavôs, seus avôs políticos usavam, depois ensinam seus filhos e filhas a mesma cartilha e os lançam no mundo da política.
Quantos netos, netas, filhos, filhas, esposas, irmãos, irmãs… de corruptos estão na política atualmente, alguns sobrenomes são até emblemáticos de tão antigos e de tantos escândalos que já passaram.
No Brasil escândalos e crimes de corrupção são até amplamente divulgados, mas os culpados nunca são punidos ou presos e o dinheiro nunca é devolvido aos cofres públicos.
Esse tipo de coisa repercute de toda a forma na vida do cidadão, seja por pagar quase R$ 40 mil em um carro popular completo e não ter mais espaço dirigir nas ruas; seja por abastecer com gasolina ou álcool e ter solvente, água ou algo mais colocado no tanque; seja por ter rodovias em péssimo estado de conservação e depois ter que pagar pedágio em rodovia privatizada sem ter a contrapartida da redução de seus impostos…
Sonhar não é pecado, mas quando analisamos friamente o cenário brasileiro, no qual 99% de suas mazelas são culpa de má gestão e mal planejamento por parte dos políticos, e quando observamos o nível atual dos políticos e daqueles que ganham as eleições a cada disputa, é melhor até parar de sonhar com dias melhores e se preparar para o que está por vir.
Eu ate acho que existem alguns usineiros que tirem vantagens em relação ao aquecimento da economia, mas tem muita gente seria trabalhando para que as industrias, fabricas, usinas as montadoras e o agronegocio de certo neste pais. Enquanto muitos se dedicam apenas em especular e agorar tudo que o BRASIL produz, tentando tirar vantagem com a situação, todo nos temos direito de se espresar, então temos tambem o direito de escolher qual combustivel colocar em nosso carro.
1-Carro flex é mais gastão, a economia é ilusoria para o usuario. O consumo vai acima dos carros s[o gasosa!!!
2-Longe de SPaulo o alcool chega a pre;co muito alto devido ao frete(ex: RS)
3-Os usineiros querem se locupletar na entresafra com a desculpa de que vai faltar para cobrar mais…
4-A Petrobras acaba pagando a conta…
5- Solução: reduzir o anidro na Gasolina…fazer gasolina boa como é a Petrobas Podium!!! Os argentinos e Uruguaios sabem o que é isso…
Voltar a ter carro não flex para que o consumidor possa escolher…
Quero carros economicos como os motores europeus e não estes lixos flex jurassicos!!!!
Leandro tem toda razão, e a maioria absoluta dos brasileiros não sabe disso, não sabe que o motor flex gasta bem mais combustível (tanto no álcool quanto na gasolina) que os motores monocombustíveis. Que desapareçam do mapa essas porcarias de motores flex, que são uma embromação, e, como eu disse, a maioria absoluta dos brasileiros, que não procura se informar, acha que é uma vantagem! Eu resisti muito em um carro somente a gasolina, mas tive que trocá-lo por um flex, e o consumo é sensivelmente maior!