A Fenabrave divulgou nesta semana os números de vendas da primeira quinzena de outubro. A primeira metade do mês fechou com 142.327 unidades emplacadas – incluindo veículos de passeio e comerciais leves –, queda de 154 emplacamentos quando comparado com o mês anterior.
Entre os principais destaques está o Fiat Uno, que ultrapassou o veterano Volkswagen Gol com uma diferença de apenas 154 unidades. Em setembro, o hatch da marca italiana já tinha diminuído a vantagem do alemão, com 11.387 e 11.672, respectivamente.
Da terceira colocação para baixo nenhuma novidade significativa. Abaixo do Gol está o Chevrolet Celta, com 6.483 unidades emplacadas. Na quarta colocação se posiciona o veterano Classic (que tem as vendas computadas com o Corsa Sedan), com 4.802 unidades comercializadas. Já em quinto lugar, o Volkswagen Fox/CrossFox fecha o Top 5 com 4.752 unidades, porém, a vantagem em relação ao Renault Sandero (4.622) é cada vez menor.
No ranking de sedãs médios, o veterano Toyota Corolla segue firme em primeiro lugar (12º nas vendas de automóveis) e logo em seguida, na segunda colocação, se posiciona o Cruze, recém-lançamento da Chevrolet com 1.044 unidades emplacadas. O Volkswagen Jetta, graças a volta da propaganda do “Au Au”, volta ao 3º lugar (819) e abaixo o Honda Civic desce para a quarta colocação, com 804 emplacamentos.
O Kia Cerato, que até alguns meses atrás era o segundo mais vendido, desceu do pódio e ficou fora do top 50 nas vendas gerais. O sedã sul-coreano, devido o aumento de IPI, vendeu somente 403 unidades e se posiciona no 8º lugar dos sedãs médios.
Na tabela de comerciais leves, a Fiat Strada, como sempre, segue no topo. A picapinha da Fiat vendeu na primeira metade deste mês 4.532 unidades, enquanto a Saveiro continua na segunda colocação com 2.948 emplacamentos. Seguindo para o terceiro lugar, está a Chevrolet S10 com 1.982 unidades vendidas e em quarto, se posiciona a picape pequena Montana (1.829 unidades). Fechando com o quinto lugar, a Hilux surge com 1.375 emplacamentos.
No ranking de marcas, novamente nenhuma novidade significativa. A Fiat lidera com 30.677 unidades comercializas e 21,55% do mercado. Em seguida surge a Volkswagen com 28.889 emplacamentos e 20,30%. No quarto lugar está a Ford com 8,78% de mercado (12.497) e a francesa Renault fecha as cinco primeiras com 10.294 automóveis, tendo 7,23% de participação no mercado.
Veja abaixo as tabelas de vendas da primeira quinzena do mês de outubro:
O que fazem 2 Monza perdidos no final dos sedas compactos?? Seria do "arquivo" de alguma concessionaria??
hahahahha….
Acho que tem uns erros nesse levantamento: como um MB CLS é considerado um sedan médio e a BMW 318 um sedã grande?
Ainda existe esse tal de gol ainda??
Achei impressionante o Hyundai Veloster com mais de 1000 emplacamentos só na primeira quinzena.
@Leandro Pi
Realmente, tem algo errado nessa estatística, pois o VW/Fusca (!) aparece na 8ª posição da tabela de veículos de entrada, com 1 unidade.
A menos que eles considerem todos os emplacamentos, inclusive os relativos aos veículos de coleção… Mas daí fica um tanto difícil de acreditar em números tão altos de emplacamento, pois nada impede que Uno ou Gol do início de 1980 possa ser emplacado como carro de colecionador pra engordar as estatísticas da FENABRAVE e servir de mecanismo de marketing pras montadoras dizerem "Eu tenho o carro mais vendido do Brasil"…
Mas como há o mote de que a estatística é a arte de manipular os números ao nosso favor, então eu não duvido de mais nada…
hahaha…puxa vida, está pior do que eu pensei! Ricardo, dá uma olhada nessa tabela aí…será que vc puxou os dados de outubro de 2011 ou outubro de 1996 (últimoa no de Fusca e Monza)?
Pena Honda com Civic!!!Mas fazem por merecer!
Tem algo errado com o estoque do Freemont. Nao eh possivel..
No mes passado bateu uns 400 na primeira quinzena, a expectativa era de vender muito mais.. Ai aparece soh 174 ?
Galera é furada esta informações, pelo menos que eu entendi e fui pesquisar na net não bate os números.
Realmente as observações de vocês são estarrecedoras. Fusca e Monza é pura piada, fora outras mais. Nos acham com caras de verdadeiros "manés". É como aquela música "malandro é malandro e mané é mané"!
Ouve um erro não é C4 pallas é C4 Lounge!
Vidgal,
Está certo sim, é Pallas, afinal esta matéria é de 2011, quanto nem se cogitava o Lounge.