Uma velha conhecida do público brasileiro, a bem sucedida (pelo menos no mercado) Fiat Strada foi lançada no mercado italiano, e começa a ser vendida no país europeu a partir desta semana. A carroceria é basicamente a mesma do modelo brasileiro, sem tirar e nem por. Mas para atender as “necessidades” e exigências do consumidor nativo, a Fiat introduziu uma motorização mais moderna para a picape compacta.
O 1.3 litro Multijet a diesel será o único disponível para a gama da picape, que inclusive já atende as normas exigidas pelo Euro 5. Para empurrar com certa facilidade a carga colocada na caçamba (que comporta até 650 quilos), o bloco da Strada entrega 96 cv de potência e um torque de 20,39 kgfm. Assim como a versão vendida no Brasil, estará disponível o sistema de bloqueio eletrônico Locker para o modelo topo de linha.
Haverá seis versões disponíveis para a picape na Itália: três níveis de equipamentos (as tradicionais Working, Trekking e Adventure) e três tipos de cabine (simples, estendida e dupla).
Desde a versão de entrada, a Strada vem equipada com computador de bordo, freios ABS e regulagem interna dos espelhos retrovisores. Na Trekking, intermediária da gama, o utilitário ganha regulagem de altura do volante, enquanto a mais cara, a Adventure, incorpora ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e de milha, e os apetrechos no painel (bússola, altímetro e clinômetro).
A diferença de preço entre as versões são mínimas. A Working, mais simples, por exemplo, sai por em torno de R$ 30 mil, enquanto a Adventure cabine dupla custará cerca de R$ 36 mil.