Não sei dizer se é essa a razão do sucesso da Fiat em vendas, mas é impressionante como a montadora italiana oferece uma variedade imensa de versões para todos os gostos e bolsos. Vai ver, nem todas vendem o suficiente e o custo de manter tanta coisa diferente é alto, mas para o cliente é ótimo. É o caso das duas novas versões que a marca acaba de lançar: a aguardada Sporting e a EL 1.4.
A primeira já havia vazado e só não foi lançada antes porque a Fiat precisou esperar a chegada do novo Uno e a introdução dos novos motores E.torQ – a Sporting usa o 1.6 16V. Além do visual cheio de detalhes esportivos, a Fiat resolveu encurtar o diferencial do câmbio e rebaixar em 5 mm a suspensão. Tudo bem, não é uma super mudança, mas bem melhor que colar adesivos e chamá-lo de esportivo.
Os equipamentos de série do Siena Sporting são ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros , trava elétrica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, follow me home, entre outros, e o preço, de R$ 46.610 com câmbio manual e de R$ 49.980 com câmbio Dualogic. É, bem caro mesmo, praticamente o mesmo que o New Fiesta, mas sem o aparato esportivo.
Já o Siena EL 1.4 é uma ótima sacada. Um pouco mais de torque e os mesmos itens do EL 1.0, a versão que mais vende do sedã. Segundo a Fiat, “o EL 1.4 traz de série os mesmo equipamentos da EL: rodas aro 14, direção hidráulica, comando interno da abertura do porta malas e da tampa do combustível, My Car Fiat, Follow Me Home, computador de bordo, conta-giros, indicador da próxima revisão e alerta de velocidade, três apoios de cabeça no banco traseiro, brake light, espelho de cortesia para-sol lado motorista e passageiro, vidro traseiro térmico temporizado, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros”.
O preço é de R$ 35.180, pouco mais de R$ 2.000 acima do EL 1.0.