Não sei dizer se é essa a razão do sucesso da Fiat em vendas, mas é impressionante como a montadora italiana oferece uma variedade imensa de versões para todos os gostos e bolsos. Vai ver, nem todas vendem o suficiente e o custo de manter tanta coisa diferente é alto, mas para o cliente é ótimo. É o caso das duas novas versões que a marca acaba de lançar: a aguardada Sporting e a EL 1.4.
A primeira já havia vazado e só não foi lançada antes porque a Fiat precisou esperar a chegada do novo Uno e a introdução dos novos motores E.torQ – a Sporting usa o 1.6 16V. Além do visual cheio de detalhes esportivos, a Fiat resolveu encurtar o diferencial do câmbio e rebaixar em 5 mm a suspensão. Tudo bem, não é uma super mudança, mas bem melhor que colar adesivos e chamá-lo de esportivo.
Os equipamentos de série do Siena Sporting são ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros , trava elétrica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, follow me home, entre outros, e o preço, de R$ 46.610 com câmbio manual e de R$ 49.980 com câmbio Dualogic. É, bem caro mesmo, praticamente o mesmo que o New Fiesta, mas sem o aparato esportivo.
Já o Siena EL 1.4 é uma ótima sacada. Um pouco mais de torque e os mesmos itens do EL 1.0, a versão que mais vende do sedã. Segundo a Fiat, “o EL 1.4 traz de série os mesmo equipamentos da EL: rodas aro 14, direção hidráulica, comando interno da abertura do porta malas e da tampa do combustível, My Car Fiat, Follow Me Home, computador de bordo, conta-giros, indicador da próxima revisão e alerta de velocidade, três apoios de cabeça no banco traseiro, brake light, espelho de cortesia para-sol lado motorista e passageiro, vidro traseiro térmico temporizado, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros”.
O preço é de R$ 35.180, pouco mais de R$ 2.000 acima do EL 1.0.
Tb tenho essa opinião.
Acho que a Fiat vende muito pq tem várias versões disponíveis do que propriamente pelos atributos dos carros.
Mais uma vez, um carro (de apelo) esportivo com cambio automático (automatizado nesse caso). Parece quem gosta de dirigir foi demitido das montadoras
E assim a FIAT continua agindo estrategicamente para manter sua liderança no Brasil, oferecendo mais opções, como acontece nos grandes mercados. Enquanto isso, as outras proximas (VW e GM) com produtos razoaveis porém com reações lentas, vão ficando para trás.
Por mais que eu tente, não consigo entender o mercado brasileiro:
Fato 1: a Fiat lança um novo Palio e ninguém gosta do design
Fato 2: a Fiat lança um novo Siena e modifica a dianteira do Palio para dar um destaque
Fato 3: a Fiat, detectando que o público não gostou da frente do Palio, coloca os faróis e para-choques do Siena no Palio
Fato 4: a Fiat lança um Siena EL, pouca coisa mais barato que o ELX e com a frente rejeitada do Palio
Resultado: O Siena EL torna-se um sucesso de vendas!!!
Só falta agora lançarem um Palio EL e fazer sucesso…
@Leandro Pi
Assim como cada povo tem o governo que merece, cada consumidor tem o produto que merece. Esse exemplo seu é mais um prova que o consumidor médio brasileiro não sabe o que quer em um carro.
Você sabia que o Gol G4 e a Parati G4 vendidos na Argentina como Gol Power e Gol Country respectivamente, tem o interior do Gol G3 que foi vendido no Brasil e não aquela coisa feia e porca que era o acabamento do G4 vendido aqui ?
Ricardo: Algumas unidades durante ano 2007, tiveran ese interior na Argentina , mas agora todos os gol Power tem o minisculo mostrador do antigo fox o Space Fox(suran por aca) e os piores plasticos do mercado que sao do G4
siena esportivo, é? capota na primeira curva forte que entrar … tsc tsc tsc
@Hernan
Deve ser por causa da mudança do acabamento no Fox e SpaceFox. Melhora em um e piora no outro, ou seja, eleva o custo em um (mesmo repassando isso para o consumidor) e reduz o custo em outro (sem repassar o benefício para o consumidor) para equilibrar.
A Fiat faz sucesso principalmente por causa da mecânica, por incrível que pareça. Podem perguntar pra qualquer mecânico, eles vão dizer a mesma coisa: quebra pouco e as peças são de valor bom. Experimentem levar um 207 por exemplo pro conserto, vcs vão ver a diferença. Antigamente VW era o máximo em custo mecânico e a Fiat era piada com o 147, hoje as coisas mudaram e muito. Já repararam na quantidade de motoristas de taxi rodando com Fiat? Eles são o melhores testadores de carros, rodam o dia inteiro e nenhum deles quer ficar com o carro parado na oficina. Agora se é feio, bonito ou anda devagar é gosto pessoal, eu prefiro gastar pouco com o mecânico.
Ricardo Junior, eu trabalhava com um Gol G4 (Power 1.6) 2008/09 com interior dos G3. Ele era equipado com duplo air bags.
Além do painel, forrações das portas e console central vinham do G3, o que o deixava melhor que os demais G4.
Eu nao acho o Fiat Siena EL feio, é o mesmo carro mais só com outra frente, mas o resto por incrível que pareça o interior é o mesmo, pra mim está num preço ótimo.
por ser bem parecido com o evolution acho que fara sucesso ,mas merecia um motor pelo menos turbo ou 2.0 pra cima.
Os produtos da Fiat podem não ser o suprasumo, mas o pessoal do Brasil possui muita agilidade e deve ter cartas brancas com o pessoal da matriz.
Estas versões d Siena já estavam prontas há algum tempo, mas o Siena estava vendendo bem. Agora que o Corsa Chinassic retomou a ponta nos sedans pequenos, lançam o el 1.4 e este Sporting (que para mim é apenas um carro de imagem com pouquíssimo volume de venda, como o Palio 1.8R).
Esse Siena pseudoesportivo e com câmbio dualogic,só vende bem mesmo em mercados pouco exigentes como o nosso.
Meu Deus, que coisa cafona…
Ví o carro pessoalmente hoje, e é bonito…
@Ricardo Júnior
Pois é! Uma vez vi um desses G4 argentinos em Florianópolis e não entendi nada.
Mas anos depois vi uma Parati Surf de frota de uma empresa brasileira (no caso, uma construtora) e ela tinha o (belo) painel do G3 por um motivo simples: alguns compradores corporativos exigem que seus carros sejam equipados com air-bag duplo e abs.
Depois disso cheguei a ver um Palio Fire de uma grande distribuidora de bebidas nessa condição: o carro era pelado, não tinha nem aquecimento, mas estavam lá air-bags e abs.
Do mesmo jeito que a Fiat depena seus modelos Adventure para serem viaturas, ela (e a VW) podem dar uma equipada para uma empresa mais consciente com a segurança…