Na segunda parte do nosso balanço com os mais vendidos de 2014, neste post falamos sobre os sedãs compactos, segunda categoria em volume no Brasil. Aliás, o resultado lembrou em parte o que ocorreu entre os hatches compactos: vitória de uma dobradinha interna, que une o Fiat Siena Fire e o Grand Siena. Veja os 10 mais da categoria:
1º Fiat Siena – 107 mil unidades
Com o Classic em baixa, o Fiat Siena juntou forças com o Grand Siena e terminou 2014 como o sedã pequeno mais vendido. Nesse caso, a situação foi mais tranquila já que o Voyage não tem a mesma penetração do Gol e, com isso, terminou apenas em terceiro. Essa situação deve continuar em 2015, a princípio.
2º Prisma – 88,4 mil unidades
Assim como o Onix, também o Prisma teve vendas impressionantes. Sem contar tanto com frotistas, o sedã foi o mais emplacado entre as pessoas físicas. Mas, como ganhará novos concorrentes, é de se imaginar que esse desempenho não se repita este ano.
3º Voyage – 75,1 mil unidades
Se o Siena e o Prisma venderam mais da metade do que emplacaram seus irmãos hatches, o mesmo não ocorreu com o Voyage. Com 75 mil emplacamentos, ele ficou bem mais distante do Gol, em parte porque o sedã da VW não briga no andar de baixo do segmento. Também precisa de uma repaginada para ganhar fôlego e enfrentar uma concorrência cada vez mais feroz.
4º HB20S – 60 mil unidades
A versão sedã do HB20 foi bem, mas não tanto quanto o hatch, Com 60 mil unidades, ela ficou num confortável 4º lugar, bem longe do rival direto o Prisma.
5º Classic – 48,4 mil unidades
O Classic é a prova mais clara de como o consumidor brasileiro mudou. O veterano modelo nasceu como Corsa Sedan e permanece vivo brigando pelos cada vez mais raros clientes que buscam um carro básico e mais barato. Mas antes isso significava liderar o segmento. Não mais.
6º Cobalt – 47 mil unidades
O grandalhão Cobalt é o rei dos taxistas enquanto a Spin é a rainha. Apesar do jeitão desengonçado, o Cobalt é bom de dirigir e muito espaçoso, mas perdeu espaço em 2014. Um ano antes, ele havia vendido 60 mil carros.
7º Logan – 46,5 mil unidades
Quem diria que o sedã mais criticado pelo design fosse figurar entre os mais vendidos do pais? Em 2013, o Logan terminou em 10º com apenas 23 mil carros. No ano passado, ele emplacou o dobro e pulou para a 7ª colocação. Sinal que a Renault acertou em preservar suas virtudes e resolver parte dos problemas como o acabamento ruim e o visual de torcer o nariz.
8º Etios Sedan – 27,6 mil unidades
Opa, o Etios entre os mais vendidos? É verdade, mas há que dizer que o Toyota não tem tanta concorrência assim como a versão hatch. Para um projeto tão criticado, vender o mesmo que em 2013 é uma vitória.
9º Fiesta Sedan – 23,9 mil unidades
O Fiesta só apareceu aqui porque a versão Rocam ainda teve um volume significativo de vendas em 2014, antes de sair de cena. Em 2015, o New Fiesta mexicano não deve aparecer nesta lista já que briga num segmento mais caro.
10º Versa – 15,4 mil unidades
O Nissan que está prestes a virar nacional teve um 2014 ruim. Viu suas vendas caírem de 20 mil para 15 mil de um ano para outro. Embora seja um carro com virtudes, a dificuldade em trazê-lo do México, e suas cotas, mais a chegada de novidades, acabaram espantando clientes. Vamos ver se o New Versa muda esse cenário.
Ano do adeus para vários sedãzinhos
Pode-se dizer que o resto dos concorrentes dessa categoria são modelos em despedida. Polo Sedan, 207 Passion, Sonic Sedan estão ou já saíram de cena. E outros, como os chineses J3 Turin, Celer e Lifan 530 não incomodam ninguém. Desses, apenas o Chery pode mudar de situação, assim que chegar às lojas como nacional.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Palpites para 2015
O carro que deve promover mudanças nesse segmento é o Ka+, também chamado de Ka sedã. Inédito, o modelo da Ford emplacou 4,2 mil unidades em dezembro, ainda em meio à subida de produção. Pode figurar entre os cinco mais do setor.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.