Testamos a versão transformada do Fiat Scudo, que podemos chamar de Minibus com 11 lugares, tranformada pela GreenCar com base na versão Multi, que já bem com os vidros. O grande diferencial é que o modelo conta com um segundo ar-condicionado e não é feita a alteração do teto, o que reduz o custo e melhora a mobilidade do veículo.
A Fiat tem um programa Recomendados de Fábrica, que é uma parceria feita com uma empresa de conversão veicular reconhecida oficialmente pela marca. O cliente adquire o veículo base e envia para a convertedora para transformação em minibus. A garantia após a conversão é mantida da seguinte forma: partes não tocadas pelo convertedor pssuem garantia da Fiat, já as partes adicionadas ao veiculo na conversão (ar-condicionado suplementar, bancos, revestimentos internos, etc ) são de responsabilidade do convertedor.
Após a implementação o cliente deve regularizar a documentação do veiculo da seguinte forma: a convertedora fornece o documento chamado CAT (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito) e também a NFE (Nota Fiscal Eletrônica da transformação). O cliente solicita uma licença de transformação junto ao Detran local, realiza uma inspeção veicular em um órgão credenciado pelo Inmetro/Senatran ITL (Instituição Técnica Licenciada), que gera um laudo CSV (Certificado de Segurança Veicular) e apresenta todos estes documentos ao Detran Local, para regularização da documentação.
Quanto custa? A partir de R$ 29.500 (valor informado pelo convertedor) e documentação vai gastar mais uns R$ 1.500. Lembrando que devido a quantidade de passageiros, para dirigir é obrigatória a carteira de motorista categoria D.
O Fiat Scudo oferece diversas versões e possibilidades de transformação, atendendo tanto trabalhadores independentes quanto gestores de frotas. Sua capacidade de adaptação garante soluções eficientes e experiências que promovem a continuidade do negócio. Produzido no Uruguai (Nordex), o Scudo se apoia em três pilares fundamentais: Máxima Produtividade, Espaço Eficiente e Baixo Custo Operacional.
Conforto e Ergonomia para Longas Jornadas do Fiat Scudo
Projetado para um uso profissional intenso, o bem-estar do motorista é uma prioridade. O Scudo proporciona conforto superior com recursos como piloto automático, posição de condução elevada, ajustes no banco, cinto e volante, assentos ergonômicos e isolamento acústico. Tudo isso contribui para uma experiência de trabalho menos estressante e mais produtiva.
O Fiat Scudo destaca-se pelo espaço interno e ergonomia cuidadosamente planejados. Com acabamento e materiais de alta qualidade, o modelo garante produtividade e qualidade de vida. Um dos destaques é o alerta de fadiga, que avisa o motorista após duas horas de condução contínua a 65 km/h sem pausas, garantindo maior segurança.
Design Estratégico para o Ambiente Urbano
O design do Scudo foi pensado para a agilidade urbana. Com 1,94 m de altura, ele passa facilmente por espaços apertados onde veículos maiores não conseguem acessar. Com comprimento de 5,3 m e volume de carga de 6,1 m³, pode transportar até 1,5 tonelada e itens de até 2,8 metros de comprimento. A porta traseira bipartida com abertura de 180 graus e a lateral deslizante facilitam o carregamento com empilhadeira.
Além do design inteligente, o Scudo oferece funcionalidades práticas, como piso de carga ergonômico e eficiente uso do espaço. A segurança também é reforçada com o fechamento central das portas por controle remoto.
A versão Multi do Scudo é ideal para transformações, com disposição para fiação elétrica sem necessidade de cortes na lataria. Homologado como veículo de carga, pode ser adaptado para transporte de pessoas.
Performance e Economia de Combustível do Fiat Scudo
Construído sobre a plataforma EMP2 da Stellantis, o Fiat Scudo combina segurança, modularidade e eficiência. Equipado com motor 1.5l turbo diesel de 120 cv e torque de 30,7 kgfm, o modelo oferece desempenho superior, menor consumo e tecnologia avançada. Com câmbio manual de seis velocidades, tem autonomia média de 800 km e tanque de 69 litros. Conforme a legislação, conta com tanquinho para AdBlue para reduzir emissões.
O Scudo incorpora tecnologias como start/stop, que reduz o consumo de combustível e o ruído. A suspensão independente nas quatro rodas melhora a segurança e o conforto, tanto no transporte de pessoas quanto de cargas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Segurança e Equipamentos de Série
O Fiat Scudo vem com uma extensa lista de itens de série, incluindo rodas de aço de 16″, ABS, três airbags, ESC, assistência em subidas, faróis de neblina, cintos de segurança com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL. Outros destaques são ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória na cabine, retrovisores elétricos, vidros elétricos, ajustes ergonômicos no volante e assento, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.