Apesar de que no Brasil uma boa reestilização (em 2010) para a Idea foi o suficiente para reatar as vendas do modelo familiar da Fiat, na Europa a minivan é considerada bastante defasada, já que no velho continente a Idea tem a mesma cara sem graça da primeira versão, apresentada pela marca italiana mundialmente em meados de 2013.
Porém, a Fiat está prestes a voltar firme e forte para o conhecido segmento B até o final deste ano. E apesar de soar estranho, o novo automóvel é derivado do 500, sim, aquele pequeno carrinho batizado nos velhos tempos como “Cinquecento” – nome que permanece na boa do povo até hoje – e que tem apenas 3,54 metros de comprimento. Nomeado de 500L (de Large, ou grande, em português), o novo modelo teve suas imagens e detalhes revelados nesta quinta-feira (2) pela própria Fiat.
Como dá para notar, o novo Fiat 500L tem linhas semelhantes ao pequeno Cinquecento, mas misturadas ao formato meio que quadrado da carroceria, como no novo Panda, por exemplo. Há ainda elementos que remetem ao antigo 600 Multipla, como os faróis e as lanternas. E seguindo a nova identidade da Fiat, está lá na dianteira à tomada de ar em forma de “bocão”, semelhante aos vistos nos novos Uno, Palio, Panda e Punto Evo. Todo este formato me lembrou o Countryman, da Mini.
De acordo com a Fiat, o novo 500L mede 4,14 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,66 m de altura. Em comparação com a atual Idea, ele é 19 centímetros mais comprido e 9 cm mais largo, o que aumenta (e muito) o espaço interno. A altura, por sua vez, é 4 cm menor.
Haverá dois motores a gasolina (0.9 litro bicilindro TwinAir e 1.4 litro) e um a diesel, o 1.3 litro MultiJet de segunda geração.
O novo Fiat 500L será fabricado na Sérvia. As unidades produzidas na planta serão destinadas ao mercado europeu. Inicialmente, a Fiat oferecerá apenas a versão de cinco lugares da minivan, mas há fortes rumores de que também haverá um modelo com sete assentos para substituir o Múltipla, que também não recebeu nenhuma atualização nos últimos anos.
A Fiat irá apresentar o carro no Salão de Genebra, em março próximo. As vendas do 500L se iniciarão apenas no final deste ano. Consultada pelo site iG Carros, a assessoria de imprensa da Fiat do Brasil informou que o 500L não está nos planos da marca para o País. Porém, há grandes chances do modelo fazer parte do portfólio da Fiat, já que o veículo é um projeto global e será oferecido até mesmo nos Estados Unidos, aonde a empresa italiana vem dando (novamente) seus primeiros passos.
vamos ver o q a Fiat pensa do mercado brasileiro com relacao a este modelo!!!
Creio que virá apenas para compor o marketing do modelo, já que a Idea atende bem a proposta. Além disso, com o aumento do IPI, ficará inviável a venda abaixo de 70 mil.
Achei feião.
o carro é lindo, interessantíssimo. Um modelo inovador para minivam e tbm para suv.