E os preços do Punto 2011 supostamente vazados do site da Fiat eram falsos. O modelo é mais caro do que a montagem quis sugerir. A versão mais barata do modelo com motor E.torQ 1.6 16V custa R$ 44 190 (Essence). Já o Punto Essence com motor 1.8 16V tem preço de R$ 46 250 com câmbio manual e R$ 48 750 com o Dualogic. A versão top Sporting sai por R$ 51 200 (manual) e R$ 53 730 (Dualogic).
O novo motor E.torQ 1.6 16V atinge 117 cv e 16,8 kgfm a 4 500 rpm com álcool e 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina. Já o 1.8 16V chega a 132 cv e 18,9 kgfm de torque também a 4 500 rpm.
Em relação ao Punto ELX 1.4, o Essence 1.6 custa cerca de R$ 1 mil a mais e atinge 182 km/h contra 163 km/h do anterior. O 0 a 100 km/h caiu para 10,8 segundos contra 13,6 segundos do 1.4. As versões Essence e Sporting 1.8 por sua vez substituem o HLX e o Sporting 1.8 com motor da GM. Nesse caso, a velocidade máxima subiu nada menos que 18 km/h e a aceleração leva 8 décimos a menos.
Se a performance é melhor o consumo piorou. O motor 1.6 16V faz 8,1 l/km na cidade e 10,8 km/l na estrada contra 9,1 km/l e 12,4 do 1.4 que equipa o Punto Attractive. Já a briga dos 1.8 também mostra desvantagem para o E.torQ: 7,8 contra 8,3 na cidade e 10,6 na cidade contra 11,2 km/l na estrada.
O motor 1.6 perder do 1.4 em consumo é natural, mas constatar que o mais moderno E.torQ não equiparar o antigo GM Powertrain é estranho. Apesar disso, o Punto dá pinta de, enfim, ter motores à altura do seu bom handling de direção. Além da nova motorização, a Fiat mudou a iluminação do painel e criou novas rodas para o modelo – sem falar na opção Dualogic, cada vez mais presente na linha.
Preços do Punto 2011:
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 64.670