E os preços do Punto 2011 supostamente vazados do site da Fiat eram falsos. O modelo é mais caro do que a montagem quis sugerir. A versão mais barata do modelo com motor E.torQ 1.6 16V custa R$ 44 190 (Essence). Já o Punto Essence com motor 1.8 16V tem preço de R$ 46 250 com câmbio manual e R$ 48 750 com o Dualogic. A versão top Sporting sai por R$ 51 200 (manual) e R$ 53 730 (Dualogic).
O novo motor E.torQ 1.6 16V atinge 117 cv e 16,8 kgfm a 4 500 rpm com álcool e 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina. Já o 1.8 16V chega a 132 cv e 18,9 kgfm de torque também a 4 500 rpm.
Em relação ao Punto ELX 1.4, o Essence 1.6 custa cerca de R$ 1 mil a mais e atinge 182 km/h contra 163 km/h do anterior. O 0 a 100 km/h caiu para 10,8 segundos contra 13,6 segundos do 1.4. As versões Essence e Sporting 1.8 por sua vez substituem o HLX e o Sporting 1.8 com motor da GM. Nesse caso, a velocidade máxima subiu nada menos que 18 km/h e a aceleração leva 8 décimos a menos.
Se a performance é melhor o consumo piorou. O motor 1.6 16V faz 8,1 l/km na cidade e 10,8 km/l na estrada contra 9,1 km/l e 12,4 do 1.4 que equipa o Punto Attractive. Já a briga dos 1.8 também mostra desvantagem para o E.torQ: 7,8 contra 8,3 na cidade e 10,6 na cidade contra 11,2 km/l na estrada.
O motor 1.6 perder do 1.4 em consumo é natural, mas constatar que o mais moderno E.torQ não equiparar o antigo GM Powertrain é estranho. Apesar disso, o Punto dá pinta de, enfim, ter motores à altura do seu bom handling de direção. Além da nova motorização, a Fiat mudou a iluminação do painel e criou novas rodas para o modelo – sem falar na opção Dualogic, cada vez mais presente na linha.
Preços do Punto 2011:
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 64.670
Que não se venda nenhum carro.
Preços muito próximos de carros médios como o Focus, C4, i30 e Cia.
Apesar da forçação de barra, não se compara a carros como os acima citados. É questão de inteligência optar por um médio em declínio à um Punto. É aí que o bixo pegar! O consumidor é passional e não racional! Fica fácil para propagandas alá "uni, dune, tê…"!
Creio que a Fiat acertou nas mudanças… Acho o Punto um belo carro, com acabamento de qualidade, design arrojado, porém, o motorzinho 1.4 deixava a desejar, era fraco para o peso do carro, o que o tornava barulhento e gerava consumo elevado.
Motores mais potentes, com leve maquiagem irão fazer as vendas crescer.
Mas uma prova que a FIAT não sabe produzir motores perderem em consumo aos motores GM é sacanagem.
Enquanto isto, na Espanha, a Fiat dá "descontos" para vender sua linha de produtos (muito mais baratos lá, só para complementar), inclusive do verdadeiro Punto, o EVO.
Aqui pagamos muitomais pelo seu "similar".
http://es.autoblog.com/2010/07/01/espana-fiat-aum…
Digo que agora s coisas devem melhorar para o Punto. A Fiat é líder a muitos anos e continuando assim os carros de papel da VW ou até mesmo as "latonas" da GM deverão ficar muito para trás!!!!!!!!!
Fui ate concessionaria da fiat, fiz o teste drive com novo punto essence 1.6 me surpreendi com o arranque dele responde muito bem, é um otimo desemprenho em baixa rotação, acabamento interno nem se comenta ate hoje não vi marcar para comparar, maravilhosoooooo, parabens FIAT.
Não querendo puxar saco, mas o Marcelo dizer que os carros da VW são de papel,eu acho que ele se enganou de marca porque até onde eu sei são os carros da FIAT (todos) que tem lataria de papel,é dificil não ver um fiat com marcas nas laterais ,não se pode nem encostar,agora olha a lataria de qualquer outro carro que não seja fiat mesmo antigo para comparar.OBS:motor qualquer um conserta funilaria nunca mais fica perfeito.
Não consigo entender essa modernidade. O novo punto 1.8 e-torq tem o desempenho pouco melhor que o golf 1.6 modelo de 1998. Mas o golf devido ao escalonamento do seu câmbio arranca até que bem e a velocidade final é satisfatória, até porque ninguém vai querer ficar andando pra cima e pra baixo a mais de 180. Mas agora vamos no ponto principal, o consumo. Dias atrás fiz uma viagem de ida e volta, Vitória-Belo Horizonte. Na ida é morro acima e pra voltar morro abaixo. velocidade oscilando entre 110-130 km-h e de vez em quando beliscava no 140 km/h. Na ida o golf fez 10,6 km/l e na volta com a mesma faixa de velocidade fez 18 km/l, logo média de pouco mais de 14 km/l. Agora eu pergunto e se eu andasse a 100 ou 110 km/h, quanto ele faria? Certamento uns dezesseis no mínimo. E o tal do motor novo da FIAT, faça o mesmo quem tem um e eu quero ver o bicho andar quase mil km de ida e volta no pau mesmo igual eu fiz e fazer isso, garanto que não faz mais de doze.