As cabeças devem estar fervendo em Turim. Segundo o Automotive News, a Fiat, decepcionada com as vendas do Bravo, teria decidido substitui-lo por um crossover. A nova geração do médio deverá ser lançada em 2013 e a estratégia faz sentido afinal o Bravo é uma decepção na Europa.
Em 2010, o hatch médio da Fiat vendeu pouco menos de 45 mil unidades enquanto o líder da categoria, o Golf, emplacou nada menos que 500 mil carros. A meta inicial da montadora era que o Bravo chegasse a 120 mil carros por ano, mas no melhor período, em 2008, foram 95 mil exemplares.
Sergio Marchionne, presidente do grupo e agitador-mor de todas essas mudanças, chegou a dizer em Detroit que o Bravo iria morrer mais cedo, mas parece que desistiu. Com um crossover, a Fiat poderia atingir um público mais amplo como mostram suas rivais – a BMW, por exemplo, vê o X1 fazendo mais sucesso que o Série 1.
No Brasil, o Bravo chegou tarde – apenas no final do ano passado – e até agora não atingiu as médias de vendas do seu antecessor, o Stilo. Embora seja um carro interessante, o hatch perdeu o apelo de novidade além de enfrentar rivais duros como o Focus e o i30. Para piorar, a Fiat reconhece que suas concessionárias não sabem vender carros mais caros ainda.