As cabeças devem estar fervendo em Turim. Segundo o Automotive News, a Fiat, decepcionada com as vendas do Bravo, teria decidido substitui-lo por um crossover. A nova geração do médio deverá ser lançada em 2013 e a estratégia faz sentido afinal o Bravo é uma decepção na Europa.
Em 2010, o hatch médio da Fiat vendeu pouco menos de 45 mil unidades enquanto o líder da categoria, o Golf, emplacou nada menos que 500 mil carros. A meta inicial da montadora era que o Bravo chegasse a 120 mil carros por ano, mas no melhor período, em 2008, foram 95 mil exemplares.
Sergio Marchionne, presidente do grupo e agitador-mor de todas essas mudanças, chegou a dizer em Detroit que o Bravo iria morrer mais cedo, mas parece que desistiu. Com um crossover, a Fiat poderia atingir um público mais amplo como mostram suas rivais – a BMW, por exemplo, vê o X1 fazendo mais sucesso que o Série 1.
No Brasil, o Bravo chegou tarde – apenas no final do ano passado – e até agora não atingiu as médias de vendas do seu antecessor, o Stilo. Embora seja um carro interessante, o hatch perdeu o apelo de novidade além de enfrentar rivais duros como o Focus e o i30. Para piorar, a Fiat reconhece que suas concessionárias não sabem vender carros mais caros ainda.
Sem falar que o povo ta deixando ser besta .Sai de linha la e eles manda pro brasil. Vejam o exemplo do tiida,previsao do novo modelo chegar no brasil é 2014 ,se fosse eu ja nao compraria o modelo atual .
"Para piorar, a Fiat reconhece que suas concessionárias não sabem vender carros mais caros ainda.".
E pior, querem vender Journey disfarçado de Fiat…
Parece que a fiat desaprendeu a fazer carros médios que vendam,como o falecido tipo(o verdadeiro motor fire).Lembram do brava?Vendeu muito pouco,o bravo vai pelo mesmo caminho.A fiat parece acertar só com os pequenos,vejam uno,palio,punto e o eterno mille.
Interessante como a Fiat não emplaca carros maiores em lugar nenhum.
As vendas já estão baixas para o Bravo e agora então.
Os motivos ao meu entender para o mal desempenho nas vendas são.
Lançamento tarde com relação a Europa e várias protelações, fazendo a linha cansar
Segue muito o estilo do Punto, talvez falta personalidade própria, já que a Fiat tem e terá o Puntinho PALIO, o Punto PUNTO, o Puntão BRAVO.
Outras três situações são.
Preço alto, falta de câmbio automático de verdade em um carro com alto preço e um fato que faz da Fiat ser motivo de desconfiança, que é justamente ficar retirando de mercado produtos muito novos, como fez com o motor do Linea com apenas um ano, como está demonstrando agora com o Bravo na Europa,como fez com Tempra, Marea, Brava, Stilo, Tipo, todos com vida curta, fazendo o comprador consumidor perder grande desvalorização na revenda.
De Bravo esse aí não tem nada… Ta muito inexpressivo, é praticamente igual ao Punto.
Como disse o Comanche, é a família Puntinho,Punto e Puntão… rsrs
Tadinho do Bravo. Ele não é um carro ruim, os concorrentes que são melhores.
Pensei em comprar um bravo. Sabem porque não comprei? Um camarada aí em cima foi em cima: falta de um câmbio automático de verdade. A FIAT tem que aprender e correr: carros caros, mesmo no Brasil que é essa lama, exigem câmbio automático e uma boa dose de tecnologia DE VERDADE. (não 50 porta objetos que se movem , espuminhas para todo canto e conexão ipad que qualquer um consegue fazer).
As montadoras Norte-Americanas, as Alemãs, as Inglesas, desde que o produto automóvel surgiu no mercado, desenvolvem com muita competência, veículos de porte maior e luxuosos. Marcas conhecidas e reconhecidas, que tem a confiança do publico consumidor de poder aquisitivo maior. A FIAT desde que aventurou-se na construção de automóveis, especializou-se em produzir veículos de pequeno porte, sem muito conforto e outrora desprovidos de tecnologias de ponta. Portanto, na minha opinião, a marca Italiana deveria manter-se no segmento aonde adquiriu espertize. Deixando para os demais fabricantes, a honra de produzirem veículos de porte maior, avançada tecnologia automotiva, luxuosos e com grande apelo emocional. Particularmente, não compraria veículo da marca FIAT, maior do que um Pálio. Querer pisar em domínio alheio, é o que mostra esse pífio resultado na Europa e aqui.
Mais um carro médio da Fiat que vai para o saco… o consumidor deste tipo de veículo é exigente e não tolera falhas comuns em veículos da Fiat, soma-se a este fator estratégias de markenting equivocadas, onde parece que a função dos carros médios é vender os pequenos: esta frente foi lançada primeiro no Palio, depois no Punto e agora chega ao Brasil no Bravo. Todas as outras montadores sem exceção lançam os modelos maiores com os novas tendencias de design da marca, e depois incorporam as novas tendencias aos modelos mais baratos. Será isto um erro ou uma estrategia diferente? Afinal, a Fiat é a primeira, só não sei se é primeira também em lucros.
Se não estou enganado este modelo qua a fiat lançou agora no Brasil já tem quase cinco anos na Europa. Por que somos obrigados a ovacionar um produto que já está superado?
Será que Fiat, GM e VW não aprenderam ainda? Os consumidores já acordaram faz tempo e não engolem mais as porcarias que as montadoras acima lançam como se fosse tecnologia de última geração.
Vejam o Bravo, diriga ele, entre dentro e depois tire suas conclusões, 90% dos acima nunca se quer entraram dentro de um Bravo. I30 é bom? Por que tem ao monte vendendo usados e nem o Hyundai quer? As peças são muito caras. Cambio automatizado é ruim? Por que nao falam isso dos mercedes? Varias marcas usam tambem, sabia? O Bravo e o Focus são os melhores da categoria, é que a imprensa manchou a imagem do carro ….. Brasil
Fanboy da Fiat detected!
Boa parte dos comentarios acima são de criticos que não sabem criticar'
Dizem que o Bravo é um carro muito expressivo?? Não é apenas um dos melhores da categoria!
“Para piorar, a Fiat reconhece que suas concessionárias não sabem vender carros mais caros ainda.”E pior, querem vender Journey disfarçado de Fiat…
Pesquise antes de criticar… 30% da Chrysler, é Fiat ou seja não é Jorney disfarçado de Fiat e sim Freemont da Fiat!
Familia Puntinho?? Não apenas inveja dos concorrentes…
ACHO QUE NÃO SERIAMOS LIDERES CONCECUTIVOS DURANTE 5 ANOS COMO A MAIOR MONTADORA AUTO-MOBILISTICA'
Um beijo a todos os criticos ai de cima…
Bravo: apelo esportivo, da altura de uma minivan, porque a FIAT nao olha a concorrencia (kia cerato, honda civic, i30…. ) e aprende a fazer um carro baixo….pelo amor de Deus! Chega no mercado sem ter confiança de ninguém a preço de quem está a tempos vendendo que nem poupa…..putz a FIAT acha que nego é bobo…. e ainda tem os apaixonados que compram….gosto é gosto né….igual a propaganda que passa atualmente – quem quer perder dinheiro???? Perdeu!!!!!!!!
PUXA! LENDO ESTES COMENTÁRIOS VEJO COMO TENHO SORTE! DEVO TER COMPRADO O MELHOR FIAT DO PLANETA! MEU PUNTO(PUNTÃO)2009, HOJE COM 188.000KMS(NÃO É 18.000KMS), TEM O VIGOR E MANUTENÇÃO DE UM NOVO. JÁ TIVE POLO QUE, COM 140.000KMS, NÃO TINHA MAIS CABEÇOTE. A VW ALEGOU QUE ERA CASO ISOLADO…
ESTOU MADURINHO PARA TROCÁ-LO. CONHEÇO O I30, AQUELE QUE DEIXOU MEU AMIGO 45 DIAS À PÉ PORQUE NÃO TINHA PÁRABRISA PARA REPOR E TAMBÉM O PODEROSO FOCUS QUE REESTILIZA ANO QUE VEM E OS USADOS VÃO AMONTOAR NOS PÁTIOS DAS LOJAS.
O BRAVO, AQUELE QUE VENDE POUCO, TAMBÉM É ALTERNATIVA, ATÉ PORQUE NÃO ME PREOCUPO EM TER O CARRO QUE TODOS TÊM. VAI DESVALORIZAR? SIM, É CLARO. QUEM COMPRA CARRO PERDE DINHEIRO. MAIS OU MENOS, MAS PERDE. A DEPRECIAÇÃO É REGRA DO CONSUMO.
A VERDADE É QUE NOS IMPRESSIONAMOS COM AS OPINIÕES DA MÍDIA AUTOMOTIVA MAS NÃO FICAMOS SABENDO O QUE NA VERDADE PENSAM OS DONOS DOS DIFERENTES MODELOS DE AUTOMÓVEIS.
EM RESUMO, TODOS COMPRAM MODA E SÓ ISSO!