Para acirrar ainda mais a briga com o Volkswagen up!, o Fiat Mobi acaba de ganhar a opção de câmbio automatizado. A nova transmissão chega como a principal novidade da linha 2018 do hatch subcompacto e está disponível apenas para a versão Drive com motor de três cilindros. O Fiat Mobi 2018 com câmbio automatizado GSR tem preço inicial de R$ 44.780, se posicionando como o carro mais em conta equipado com esse tipo de transmissão.
O câmbio GSR (sigla referente a Gear Smart Ride) é dotado de cinco velocidades e é comandado por cinco botões posicionados no console central, incluindo a função Sport, que aciona um modo de condução mais esportivos. O sistema oferece ainda paddle shifts atrás do volante, que permitem ao motorista fazer trocas manuais de marcha, mesmo quando a transmissão estiver na posição automática.
Há também a função Creeping, que torna arranques e manobras mais confortáveis e segura segundo a marca, inclusive em rampas de até 8% de inclinação. No Mobi Drive GSR, basta tirar o pé do freio que ele se movimenta, a exemplo de um carro com câmbio automático convencional. Outro recurso é o Auto-up Shift Abort, sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior; mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.
O motor que equipa o Fiat Mobi 2018 com câmbio GSR é o 1.0 Firefly de três cilindros, dotado de arquitetura de duas válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada e sistema HCSS que dispensa o tanquinho extra de gasolina para partidas a frio. Ele desenvolve 72 cv com gasolina e 77 cv com gasolina, a 6.250 rpm; e torque de 10,4 e 10,9 kgfm, a 3.250 rpm.
O conjunto oferece também direção elétrica com função City, que quando ativada por meio de um botão no painel reduz a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento. A função é desativada automaticamente em velocidades maiores, mantendo a segurança.
A linha 2018 do Fiat Mobi passa a oferecer ainda o sistema Fiat Live On, disponível em quatro das cinco versões do carro. Ele é capaz de transformar um smartphone em uma central multimídia, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. O recurso permite apps de trânsito e de músicas como o Spotify, rádio, fotos, internet, realizar e receber chamadas e apps exclusivos, como o EcoDrive e o Onde Parei?. Há também traz uma entrada USB no painel, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.
Confira os preços, versões e equipamentos do Fiat Mobi 2018:
Fiat Mobi Easy: R$ 33.700
Traz de série o motor 1.0 Fire EVO 8V Flex; quadro de instrumentos com iluminação LED e display digital de 3,5 polegadas; brake light; ESS (sinalização de frenagem de emergência), entre outros. Pode receber opcionalmente desembaçador com ar quente e o Kit Funcional; composto por vidros elétricos dianteiros; pré-disposição para rádio; desembaçador; limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas nas portas.
Fiat Mobi Like: R$ 39.190
Adiciona à versão Easy ar-condicionado; direção hidráulica; computador de bordo; vidros elétricos dianteiros; trava elétrica nas portas; volante com regulagem de altura; maçanetas e retrovisores na cor do veículo e outros. Pode receber o Kit Connect, com desembaçador do vidro traseiro; limpador e lavador vidro traseiro; rádio Connect com Bluetooth e volante multifuncional; ou o Kit Live On, que acrescenta a estes itens o sistema Fiat Live On e quadro de instrumentos em TFT.
Fiat Mobi Way: R$ 40.650
Além dos itens do Mobi Like, oferece barras longitudinais no teto; moldura nas caixas de roda; para-choques exclusivos e suspensão elevada. Essa versão também pode ser equipada com os kits Connect e Live On.
Fiat Mobi Drive: R$ 40.650
Traz também o novo motor 1.0 Firefly 6V Flex; grade dianteira com pintura em preto ônix; direção elétrica e sistema HCSS de partida a frio. Os kit disponíveis são Connect; Live On e ainda o Tech, composto por chave com telecomando; faróis de neblina; rodas de liga leve 14″; alarme; retrovisor elétrico com Tilt Down; Cargo Box; banco do motorista com regulagem de altura; sensor de estacionamento traseiro; bancos extra série; cintos dianteiros com regulagem de altura; abertura interna do porta-malas e tanque de combustível, além de revestimento da soleira das portas dianteiras.
Fiat Mobi Drive GSR: R$ 44.780
Agrega câmbio automatizado; volante com paddle shift e computador de bordo A e B. Também pode receber os kits Connect, Live On e Tech.
A Fiat oferece o Mobi com garantia de três anos. Todavia, como opção há outros 12 ou 24 meses a mais de garantia; afora os benefícios do Confiat durante a garantia, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem.
O Fiat Mobi 2018 está disponível nas cores sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine; a perolizada Branco Alaska e as metálicas Prata Bari, Cinza Tellurim e Verde Amazon (as duas últimas exclusivas para a versão Way).
Prefiro a transmissão do Etios HB pois além de ser um automático de verdade (não tem embreagem) ainda conta com a robustez e a confiabilidade Toyota.
Em uma coisa o Mobi ganha do Up, pelo menos! O Volkswagem Up é feio demais… Como a Volks conseguiu fazer um carrinho tão feio como o Up??? Parece um carrinho de boneca!
Agora verdade seja dita, tão feio como o Up é o tal de Etios! Que coisinha mais estranha… Até hoje não entendo como a Toyota, que faz uma picape tão imponente como a Hilux, consegue produzir um monstrinho indiano como esse Etios…