Se não dá para vencer pela beleza ou modernidade, o jeito é ir pelo caminho do bolso. Assim dá para resumir o novo Mille linha 2009. Com motor retrabalhado, o compacto que já foi o carro mais barato do Brasil está 10% mais econômico, daí o “sobrenome” Economy. A Fiat está lançando o modelo entre esta quarta e quinta-feira me Fortaleza.
Como já vimos aqui no blog há algum tempo, o Mille ganhou uma nova grade dianteira, lanternas escurecidas e novo emblema da Fiat, em vermelho. A série Way, que era especial, agora virou de série, em 2 ou 4 portas.
O gancho de vendas, no entanto, é a economia de 10% em relação à versão antiga. O caminho para obter esse ganho de rendimento foi esperado: mexeram no motor como fizeram com outras versões, reduzindo a eficiência do comando de válvulas e da queima do combustível na câmara. Aí entra desde peças mais leves e de desenho mais eficiente, a uma nova central eletrônica capaz de gerenciar melhor a injeção de combustível, entre outros.
O Mille também teve alterações na suspensão dianteira, na relação da 5ª marcha, que está mais longa na versão Fire, e nos pneus, que oferecem menos resistência à rodagem. Para completar, o motorista ganhou um missão: monitorar o consumo por meio do “Econômetro”, um medidor instantâneo que exibe o fluxo de combustível.
A Fiat deve anunciar nesta quinta-feira se o Mille terá mudanças de preços. Ainda segundo a marca, o novo motor do Mille está de acordo com as normas de emissão de poluentes que entraram em vigor em 2009.
Conforme antecipamos na semana passada, o Mille Economy fará 15,6 km/l na cidade utilizando gasolina. Veja os números:
Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo urbano
15,6 km/l (gasolina.) / 11,1 km/l (álcool.)
Ciclo estrada
22,0 km/l (gasolina.) / 15,6 km/l (álcool.)