O site da revista Auto Esporte levantou a bola. Após flagrar um Linea com menos apetrechos que as versões normais, a publicação constatou que a Fiat planeja colocar no mercado uma versão mais simples do sedã voltada para frotistas, desde empresas, tipo de cliente forte para a marca, até taxistas.
Será uma espécie de “Linea Expression” em referência à versão popular do Vectra, da Chevrolet. Certamente muita coisa que a Fiat colocou no modelo, como GPS, computador de bordo, rádio com MP3 e faróis de neblina, além dos cromados, será dispensada.
Para quem quis encarar Corolla e Civic de frente, é uma tremenda ducha de água fria mirar justamente nos clientes do Vectra…
Estratégia, como foi dita, repetida do Astrectra entre outros.
Eu acredito que o Linea terá mais êxito que o adversário da GM, pois a característica das vendas da Fiat no Brasil é de vender seus produtos para as pessoas jurídicas (empresas) e não para o consumidor (pessoa física) comum. É daí que ela consegue ser lider em vendas.
Além disto, ao poucos, o Linea vem ganhando terreno, chegando a avender 954un em março/09 (sétimo lugar no ranking de sedans médios).
Se considerassemos apenas as pessoas físicas em automóveis, ela não só perde para VW, como para a GM também.
Mas que é um baita banho de água fria para o modelo, não tenham dúvidas.
Um dos problemas é que por mais que a Fiat queira afastar a imagem do Linea com o Punto é impossível, devido às semelhanças e ,poxa vida, é a mesma base. O comprador de um sedã médio leva muito em conta o status do carro (não é crítica é algo totalmente plausível), então a pessoa fica meio receosa de gastar uma boa grana em um carro que será confundido com o Punto 1.4 que vemos aos rodos por aí.
É como o bordão daquela personagem do Zorra Total "Dinheiro eu tenho, só me falta gramúr" no caso do Linea "Qualidade eu tenho, só me falta gramúr"
Se eu fosse taxista, era Vectra na cabeça… pode ser um museu, mas é mecânica GM.
A FIAT tem muitos clientes de Siena e precisa de uma opção para que eles "subam" de nível até chegar à classe dos médios de fato.
O Linea deveria partir de R$ 45.000 com airbag, ABS, ar, 3 anos de garantia. O motor poderia ser 1.6.
E lógico, um câmbio automático de verdade, o dualogic deveria ser opção ao manual sem custo.
Para enfrentar Civic e Corolla um belo Bravo sedan, aí sim, a briga ia ser boa.
É uma boa idéia, afinal esse LINEA "mais em conta" já vem completo ( ABS + AIR-BAG ) fora os extras do modelo.
A plataforma do PUNTO nacional é excelente, temos um POLO CONFORTLINE sedã 2005 aqui em casa e um PUNTO SPORTING 2007, e o PUNTO está muiiiiiiito à frente em termos de estabilidade, firmeza, maneabilidade, frenagem, enfim, é outro padrão – muito melhor – de engenharia.
O LINEA como derivado da mesma plataforma do PUNTO, mas reforçada e alongada, deve ser excelente assim como o carro de que deriva.
Se vier na faixa dos R$ 53000,00 será ótima opção para quem quer um sedã moderno e com ampla assist~encia técnica espalhada por todo o Brasil.
PS.: Quanto à plataforma do PUNTO nacional, falam muito, mas ele é ótima, dervivando diretamente na parte TRASEIRA do STILO e na dianteira do IDEA, ou seja, é muito sólida, confortável e já muito comprovada !
Será que emplaca? Eu tenho minhas dúvidas… Quer raça mais conservadora na compra de carros são os taxistas. Mesmo tendo isenção em uma série de tributos, eles optam por modelos de manutenção mais em conta, como VW e GM, os únicos da Fiat que se vê com certa frequencia são siena e doblò, mesmo assim com os motores 1.8 da GM.
sou taxista no interior de sampa e vou ser bem sincero os carros da fiat perde muito em revenda , aqui na minha cidade não é obrigatório a cor do veiculo …tenho um amigo que tem um siena prata com 70 mil km e fa 6 meses que não consegue vender …. imagina esse linea pelado …. não adianta carro é vw ou gm …. a for esta oferecendo o focus sedan modelo antigo por 32 mil pra taxista e ninguem quer ….e olha que é o completão até com mp3 no painel e roda deliga leve
NEGO MOURA: sou posedor de um focus sedan 1.6 e um carro otimo.
sou taxista,fiel a marca gm,estou no quarto vectra ,e sempre fui muito critico a fiat,estive pesquisando com internautas proprietarios do fiat linea,e varios sites de revistas e fiz o teste drive no linea e conclusão,realmente eu precisa rever meus conceitos em relação aos veiculos fiat,e conclusão ,fiz o pedido e estou aguardando meu fiat linea com bastante ansiedade. com todo certeza este veiculo vai emplacar no mercado,querendo ou não ele é uma ótima opção em relação custo/beneficio frente aos concorrentes que são bem mais caros .
com esta proposta a´te que eu compraria se custace us 42000
Sou taxista de Nova Uniao-MG,tenho um siena,comprei na Roma,nunca mais,bateram a coluna da porta dele deve ser na cegonha fizeram martelinho de ouro e me entregaram,nao vi na hora depois que descobri e ficou como se fosse eu que tivesse amassado eles sao um bando de incompetentes.
Quanto ao novo siena e economico o meu 2008 1.4 da 10km no alcool e muito lindo,so nao pode passar de 130km/h a frente e muito alta e perde a estabilidade.
O defeito do novo siena e o ar condicionado que alem de dar um barulho como se fosse a pastilha de freio que tivesse acabando;
Nao vale quase nada,os meus clientes o criticam como se tivesse entupido e isso deixa muito a desejar,assim o proximo carro em março de 2009 vou ser mais cauteloso na compra e quem sabe mudo de marca.
Boa tarde, sou taxista Manaus Am.tenho um fiat stilo 2008 e estou planejando p que meu proximo veiculo de trabalho seja um fiat linea, mais estou com receio pois o motor que possuo hoje 1.8gm, e o linea e um motor que nunca houvir falar 1.9 16V deve ser importado. Gostari de saber se alguem me recomenda este veiculo com esta motorizaçâo. Obrigado
A Fiat deveria sim promover um grande desconto no LINEA completo para os taxistas e não deixar ele simples. Taxista é gente!
sou taxista em são paulo ia trocar o meu taxi vectra elite 2010 lindo, por um jetta ou cruze ou fusion mas com essa medida da prefeitura de colocar faixas nos carros vou comprar um gol e noventa 95% dos taxis de são paulo vai ser gol uno e palio