O leitor Jair levantou a lebre e fomos tirar a dúvida: afinal, o Linea, novo sedã da Fiat baseado no Punto, é um modelo médio ou compacto premium, como seu irmão?
Critérios para definir um carro existem aos montes – na Europa usa-se um, nos Estados Unidos, outro, seguradoras têm o seu próprio e aqui também temos nossas definições. Ou seja, não existe um atestado de autenticidade, mas é possível comparar dados.
No caso do Linea, comparamos suas dimensões não só com Corolla, Civic e Vectra, os rivais apontados na nota da Veja como também com outros modelos. E, surpresa, temos de concordar com o Jair, o Linea está mais para um médio que um compacto. Veja:
1 – comprimento – 4,56 m – é mais longo que Civic e Corolla, perdendo por pouco do Vectra;
2 – largura – 1,73 m – é mais largo que o Vectra e 2 cm menor que o Civic;
3 – altura – 1,49 m (no Brasil, pode ser mais alto) – é 4 cm maior que Vectra e Civic e 1 cm maior que o Corolla;
4 – entreeixos – 2,60 m – é uma das medidas menores do Linea, mas ainda assim é igual ao novo Corolla;
5 – peso em ordem de marcha – 1 160 kg – o Fiat lembra aqueles lutadores de boxe que ganham peso para mudar de categoria. Ele é o mais leve, 70kg a menos que o Corolla, mas isso não pode ser considerado um ponto fraco.
Enfim, se a Fiat quiser (e vai) dá para vendê-lo como médio, concorrente direto das versões mais básicas do Corolla, Civic e Vectra, mas das versões medianas de Mégane, Sentra, 307 Sedan e Bora, por exemplo.