Pois é, o motor 1.9 16V argentino não durou dois anos no Linea. O sedã médio da Fiat foi lançado no final de setembro de 2008 e adotou o propulsor feito no país vizinho em lugar do 1.8 comprado da GM Powertrain. Para dar um ar de novidade, a Fiat até o considerou um 1.9, mas seu volume é de 1 838 cm³, ou seja, 1.8. Agora, a marca acaba de lançar o Linea 2011 com motor E.torQ 1.8 16V.
Tanto um quanto outro têm a mesma potência – 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, mas o E.torQ, como justifica seu nome, tem um pouco mais de torque (18,9 kgfm contra 18,6 kgfm com etanol). A taxa de compressão, no entanto, é menor: 11,2:1 contra 11,5:1.
Na prática, o Linea E.torQ é mais veloz (máxima de 192 km/h contra 188 km/h e 0 a 100 km/h em 9,9 segundos contra 10,5 segundos), mais econômico na estrada e mais gastão na cidade – 7,7 km/l com etanol ante 8,1 km/l do motor anterior.
E vejam como as coisas mudaram em matéria de preço. Na época do lançamento, a Fiat pedia R$ 68.890 pelo Linea Absolute e hoje cobra R$ 67.030 e sugeria um preço um valor de R$ 60 900 pelo Linea manual e hoje cobra R$ 58.180 pelo HLX, seu equivalente. Isso sem levar em conta os descontos que o cliente obtém nas lojas.
Mesmo com os preços abaixo do sugerido, ainda está muito caro (o que não é exclusividade do Linea, diga-se). E agora com o carimbo de ter micado compradores com um motor descontinuado.
Para a Fiat não deve fazer muita diferença, pois seus carros não seguem uma linha evolutiva (como Civic, Corolla ou Golf, por exemplo). Então, se micar esse, depois lança outro carro com outro nome.
Será que alguem poderia dizer para a Fiat que sedan do Grande Punto concorre com o Polo Sedan, Honda City, Fiesta Sedan(novo), Renault Symbol, Tiida Sedan e não com Toyota Corolla, Ford Focus, Honda Civic e Big Monza(Vectra)
Mais um ex-motor Fiat. São inúmeros, digo foram, em dez, quinze anos…
Concordo totalmente com as três análises (Fabio, Eduardo CI, rr09).
O parágrafo final do Fabio está sintetizado em uma análise perfeita.
Eu discordo totalmente de todos os comentários acima!
O linea concorre em pé de igualdade com civic e corolla e na minha opnião ganha com folga, onde já se viu vender um carro sem computador de bordo? (civic LXL) sem sensor de estacionamento? sem porta malas?
A proposito proocure equipar o Civic com o mesmo numero itens de série do Linea e vc vera quanto sai o carro!
Outro ponto franco dos lideres de mercado quem disfruta de descontos do governo como produtor rural ou CNPJ, NUNCA irá conseguir tirar civic e corolla com desconto, já que são carros importados.
Outro ponto desfavoravel em relação ao Civic e Corolla, já procurou colocar na ponta do lápis quanto custa o seguro desses carros??? Um absurdo!!!! O Linea é o mais barato da categoria em relação a seguro.
Em partes eu concordo que o modelo 2008, 2009 e 2010 ficaram desvalorizados devido a alteração de motorização porem vcs sabem que a fabrica tem que garantir peças para esses veiculos 10 anos após sua parada de fabricação?!
Creio que tem muita gente desinformada nessa aréa e na verdade são daqueles que odeiam a Fiat, eu tambem não posso dizer muito pois era desse tipo antes de conhecer e pesquisar pelo menos 6 meses a um sedan que fosse excelente!
Eu acho a linha do Civic muito bonita porem não vale o preço que se paga, muito caro por um carro que ao menos tem computador de borbo!
Hoje estou comprando um Fiat linea 2011 com desconto por comprar com CNPJ e posso garantir que pra quem vai comprar com esse tipo de beneficio é a melhor opção!
Quando que brasileiro vai parar de achar ruim quando uma montadora lança um motor mais potente, mais limpo, mais econômico e mais barato!?
E daí que há 2 anos o Linea era vendido com motor 1.9? Agora que a Fiat tem capacidade de fornecer um motor mais moderno, vai deixar de fazê-lo?
Carro usado desvaloriza e pronto. Tecnologias surgem e devemos exigi-las. Se não vamos ficar com os motores 2.0 Flexpower e o 1.6 VHT a vida inteira por aqui.
Obrigado Fiat e Ford por voltarem a fabricar motores novos e modernos e com 16 válvulas.
Quem sabe em algumas décadas o brasileiro aprenda a apreciar tecnologia e eficiência e passe a comprar carros turbo tb…
@Gustavo
Para um carro ser considerado medio ele não precisa de um monte de equipamentos como sensor de estacinamento e esses penduricalhor que a Fiat oferece, ele precisa ser mais refinado que um carro comum (suspensão traseira multi link do Civc e Focus, por exemplo). o antigo Corolla era mais mal equpado que o atual Civic mas o acerto de suspensão dele era referencia no seguimento e o seu motor era e ainda é um dos mais modernos vendidos por aqui. O Linea continua sendo um super Punto, na Espanha ele só tem opção de motor 1.4 e no maximo tem o 1.4 t-jet de 132HP e concorre com os sedans mais baratos daquele mercado
Desta vez não concordo contigo Leandro Pi. Os motores que a Fiat cansou de lançar não são sinônimo de modernidade e tecnologia e sim a falta de um planejamento a curto, médio e longo prazo.
O motor 1.8 que a Fiat descontinuou no Linea (sim é um 1.8 e não 1.9) nada mais era que o antigo 1.6 descontinuado a anos atrás com acerto para que a cilindrada aumentasse. Nunca foi considerado top entre seus pares, perdendo inúmeros comparativos para motores de menor cilindrada como o VHT citado por você e 1.5 dos Honda (que possui os mais modernos ao meu ver), conforme publicado em comentário do Carsalen de 13/11/2009:
"DESEMPENHO
Na parte mecânica, os três sedãs compactos premium avaliados ofereciam motorizações distintas em capacidade volumétrica, todas bicombustíveis e acopladas a câmbios manuais de cinco marchas. O mais potente é o Fiat Linea. O modelo fabricado em Betim, Minas Gerais, é equipado com motor 1.9 litro de quatro cilindros em linha e 16 válvulas. O bloco produz 127 cv de potência com gasolina e álcool aos 5.700 rpm, além de um torque de 18,1/18,6 kgfm (G/A), soltos aos 4.500 giros.
Embora menor em litragem, o segundo motor mais forte – e também o mais moderno – é o do Honda City. O propulsor de quatro cilindros e dotado de comando variável de válvulas i-VTEC gera 115 cv (G) e 116 cv (G) aos 6 mil rpm e um torque de 14,8 kgfm despejados aos 4.800 giros com ambos os combustíveis. O mais "fraco" dos três é o motor do Polo Sedan, pelo menos no rendimento bruto. O bloco entrega 101 cv (G) e 103 cv (A) de potência a 5.500 rpm. Mas o torque de 15,6 kgfm (G/A), em compensação, é o melhor em baixos giros: fica livre por inteiro logo aos 2.500 rpm.
No desempenho de aceleração e retomadas, Linea, City e Polo Sedan mostraram equilíbrio nas pistas. Nas arrancadas de zero a 60 km/h, Linea e Polo empataram com 4,9 segundos e diferença de centésimos, abastecidos com gasolina. Com álcool, o sedã da VW foi um segundo mais ligeiro (4,8 s). O City também levou 4,9 segundos para ir da inércia aos 60 km/h com álcool, mas o desempenho com o combustível fóssil foi inferior: 5,3 segundos. Já nas arrancadas de zero a 100 km/h, venceu o menor motor. O Honda City precisou de 11,3 segundos quando alimentado com álcool, enquanto Linea e Polo cravaram 11,8 e 11,9, respectivamente – de acordo com medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Já nas retomadas, o motor 1.6 litro do Polo Sedan superou bem os rivais, beneficiado principalmente pelo bom torque em baixos giros. Foram necessários exatos oito segundos com álcool para recuperar a velocidade dos 40 km/h aos 80 km/h em 3ª marcha. O Linea levou 8,6 segundos e o City, 8,8 segundos. Dos 60 km/h aos 100 km/h em quarta marcha, houve empate técnico entre os exemplares de Fiat e VW: 11,8 segundos. Mais lento, o Honda precisou de um segundo a mais que os concorrentes (12,8 s). Em compensação, City e Polo Sedan oferecem câmbios mais preciso e bem escalonados. No Linea, a caixa tem engates imprecisos, apesar do curso mais curto, que transmite sensação de esportividade com o volante de boa pega".
http://ssl.carsale.com.br/novosite/revista/avalia…
Quanto ao novo motor 1.8 E-torq, pode ter melhorado dados de torque e desempenho, porém é sabido que os dados de consumo pioraram.
A família de motores Sigma da Ford são um avanço para nosso mercado, porém derivam dos motores 1.4 importados utilizados nos primeiros Fiesta trazidos para o Brasil (Sim aqueles que não aceitavam retífica. Hoje aceitam.).
Desejo que o Brasileiro passe a apreciar tecnologia e cobre por isto, mas ter a Fiat como exemplo de empresa que prima por tecnologia e inovação é o atestado que as coisas por aqui estão muito atrasadas mesmo. No mínimo três décadas se tratando de carros.
Não demorou nada. Olhem o quanto está desvalorizado o Linea 1.9 zero quilometro após lançamento do novo 1.8. Imagine aqueles proprietários que o compraram no advento do lançamento. Viva a inovação tecnológica!
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoe…
A FIAT so da fiasco em materia de carros de luxo, o punto sedan é apenas mais um deles
Comprei o linea depois de pesquisar muito sobre o carro. Fiz teste drive em outros carros (cerato, sentra, corola e civic), optei pelo linea, afinal os equipamentos são superiores aos dos outros carros e consequentemente o carro é mais barato que os concorrentes. Só falta me acostumar com o cambio duologic, pois que já teve carro com cambio automatico sente um pouco, no mais o carro é muito bom, recomendo.
Já fui proprietário de corolla 2006, jetta 2007, civic 2009, de megane 2007, de golf 2005 de astra 2003, dentre outro, vectras, omegas, mareas, etc hoje possuo um línea que na versão LX com abs e rodas saiu por 51 mil,creio que o desempenho do veículo é equivalente aos demais, bem espaçoso gostoso de rodar, mais economico que o civic e mais gastador que o corolla em geral essa verçao 2011 com o motor e-torq ta boa de andar, e faz 6,5 a 7 por litro de alcool na cidade entre 9 e 10 na estrada, achei o cambio bem escalonado, e os engates bons, não são precisos como os do volks, mais em geral agrada, o espaço é bom o acabamento por dentro é razoavel, em geral uma grata surpresa, quanto a especulações de mercado futuro, creio que quem pensa em mercado hj deve comprar GOL, ehheh, pois a pior desvalorizaçao que sofri foi com o jetta embora seja um excelente carro, mais em dois anos perdi 25 mil reais….
gostaria de saber como faço para comprar a peça desse linea que tenho na oficina e a concessionária não tem para fornecer
como posso ficar contente com um veiculo que quandro quebra não encontro peça na propria conscessionária
Conta outra Leila…
Vc tem um Linea com 3 anos de garantia e está fazendo manutenção fora da concessionária? Ou eu entendí errado? Que peça quebrou? A rede FIAT hoje é sinônimo de agilidade em revisão e reparação. Acho que voçê fala sem veracidade (conta outra)!!! Agora passei 22 dias sem o meu CIVIC por falta de peças na concessionária. O meu próximo carro será nacional, e possivelmente um LINEA. Falo com quem possui e só escuto elogios, sem contar que desistí de pagar pela "GRIFE" das marcas japonesas. Já temos carros nacionais até melhores. Além do mais a FIAT não é líder de vendas à dez anos atoa né?
Falar mau daquilo que não conhecemos é fácil. A maioria dos questionamentos explicitados, estão longe da realidade. O Linea é uma baita carro. Conforto e segurança ao dirigir, econômico na estrada e cidade, basta saber manter o pé longe do acelerador, se pisar ele vai gastar proporcional ao esforço solicitado.
Quanto ao atendimento nas concessionárias FIAT, acredito que não existe atendimento melhor ao cliente. Falar que o carro ficou parado por falta de peça, garanto que a pessoa acima não ficou sem um veículo para trabalhar. A FIAT com sua rede de concessionária, disponibiliza um automóvel reserva.
Vamos valorizar o esforço das montadoras que já investiram no Brasil, quando ninguém acreditou que seríamos uns dos melhores mercados do mundo.
Portanto, tenho o LINEA mais completo de sua categoria, 10/10, motorização 1.9 16v. Acredito que as inovações tecnológicas, possibilitam melhorias consideráveis nos produtos lançados no mercado. Mas, a evolução partiu de algum legado criado anteriormente. Por isso, não vamos nos desesperar com as inovações e incorporações de tecnologias novas e mais limpas.
Quem tem dúvida na aquisição de um LINEA, não pensem duas vezes, comprem e realizem seu sonho de consumo, acho que essa é uma das melhores partes de nossa existência aqui na terra.
Um abraço a todos e, vamos esquecer o projeto 147. Hoje a montadora FIAT, tem muito mais a oferecer a seus clientes.
Geral compra carro caro achando que é investimento, não quer perder dinheiro com desvalorização.
Nada haver.
Ainda bem que a Fiat lançou esse motor que polui menos. É a única vantagem.
Esse motor não tem retífica. Mas eu acho ótimo. A possibilidade de se passar para frente um carro sem manutenção com dono porco é mínima.
Qualquer coisa, compra-se o bloco. Quer carro caro e não faz manutenção? Tem mais é que se lascar mesmo.