Pois é, teve gente que duvidou. Até mesmo nós quando ouvimos de um concessionário os valores e publicamos na segunda-feira os preços do Linea. Mas era verdade: a Fiat quer cobrar quase o mesmo que as japonesas Honda e Toyota pelos consagrados Civic e Corolla. O sedã (quase) médio acaba de ser lançado em São Paulo. A festa terá até direito a show com Roberto Carlos e Caetano Veloso para 3 000 convidados, uma espécie de resposta à Volks e sua contratada Ivete Sangalo.
A meta da Fiat é ousada: vender 2 500 Lineas por mês. É mais que o Vectra e o C4 Pallas, respectivamente 3º e 4º colocados. Está longe dos tais japoneses, mas, para conseguir isso, precisa tirar vendas de todos afinal o mercado está esfriando um pouco.
O carro é bonito, sem dúvida, usa poucas partes iguais a do Punto, mas não há como negar o parentesco. O painel é mais envolvente e os equipamentos que havíamos adiantado na segunda são reais mesmo: Blue&Me Nav, com navegador GPS, ar digital, seis airbags, sensores de todos os tipos, opção de bancos de couro, dois tons no painel e por aí vai.
A capacidade do porta-malas é muito boa (500 litros) mas isso não é diferencial senão o Civic era o último do segmento. Agora os motores, inéditos é verdade, será que foram bem escolhidos? O 1.9 16V tem 130 cv, mas é, na verdade, 1.8 (1. 838,6 cc) e o 1.4 extrai 150 cv de seus cilindros, mas será oferecido por R$ 78 900, um pouco mais barato que os sedãs top de linha, só que tem câmbio manual. Segundo a Fiat, o rival direto é o Civic EXS, que tem câmbio automático e opção seqüencial.
Apesar das quatro versões, a Fiat diz que o modelo Absolute será o mais vendido, com 40% de participação e missão de disputar clientes com o Civic LXS e Corolla XEi, além dos outros sedãs. O 1.4 T-Jet responderá por 10% e os básicos manual e Dualogic, pelos outros 50%.
Veja os preços sugeridos:
Linea 1.9 16V manual – R$ 60 900
Linea 1.9 16V Dualogic – R$ 63 900
Linea 1.9 16V Absolute (Dualogic) – R$ 68 890
Linea 1.4 T-Jet manual – R$ 78 900
E aí, o que vocês acham?