A Fiat acaba de liberar as duas primeiras imagens do Fiat Linea, sedã que lançará no dia 15 de setembro no Brasil. Conforme antecipamos esta semana, a versão top se chamará Absolute e terá câmbio automatizado Dualogic.
A Fiat mal cita alguma informação no release, apenas diz que o modelo terá duas novas motorizações, hoje mais do que conhecidas por quem lê o BlogAuto: um motor 1.9 Flex, de 130 cv, e um 1.4 Turbo, de 150 cv.
Como mostramos recentemente, o Linea nacional é muito parecido com o feito na Europa, ao menos na parte externa. As diferenças estão nos apliques dos nomes do carro e em alguns filetes da carroceria. Ah, sim, a roda do Linea Absolute são, aparentemente, originais.
Frente igual a do Palio, que é igual a do Siena, que é igual a do Punto, que é igual a do futuro Fiat Bravo e assim sucessivamente…
Mussum apesar que isso muitas vezes pode "queimar" um carro mais caro, mas se chama identidade da marca. Basta observar modelos da Audi, Mercdes, BMW, Porsche,….
Vou avisando logo de antemão à Fiat, procurem avaliar corretamente o período de troca de óleo do motor para colocá-lo no manual. Essa falha, ocasionou a imagem manchada dos Fiats Brava e Marea pela tão famigerada borra no motor. Carros muito bons à seu tempo, principalmente o Marea Turbo, mas por um descuido tiveram sua imagem seriamente abalada. Consertar o motor de um Marea Turbo danificado pela borra quase chegava a 50% do valor do carro. Agora a Fiat volta lançando motor turbo, é bom os possíveis clientes ficarem de olho.
Frente igual a do Palio, que é igual a do Siena, que é igual a do Punto, que é igual a do futuro Fiat Bravo, q será tb a frente do "novo"uno…
Está cheirando Tempra e Marea….vai morrer na praia.
Alguém ai gosta de Kombi?
Tempra morreu na praia????
Cheirando à Tempra e Marea? Só sente esse "cheiro" quem parou no tempo ou não soube cuidar bem do seu Tempra ou do seu Marea.
Enfim um motor esportivo de verdade: esse 1.4 Turbo e seus 150 cv deve andar muito sem que o gasto seja necessariamente proporcional. E enfim o 1.8 da GM começa a perder espaço. Esse já vai tarde!
Se não é esse motor 1.8 da GM, a Fiat não teria como acompanhar os concorrentes como a VW e até mesmo a própria GM. É graças a esse motor que a Fiat ainda tem como vender seus modelos com mais potência, se não, ainda estaria dependento do horrível 2.0 16V do Tempra que só sabia esquentar e queimar junta de cabeçote . . .
O 1.8 da GM já foi muito útil. Ele ainda ajuda, óbvio, mas tem desempenho equivalente à um 1.6!
Mas eu sei que o 1.9 ainda vai demorar à integrar toda a linha Fiat, nem me iludo.
acho estranha a traseira do Linea… algo no estilo 159 (lanternas invadindo a tampa do porta-malas) ficariam mais bonitas. mas essa aí não é de toda feia. mas carro da Fiat que me dá expectativa mesmo é o Bravo… e o boato sobre trazer os Lancia, principalmente.
Vejamos:
1.8 da GM: 17,7 mkgf / 114 cv
1.8 do Civic: 17,7 mkgf / 138 cv
1.8 do Tiida: 17,5 mkgf / 124 cv
1.6 do Fiesta: 15,8 mkgf / 111 cv
1.6 do Gol: 15,6 mkgf / 104 cv
Tem certeza que o 1.8 da GM possui desempenho de 1.6? Comparado com motores mais modernos (feitos em alumínio e com comando de válvulas variável), só fica atrás na potência máxima.
Esse 1.4 turbo será a próxima piada da Fiat. Fiquem vendo as notícias de desgaste prematuro de motor. Como disse um camarada anteriormente, isso tá cheirando a Tempra e Marea.
Eduardo, o problema do 1.8 da GM não é tanto o desempenho, como disseram. é mais o fato de ele beber como minha ex-namorada.
Elizeu, também discordo sobre este motor beber muito. Eu tenho um Corsa 1.8 e tinha feito um comentário sobre o consumo desse motor em um post anterior: http://www.blogauto.com.br/veja-como-sera-o-peuge… .
Compare com um Civic: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/con… . Bebe até um pouquinho menos.
Não querendo te criticar, mas no geral, acho que existe uma pré-disposição das pessoas em afirmar que só porque é GM, bebe demais.
Nao viaja eduardo, esse motor nao é novo meu amigo, o motor ja é utilizado na europa ha tempos, e la nao acorre nada de desgaste prematuro…
isso so acontece com quem nao sabe cuidar de carro, acha que carro é so comprar e chega, coloca gasolina e mais nada, nem calibrar pneu o cara faz…
coisa de mané mesmo, esse motor 1,4 é muito bom sim, provavelmente voce é um daqueles que louvam os AP pois o mecanico da esquina continuam dizendo q é o melhor motor do mundo, afinal é o unico no qual ele sabia mexer…
esse linea vai surpreender muita gente ainda, quem ta falando mal do carro com certeza vai cair do cavalo…
unica coisa que ficou pior q o europeu é a altura q devido as pessimas estradas do brasil o linea e todo carro que vem pra ca teve sua altura elevada em alguns centimetros
(olhem a foto da traseira e procurem por outra foto na net… nada que fique feio ou coisa assim, so citei para efeito de comparação)
não acho que só porque seja GM o motor beba demais. o 1,4 Econoflex, por exemplo, é muito econômico, e é bem mais potente que o 1,4 da Fiat, por exemplo. e se a GM monta (ou pelo menos montava) o Ecotec 2,0 turbo em São José dos Campos, pra exportação, por que não aumentar a escala e fazer a família pro Mercosul consumir (sem trocadilho)?
Fábio, não sou fã de motores AP. Aliás, nunca fui muito com a cara do Gol.
Sobre o desgaste prematuro, não estou falando de filtros, oléo, mangueiras ou qualquer outra coisa que é possível ser trocada em 1/2 hora. Isso é cuidar de carro. Se alguém vai no mecânico trocar bielas ou pistões, isso não é manutenção preventiva. Isso já é conserto e dos brabos. Um amigo meu tinha um Tempra, e o cabeçote do carro foi para o espaço aos 60000 km e ele é uma pessoa zelosa. O histórico da Fiat no país com motores "grandes" não é muito bom. E eu não tenho um motivo ainda para mudar essa desconfiança.
O design é bem agradável – é uma pena os carros brasileiros terem qualidade tão inferior aos europeus (dessa vez não vou falar em preço). Esse não perde roda?
É, como disse o Fábio, o único porém que vejo no design de alguns carros da Fiat é a suspensão traseira mais elevada que a da plataforma europeia. Isso é bem visível no Idea, no Punto e agora no Linea. Os três na Europa são bem mais baixos; ficam bem mais "elegantes".
Entao eduardo, pode ser que nao tenha um historico bom, mas comvenhamos, 99% dos brasileiros nao cuidam de seus carros, nos que frequentamos blogs e sites cuidamos, mas o resto nao…
esse carro vira com 3 anos de garantia, se fundir o motou pode levar q vai trocar… agora pensa comigo, voce acha que vao dar 3 anos de garantia para terem prejuizo de tanto consertar motor ? esse motor 1,4 equipa punto, bravo, linea la na europa, os europeus sao muito mais exigentes, e o punto e o bravo la sao sucesso cara, ou seja, isso é a maior garantia q os motores sao bons, senao a fiat ja tava fudida por la, e olhe q ela ta crescendo na europa (e no mundo diga-se de passagem), saiu da merda pois melhorou muito seus carros tanto na parte mecanica como no design.
Lucas, na verdade todos os carros no brasil possuem a suspensao mais alta, é so olharmos os carros importados e os feitos aqui… ate civic e corolla tiveram suas suspensoes elevadas
Ha sim, já tinha reparado em outros modelos mesmo, Fabio. Mas acho que nos Fiat isso fica mais evidente. Eles ficam com a traseira "empinada", como na Strada, guardadas as devidas proporções!
Gente…é só trocar o olho do carro! Dica de amigo: coloquem aquele adesivinho no vidro…tem gente que parece que prefere andar de 2.0 de Monza a vida inteira a ver novos motores com mais tecnologia e eficiência…
Mais o brasileiro é besta mesmo, a GM pega o astra europeu (ou quase, pois o astra europeu dá um show no nosso vectra), tira a casca dele e põe num chassi de monza 82 com motor e tudo e chama de vectra, o povo gosta. A VW maqueia o golf aqui no Brasil transformando num G4,5 (lá fora já estão lançando o G6), e vende a preços absurdos e o povo gosta sem falar na PEUGEOT, que faz um face-lift no 206 e chama de 207 e ainda diz que é o maior lançamento da marca no Brasil (lá fora tb 0 207 é bem melhor e mais atual). Outra da VW, dizem que o gol é o melhor carro e por dizerem isso é o mais vendido, a fábrica teria que ter pelo menos respeito ao consumidor e fazer com acabamento melhor, isso sem falar no fox, que parece de brinquedo, tudo de plástico ruim. Já tive dois tempras e foi os melhores carros que já tive. (já tive gol, siena, tipo, corsa e siena). Abram os olhos e sejam mais exigentes e esperem o LÍNEA chegar primeiro antes de por defeito, a única culpa da FIAT, foi lançar aquí carros modernos demais e não preparar direito mecânicos que só sabem consertar gol e similares.
Muitoo Lindoo' Essee carro ;; Jáhh CompreiI 3 deleess todas com coress deferentess;; Euu possoOo !! I vooC's naum Podee mais elle vai abaixarr
mais eu soh compro coisa cra !! xD