Enquanto no Brasil nos contentamos com o Uno Furgão, lá na Europa a Fiat acaba de apresentar, no Commercial Vehicle Show, na cidade inglesa de Birmingham, a versão destinada a trabalho do hatch compacto Punto. Batizada de Grand Punto Van, o modelo já vem com as mudanças visuais aplicadas recentemente pela Fiat, e traz um motor 1.3 MultiJet II diesel, com três níveis de potência: 75 cv, 85 cv e 95 cv – os dois últimos trazem Start&Stop de série.
Atrás do banco do motorista e do passageiro, é possível comportar até 1.000 litros de carga, com uma capacidade útil de 520 quilos. Além disso, o Fiat Grand Punto Van traz um painel de instrumentos renovado e novos revestimentos para os bancos.
O modelo será oferecido no mercado europeu a partir do final deste mês com preço inicial de 13.400 euros. De série, o carro virá com airbags, controle de estabilidade, trio elétrico e CD Player com MP3. Adicionando mais 600 euros na conta, o cliente leva a versão equipada com motor de oitenta e cinco cavalos. Por 1.200, o Grand Punto Van traz o motor de 95 cv, e ainda airbag de joelho para o motorista e ar-condicionado manual.
A cada lançamento de veículos na Europa, principalmente, fica ainda mais evidente o "abismo" que existe entre os dois mercados, o "valor" que os consumidores de lá tem e que os daqui, para elas as montadoras, não tem.
Seja num superluxuoso ou superesportivo, ou seja num "furgão de cargas", é evidente que ainda colônia somos! Nossas vidas, nosso dia-a-dia não tem valor! Nem nosso dinheiro tem valor, ao menos para nós consumidores, que na maior parte tem que se submeter às condições menos ideais possíveis para ter acesso a carroças, aos carros de bois que nos são oferecidos!
Obrigado Dilma! Nelhorou esse cenário, ao menos a curto e médio prazo! Sim… para as montadoras!