Não que a Livina, da Nissan, esteja causando furor no segmento da minivans, mas não custa ser precavido. É o que a Fiat faz ao lançar a versão ELX 1.8 do Idea com preço de R$ 40 910. Até então, esse motor era privilégio da versão HLX.
Um dos melhores argumentos da minivan da Nissan são seus motores: o 1.6 e o 1.8 são bem mais potentes que os propulsores 1.4 da Fiat e da Chevrolet. Com essa nova oferta, a marca italiana reduz essa vantagem e compensa no preço mais em conta – a ELX 1.8 é apenas R$ 1 810 mais cara que a ELX 1.4.
Tradicional vice-líder do segmento, a Idea começou 2009 devagar, vendendo 1 200 unidades, mas retomou a velocidade e agora está emplacando acima de 2 500 unidades agora. Com a nova versão, pode almejar o retorno ao 2º lugar perdido para a Meriva.
Como a Fiat não costuma deixar seus carros parados por muito tempo, vem aí um facelift do Idea e novidades como o câmbio Dualogic.
Quem está em primeiro neste ranking? Zafira? Scenic? E a Livina?
Acho que Idea e Meriva precisam de uma reformulação urgente de visual. Sem contar que esta Idea precisa do cambio dualogic pra fazer frente aos modelos automáticos.
Rodrigo, a Livina, ao menos na Fenabrave, não está na mesma categoria da Idea, Meriva e Fit.
Para a Fenabrave, ela pertence à classe da Scenic, Zafira e Xsara Picasso.
Em maio, fechou em quinto lugar no acumulado do ano e quarto no mês, atrás da Zafira (685un), Xsara Picasso (691), C4 Picasso (416) e Scenic (240). Ela vendeu 384un.
Na primeira quinzena de junho, ela alcançou o terceiro posto com 187 un, ante 359 da Xsara Picasso e 310 da Zafira.
Muito longe das 2016un do Fit no mesmo período e/ou das 1287/1279 de Ideia e Meriva!!!