Cacetada! Foi a palavra que me veio na cabeça ao saber agora dos preços oficiais do novo Siena, o tal Grand Siena. Os valores começam em R$ 38.710 e chegam a R$ 48.210 na versão Tetrafuel. Agora deu para entender porque a Fiat decidiu rebatizar o sedã com o prefixo “Grand”: era uma maneira de justificar o fato de a nova geração ter crescido e virado concorrente do New Fiesta Sedan, por exemplo.
É mais ou menos um acréscimo de R$ 5 mil em cima dos valores do novo Palio em versões equivalentes. Como se vê, os sedãs compactos “premium” já entraram numa faixa de preços bem salgada. A GM cobra de R$ 40 mi la R$ 45 mil pelo Cobalt com motor 1.4, a Nissan, mesmo gastando pouco para fazer o Versa no México, pede de R$ 35,5 mil a R$ 43 mil pelo sedã e a Volkswagen, mesmo com o peladão Voyage, chuta o pau da barraca na tabela de preços – para citar alguns.
Que o público queira esse tipo de carro que oferece mais espaço e itens de série não há dúvida, mas quando você vê um veículo simples esbarrar em médio é porque algo está errado. Pegue um exemplo bem simples. O Peugeot 308 1.6 Active manual é um carro superior em acabamento e tecnologia, tem espaço interno generoso que só deve perder um pouco no porta-malas, e custa R$ 53.990. E é novidade no mercado. A própria Fiat reconhece que as versões venderão pouco – o foco é no 1.4 mesmo. Mas acredito que o Grand Siena terá pouco impacto nas vendas gerais do sedã. O velho e barato Siena ainda vai carregar o maior fardo assim como faz o Classic na GM. É um palpite apenas.
Preços
Grand Siena Attractive 1.4 – R$ 38.710
Grand Siena Essence manual 1.6 – R$ 43.470
Grand Siena Essence Dualogic 1.6 – R$ 45.990
Grand Siena Tetrafuel 1.4 – R$ 48.210