A maior parte desses boatos tem de ser lida com um certo descrédito, mas como o setor anda em polvorosa, é melhor ficar atento. Surgiu hoje um boato publicado pelo jornal Automotive News citando uma fonte italiana que disse existir a possibilidade de uma aliança regional entre Fiat e GM.
Segundo a fonte, as duas empresas uniriam forças na Europa, via Opel, e na América Latina. Seria um plano B caso a junção com a Chrysler desse errado, embora há quem diga assim mesmo o negócio pode sair.
Se for verdade, será uma volta ao passado mas em termos mais agressivos – a Fiat e a GM chegaram a trocar ações no começo da década e a produzir motores sob a empresa Powertrain.
Já pensaram como ficarão os clientes das duas marcas no Brasil, que não são lá muitos fãs da outra e vice-versa?
muito do aumento na confianca dos produtos Fiat nos ultimos anos veio do uso da robusta mecanica Chevrolet. O novo corsa na europa ja usa a plataforma do Punto e se no passada a fusao nao deu certo, os tempos agora sao de rever paradigmas… quem sabe agora nao da certo?
se isso tirar o Prisma de linha, tem o meu apoio.
Boa oportunidade para as duas deixarem o Brasil!
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Elizeu Drummond :se isso tirar o Prisma de linha, tem o meu apoio.
Isso tudo é trauma de Prisma, Elizeu???
Eu queria tentar entender a estratégia da Fiat para os próximos motores de cilindrada acima de 1.4 que não venham da Powertrain.
Isso porque o 1.9 do Linea (que nada mais é do que o 1.6 dos antigos Palios e Bravas aumentado montado na Argentina) que prometia ser a salvação da lavoura não emplacou.
O 1.4 T-Jet é caro demais, não é fabricado no Brasil e não é flex.
O 2.4 do Stilo Abarth saiu de linha faz tempo.
Então, a curto prazo, não vejo outra alternativa à Fiat, a não ser usar os "defazados e ultrapassados" motores Powertrain by GM, que quer queiram quer não contribuiram em muito na alavancagem de vendas da Fiat no Brasil, tornando-a líder.
@Rodrigo
não, eu só não entendi até hoje pra que serve o Prisma, já que existem dois Corsa sedã, um pra quem quer um carro barato e outro pra quem quer algo mais confortável
Eu não vejo vantagem p/ a GM. Nenhum motor da Fiat é melhor que os da GM no Brasil. Tirando o Stilo, todos os outros carros usam plataforma velha: a do Uno e as derivações do Palio para Idea e Punto.
@Elizeu Drummond
Pois é Elizeu, eu também não entendi a jogada. Na época em que o Prisma só era oferecido com o motor 1.4 e o Classic com a 1.0, até que fazia algum sentido, mas como lançaram o 1.0 no Prisma também…
Eu particularmente acho o Corsa Classic mais charmoso que o Prisma.
Rodrigo . e voce tem dados do desempenho do motor 1.9 para desacreditalo? . Prisma e Corsa tem a mesma plataforma que tem 16 anos, os dois sao de museo.
O possível acordo com a GM não é plano B da união com a Chrysler – é um plano maior que englobará os 3 grupos (se bem que a Chrysler deve virar FIAT).
Marchionne (CEO da FIAT)disse que são necessários 6.000.000 de autómoveis/ano para compensar investimentos – a aliança FIAT-Chrysler-Opel-GM Latam fecha em 7.000.000.
A rapidez com que seria formada uma aliança com a GM devido ao acordo passado (e rompido) talvez seja ainda mais importante que a tecnologia de baixo consumo pois a GM precisa de uma solução rápida – meses atrás um dos principais jornais alemães recomendava a união da Opel à FIAT por este motivo mas o fundo do poço ainda não havia chegado. Agora…
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hernan :
Rodrigo . e voce tem dados do desempenho do motor 1.9 para desacreditalo? . Prisma e Corsa tem a mesma plataforma que tem 16 anos, os dois sao de museo.
Não Hernan vc não entendeu. Eu não quis dizer que o motor 1.9 do Linea não seja bom, nem quis compara-lo com os da GM. O que quis dizer é que antes da introdução deste motor no Brasil, a promessa era que ele substituiria os motores Powertrain na gama Fiat, o que não aconteceu ainda e receio que não acontecerá tão cedo. O que reforça a teoria que a aliança Fiat-GM aqui na America do Sul não acabará tão cedo.
Séria massa, a chevrolet iria melhorar o acabamento interno, eu que so fã adimito,nao presta e com a tecnologia da chevrolet iria fazer muito socesso, seria uma boa, mas o que eu realmente espero mesmo é o CRUZE FUDENDOOOOOOOOOO, tomara que chegue logo…..no brasil.
eu fiz essa pergunta porque Linea esta na argentina com bom preco, y nao ha informcao do desempeño. Linea full custa aqui 10% menos que Focus 3 trend exe e 25% menos que Civic LX.
Coitada da GM agora é falência na certa.
Mas eu queria saber quem é que fez essa prposta primeiro… Quem souber me fale!!! Obrigado!!!
Se a GM se unir é falência na hora…
GM : sinonimo de concordata,falência,mecânicas da época do chevette…KKK…
A FIAT vende significativamente mais do que a GM no Brasil, o share de mercado hj eh o abaixo:(isso nao eh opiniao, sao dados de numeros de veiculos licenciados no ano de 2009 no Brasil da Anfavea)
Licenciados Jan Fev Mar Acumulado
1º Fiat 43.312 44.980 64.468 152.760
2º VW 41.010 46.613 64.098 151.721
3º GM 38.151 35.757 49.395 123.303
4º Ford 22.561 22.461 28.322 73.344
Minha opiniao eh que os veículos das duas marcas, atualmente, possuem qualidade semelhantes principalmente nos veiculos mais baratos e mais vendidos.
A GM parou de investir no segmento de luxo no Brasil, tanto que hj o Vectra é um "Astra grande". O Vectra modelo antigo tinha suspenção independente, acabamento superior, chassi mais leve e melhor acabado.
A Fiat também vacilou com o consumidor ao usar o obsoleto motor GM/Powertrain priorizando preço em detrimento a qualidade.
A vantagem de mercado da Fiat é o menor custo de produção, pois os funcinários da GM no ABC ganham salário bem maior do que os funcionários Fiat em Betim, o custo de manutenção das imobilizações em Betim também eh mais baixo do que no ABC. Deste modo sobra mais margem financeira para a Fiat alavancar as vendas com preço do carro mais baixo e campanha de marketing mais agressiva.
Se esse lixo de Fiat (a única montadora que coloca o n° do chassis em um lugar que apaga) comprar a GM acho que o Brasil vai ficar sem opção de carro nacional .
Já to até vendo o povo implorando a volta do Gurgel , acho que nem ele conseguiu ser pior que essa porcarias de FIAT .
Ahhh… agora vai! Fiat encampa a GM e certamente vai unificar linha de produtos! Que beleza! Vamos pegar o atualíssimo (Em design e solução mecânica) "Chevrolet Classic", colocar o logo da FIAT e lançá-lo como Fiat Prêmio II – O Regresso". E que tal batizar essa união (para matar a VW e FORD de inveja) com o sugestivo nome de "AUTOLATRINA" … preciso urgentemente pensar em comprar um carro indiano.
Pois é a FIAT é uma porcaria. Desde de 1973 quando a jurássica VW – que só teve um motor decente 1.0 a partir de 2000; a FIAT já o tinha há décadas – fez de tudo para que ela fosse embora do país. A porcaria FIAT INVENTOU no Brasil o motor transversal – copiado até pela VW naquela época na bosta do APOLO q, que durou pouco mais de um ano sempre foi mais elástico que o VW; suspensão independente
Luiz, a FIAT é um lixo. Mas vamos aos fatos não ao o que eu acho. Em 1978 quando no ano anterior ela tinha lançado o 147 ela, por 'forças ocultas' de um mercado de monopólio teve que importar TODAS as peças do exterior, em um cenário econômico hostil onde importar era para poucos. O LIXO DA FIAT acreditando como poucas apostou neste país de Gilmares e apaniguados voadores do Legislativo – 'sim! a única empresa a única motadora BI-NACIONAL, que teve a ousadia de (sem respeitar a ordem cronológica):
– Lançar o Palio, o primeiro projeto mundial de um automóvel brasileiro e exportado para fora de uma montadora no Brasil. As outras, há muito mais tempo aqui, NÃO se tem notícia de igual feito;
– Adquirir várias empresas (Tutela, CIBIÊ, WEB e solex carburadores, etc..) para serem as suas fornecedoras quando as citadas forças não a permitiram de se utilizar do mesmo arquétipo;
– INVENTAR o motor transversal no Brasil. Todos tinham medo, até a poderosa, que o lançou no finado e meteórico modelo APOLO e hoje é comum no FOX (este que com motor 1.0 não sobe ladeira de Ré. Basta um google para ler a matéria);
– Ter sido a primeira ter um motor 1.0 real . Vc lembra do primeiro GOL 1.0 ou do ESCORT 1.0 da Autolatina. Abram o capô e vejam a gambiarra;
– Investir milhões em uma Empresa em Betim em pedir um tostão ao Governo de MG, que, segundo a resvista exame, várias vezes frequentou a lista de melhores empresas para trabalhar, onde já esteve em primeiro, enquanto uma outra empresa soltava fogos por investir milhões em um fábrica de motores em Rezende com o governo do RJ arriando as calças nos tributos;
– Ser dona da Ferrari e de outras grandes marcas no Mundo. E sempre discreta nunca fez propaganda associando o sucesso dos 'n' campeonatos mundiais com a sua marca;
– De encher o pátio de carros e navios do Armador GRIMALDI de carros destinados a exportação no Porto do RJ, no momento de inflação alta, spread bancário mais atraente do que investir na produção.
Claro! Não é perfeita; mas LIXO soa um pouco de exagero, desdém, ignorância ou estupidez! Ou tudo junto!
Elizeu Drummond e Rodrigo
O Prisma entrou no lugar do antigo corsa por isso fabricaram com motor 1.0 e na mesma plataforma que ja existe a 16 anos.
mas você me pergunta e o classic
respondo o classic e importado e muitos clientes da gm são fieiz ao corsa para a gm nao perder vendas resolveu "criar" o classic q nasa mais é do que o corsa com outro nome.
acho q isso pode dirar algumas duvidas de vocês.
A Fiat é um lixo, o povo reclama que a GM aproveita coisas antigas mas e a fiat ? O punto tem a plataforma do palio que surgiu em meados da decada de 90, o uno nao preciso nem dizer, nao mudaram nem o design datado da decada de 80, stilo mesma coisa, o motor 1.9 é uma gambiarra vinda do palio 1.6, os motores 1.4 do palio e punto beberroes nao andam nada, fora os carros bombas como tempra, tipo, marea, brava etc
Fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas Fiat, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, Fiat-Hitachi, Case, Fiat-Allis, Chrysler Jeep. É proprietária do Juventus FC, time mais popular da Itália.
Será que a Fiat é um lixo?
agora que a fiat comprou a gm quem tem carro da gm acho que no futuro vai sumir de mercado os carro da gm isso pode acontecer
so espero que a fiat não tira o comforto que a gm tem porque o carro da fiat é muito duro você passa no burra com você senti mais a gm não tem isso tambem não espero que a fiat não tira os carros da gm como o vectra e a zafira que são a carro muito comfortaveu
Sou do tempo que no Brasil vinha tudo de fora inclusive dos USA Chevrolet Belair; Cadilac De Ville, Oldsmobile, Buik: Pontiac:
Ford Falcon; Ford Fairlene; Linconl; Packard; Nash. Entre outros.
Esses carros eram símbolo de status e prosperidade, hoje tudo mudou o automóvel tem que ser racional por várias questões poluição, economia etc.
Meu avô falava que corro bom era Ford e Chevrolet e meu pai falava a mesma coisa essas empresas confiram muito no “Brasão” e hoje estão perdendo para os franceses, Italianos, Japoneses, Coreanos e por último Chinês.
Mas ainda tem os apaixonados desse passado que não deixam essas empresas falirem.
Como diz a Fiat ta na hora de mudar os seus conceitos.
aff q coisa mais antiga gente..agora nos tamos em 2012 e os carros da fiat e chevrolet estao totalmente mudados e mais chics !!!!!
O dia que isso acontecer nunca mais compro Chevrolet, pois odeio a Fábrica de Ilusões Automobilísticas e Tranqueiras (FIAT).
OLá! pessoal. Para Aquilarj quero deixar uma ressalva a Fiat chegou ao Brasil em 1976. Foi a ultima fábrica chegar entre as tres existente em ordem cronológica seria a GM , Ford e a Volkswagen e entrando a Fiat completando entre as quatros primeiras no país chamado Brasil… A Fiat lançou seu primeiro carro 147; foi um carro bom, mas a volks era forte ainda com o sucesso do fusca, brasilia e o passat… Esse ultimo sim o passat foi realmente um carro revolucionário pq era a cópia do audi 80. com motor refrigerado a água até então não havia um motor comparado mesmo a GM com bons carro na época.. o passat foi carro mais exportado bem antes de outras marcas fazerem. Isso é, bem antes da Fiat. O passat sim foi o carro que foi mais bem exportado do que um dia a Fiat vier com o pálio…Então quero dizer que a volks foi mais consagrado do que a Fiat. O passat foi lançado em 1974 imagina aquela época era o produto trazido da audi que na época a volks era subdiária dessa marca ou seja era dona da audi…Como todos nós sabemos a audi são carros de exrema qualidade em tudo… Pois então falando ainda o audi 80 é igualzinho o passat .. Até hoje vejo elementos da audi na volks como outros carros por exemplo o golf mk1 que foi o primeiro golf na Europa…até porque os primeiros passat saiu com a frente do primeiro golf com aqueles farol redondo, depois em 1980 veio com a frente do audi 80 com o farol retangular porém com alguns detalhes diferentes…. Pra vc ficar sabendo o passat foi o carro mais desejado no mundo em toda a Europa e pra não dizer na Ázia… inclusive foi o carro mais exportado para o Iraque. Até por isso que existe alguns por aqui por beneficio nosso;… ainda bem que sobrou esses carros para volks lançar no Brasil…Sem dúvida alguma foi o melhor carro e até hoje esse carro está em produção porém importado da Alemanha para o nosso páis. Sem falar que a segunda geração do passat na Europa era o nosso santana aqui em forma sedã … Então aqui teve o santana e a Quantum que foi um sucesso absoluto… o lançamento do santana que seria o passat foi em 1984…. Agora quero falar do vw gol que foi lançado em 1980. Foi o carro revolucionário também com a mesma tecnologia de construção do passat porém com motor de fusca que era um motor confiável forte porém de baixo desempenho o que não agradou os brasileiros …. Havia na época uma discursão interno dos engenheiros que era pra lançar o gol com motor Ts do passat… Pq a volks lançava na época o passat Ts com motor MD 600 era o passat espotivo antes mesmo de surgir o gts , porém uma briga entre colegas tiveram essas disrcursão dizendo que não havia estoque de demanda pra esse motor equipar gol…finalmente se o gol tivesse esse motor, o carrinho reçém lançado na época teria um efeito histórico muito ante como ele tem agora. Mas o sucesso do gol veio em 1984 simplesmente nessa época quando o gol adquiriu o motor do santana 1.8s . Esse motor deu vida nova para o gol com a sigla gt depois gts e gti . Quero lembrar que o gol teve o motor MD 800 depois que veio o AP 1.8 e 2.0 que equipou o resto da linha. Até que também veio a segunda geração do gol como bolinha na década de 90 esse foi um show .. Quero dizer também que passaram todos concorrentes pra tirar a liderança do gol não conseguiram exemplo de carros como : Kadett gs. gsi , Corsa gsi, Monza S/R , Uno 1.5 e 1.6 R , Chevette GP 1 e 2 , Passat TS ,GTS ( concorrente interno ) , Escort XR3 , e veio enfim o Pálio década de 90 com motor 1.8R , Somente com a chegada da segunda geração do Pàlio que veio roubar a liderança do gol mas mesmo sendo novo demorou pra tirar a liderença, mas logo o gol voltou a liderar embora já com várias gerações G3, G4 e G5 já retilizado que veio perder de novo com lançamentos dos concorrentes fortíssimo como o Ônix da chevrovet , novo ford KA e o estreante coreano HB20….E então volks é ruim!!!! A volks é dona da Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Škoda Auto, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania. Agora quero falar com ERICOHG quero que vc conheça um pouco da história da vw pq não é isso que vc pensa…. a jurássica vw produzia o fusca e a brasilia carro confiável e durável nas suas mecânicas refrigerado a ar que suportava altas temperaratura nas subidas de serras enquanto as outras marcas com motor a água fervia nas estradas e ficavam parados enquantos os fuscas e as brasilias subiam a serras sem problemas. Quero dizer antes mesmo da fiat ter motor transversal … a volks já equipava seus carros na Europa com os primeiros golf mk1 e não no Apolo com vc referiu…. Então pessoal o AQUILARJ e ERICOHG em se falando de 1.0 surgiu no gol na época da Autolatina juntou com a Ford que tinha esse motor CHT 1.0 que equipava o ford escort que inclusive teve que usar o motor forte do vw gol pra poder andar mais rápido …. Não foi a volks que produziu o motor 1.0 e sim a ford na época… ok!!! Acho que o AQUILARJ vc não andou de vw up TSI ….Anda nele e vê a diferença dos 1.0 produzidos na época não tem comparação… Veja a matéria de pilotos que andaram nesse carros que produz toda ou quase linha da vw…. OU seja conhecendo a história fala menos e xinga menos também…. Com todo respeito não degredi em nenhuma marca todas foram importantes é questão de bom senso….